Publicação:
Contribuições da reconstrução racional didática no desenvolvimento de concepções epistemologicamente mais aceitáveis sobre a natureza da ciência e do progresso científico

dc.contributor.authorSilva, Osmar Henrique Moura da
dc.contributor.authorLaburú, Carlos Eduardo
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:54Z
dc.date.available2016-03-02T12:58:54Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis study inserts itself in the research line conceptions on the nature of the science (CNC) in the school atmosphere. More specifically, on that teacher of natural sciences who claims not to be interested in philosophy, it is usually noticed a tendency to understand and to teach a vision of a ready/ finished and unalterable science, which directly influences the students conception of science. Discussed here is the application of a didactic rational reconstruction in high school, the results of which are compatible with a more epistemologically acceptable educational concep tion on the nature of science as something provisory, variable and controversial.en
dc.description.abstractEste estudo insere-se na linha de pesquisa das concepções sobre a natu reza da ciência (CNC) no ambiente escolar. Mais especificamente, naquele professor de ciências naturais que diz não se interessar pela filosofia, normalmente se nota uma tendência de se entender e se ensinar uma visão de ciência pronta/acabada e imutá vel, que influencia diretamente a concepção de ciência nos estudantes. Realiza-se a aplicação de uma reconstrução racional didática no ensino médio cujos resultados vão ao encontro da concepção educacional mais epistemologicamente aceitável sobre a natureza da ciência como algo provisório, variável e controverso.pt
dc.description.affiliationLaboratório de Instrumentação em Ensino de Física, Departamento de Física, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil
dc.description.affiliationDepartamento de Física, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.format.extent31-46
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172012140105
dc.identifier.citationEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 1, p. 31-46, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/1983-21172012140105
dc.identifier.fileS1983-21172012000100065.pdf
dc.identifier.issn1415-2150
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes7608531416003323
dc.identifier.lattes8367071137356627
dc.identifier.scieloS1983-21172012000100065
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134896
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectRational didactic reconstructionen
dc.subjectHistory and philosophy of the sciencesen
dc.subjectSecondary schoolsen
dc.subjectReconstrução racional didáticapt
dc.subjectHistória e filosofia da ciênciapt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.titleContribuições da reconstrução racional didática no desenvolvimento de concepções epistemologicamente mais aceitáveis sobre a natureza da ciência e do progresso científicopt
dc.title.alternativeContributions of didactic rational reconstruction in the development of more acceptable epistemological conceptions on the nature of science and scientific progressen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes7608531416003323
unesp.author.lattes8367071137356627
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1983-21172012000100065.pdf
Tamanho:
221.35 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format