Reflexões acerca da educação geográfica para a educação de jovens e adultos: panoramas, particularidades e desafios
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Maia, Diego Corrêa 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) passou, nos ultimos 50 anos, por um grande processo de reconstrução e um consequente reestabelecimento de seus princípios e referências. A sua existência traz a possibilidade a uma grande quantidade de jovens, adultos e idosos a se reinserirem no contexto escolar na busca pela educação em outras fases da vida além da infância, demonstrando ser sempre possível o contato com a educação. Por serem indivíduos repletos de histórias de vida e experimentações concretas, esses estudantes permitem abordagens em sala de aula que são diferenciadas e significativas, visto que podem ser usadas como exemplo, ponto de partida e reflexão para dar sentido aos conteúdos que serão apresentados pelos docentes. As fortes particularidades da educação geográfica trazem a possibilidade de pensar e dar sentido para as vivências dos diferentes alunos de uma maneira particular à essa ciência e que muito podem contribuir para os entendimentos dos estudantes a respeito do mundo a sua volta. Dessa forma, objetiva-se com a pesquisa uma reflexão sobre a educação que é ofertada para as alunas e alunos da EJA e quais são as suas demandas em relação à Geografia, defendendo-a como essencial para uma aprendizagem significativa a eles. Afim de alcançá-lo, delinea-se como objetivos específicos a reflexão sobre o processo educativo brasileiro, trazendo as suas dimensões históricas e legais, que culminam com o oferecimento da EJA como uma forma de suprir as necessidades encontradas com a exclusão de inúmeros indivíduos do sistema educacional. Além disso, objetiva-se a construção de um entendimento sobre a consolidação da educação geográfica no Brasil e por fim, espera-se elucidar a suma importância desta disciplina para as classes de EJA. Com as compreensões a esse respeito sendo expostas, a educação geográfica é apresentada como uma disciplina de extrema pertinência e relevância para esses sujeitos, que conseguirão ressignificar suas espacialidades e vivências uma vez que assimilarem os princípios e especificidades desta disciplina, buscando a fundamentação do raciocínio geográfico deles. Com o uso da pesquisa bibliográfica, esta monografia expõe um diálogo com inúmeras referências da área para a construção de uma compreensão da educação como libertadora e emancipacionista para os sujeitos da EJA, que devem ser amparados pela educação e encontrar nela as possibilidades para ressignificação de suas vidas.
Resumo (inglês)
Youth and Adult Education (YAE) has, over the past 50 years, gone through a huge reconstruction process and a consequent restoration of its principles and references. It existence brings the possibility for a large number of young people, adults and the elderly to reinsert themselves in the school‘s context while searching for the education in other stages of life, besides the childhood, indicating that the contact tieh education is always possible. Due to the fact that they are individuals full of concrete life experiments, these students allow approaches in the classroom that are different and meaningful, provided that they can be used as a starting point of reflection to give meaning to the contents that will be presented by the teachers. The strong particularities of geographic education, brings the possibility of thinking and giving meaning to the students‘ experiences in a particular way, that can contribute a lot to students‘ understandings about the world around them. Thus, the objective of this research is to reflect on the education that is offered to the students of the YAE and what are their demands in relation to Geography, defending it as essential for a meaningful learning for them. In order to achieve this goal as specific objectives, we bring the reflection on the Brazilian educational process is outlined, bringing its historical and legal dimensions, which culminate with the offer of YAE as a way to meet the needs encountered with the exclusion of countless individuals from the educational system. In addition, the objective is to build an understanding of the consolidation of geographic education in Brazil and, finally, it is hoped to elucidate the paramount importance of this discipline for the classes of EJA. With the understandings in this regard being made, geographic education is presented as a subject that shows an extreme potential and relevance for these matters, considering that it will be able to reframe the students‘ spatialities and experiences, once they assimilate the principles and specificities of this discipline, seeking the establishment of geographic‘s logic for them. Using the bibliographic research, this monography explores a dialogue with numerous references in the knowledge area, expecting for the construction and understanding of education as a liberating and emancipationist for the students in the YAE, whom must be supported by an incredible education and find the possibilities for resignifying their lives.
Descrição
Palavras-chave
Educação geográfica, Educação de jovens e adultos, Educação libertadora, Geographic education, Youth and adult education, Liberating education
Idioma
Português

