Logo do repositório
 

Voltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntas

dc.contributor.authorTuleski, Silvana C. [UNESP]
dc.contributor.authorEidt, Nádia M.
dc.contributor.authorMenechinni, Andria N.
dc.contributor.authorSilva, Elisângela F. Da
dc.contributor.authorSponchiado, Dirlene
dc.contributor.authorColchon, Patrícia D.
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Maringá
dc.contributor.institutionMongeral Previdência & Seguros
dc.contributor.institutionPUCCAMP
dc.contributor.institutionCNPq/Brasil
dc.contributor.institutionUNEMAT
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:25:52Z
dc.date.available2021-07-14T10:25:52Z
dc.date.issued2005-06
dc.description.abstractThe purpose of this study is to discuss the work of a group of Psychology students from the State University of Maringá (UEM) at a public school, in 2000. The importance of their work is the characterization the role of the school psychologist, as well as his practices, which was made possible through a critical examination of the relationships established in that school in regard to indiscipline and teaching practices. The idea of an intervention arose from the complaints expressed and which were related to indiscipline among students in the first year of grammar school. The work involved teachers, parents, the technical-pedagogical team and students. It was observed that some teachers were capable of identifying a relationship between indiscipline, social context, teaching practice and school context. Besides that, it was observed integration among students along with the decline of rivalry and unruly behavior.en
dc.description.abstractO presente estudo busca apresentar o trabalho da Equipe de Estágio do 5º ano de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em uma escola pública, no ano de 2000. A importância deste trabalho está na reflexão sobre o papel do psicólogo escolar, bem como de suas práticas, considerando que o trabalho realizado desenvolveu um processo de questionamento das relações estabelecidas nessa escola no que diz respeito à indisciplina e à prática pedagógica. Uma intervenção foi proposta a partir das queixas apresentadas, relacionadas à indisciplina dos alunos das quintas séries. O trabalho envolveu os integrantes da instituição escolar: professores, pais, equipe técnico-pedagógica e alunos. Como resultados pôde-se verificar que alguns integrantes do grupo de professores conseguiram perceber as relações existentes entre indisciplina, contexto escolar e social e prática pedagógica. Além disso, ocorreu uma integração entre os alunos, diminuindo a rivalidade e a indisciplina existentes entre eles.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationMongeral Previdência & Seguros
dc.description.affiliationPUCCAMP
dc.description.affiliationCNPq/Brasil
dc.description.affiliationUNEMAT
dc.description.affiliationUNESP/Araraquara
dc.description.affiliationUnespUNESP/Araraquara
dc.format.extent129-137
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-80232005000100010
dc.identifier.citationRevista do Departamento de Psicologia. UFF. Niterói, RJ, Brazil: Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia, v. 17, n. 1, p. 129-137, 2005.
dc.identifier.doi10.1590/S0104-80232005000100010
dc.identifier.fileS0104-80232005000100010.pdf
dc.identifier.issn0104-8023
dc.identifier.scieloS0104-80232005000100010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211536
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia
dc.relation.ispartofRevista do Departamento de Psicologia. UFF
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTeaching practicesen
dc.subjectIndisciplineen
dc.subjectPupil-teacher relationshipen
dc.subjectPsicologia escolarpt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.subjectRelação professor-alunopt
dc.subjectIndisciplinapt
dc.titleVoltando o olhar para o professor: a psicologia e pedagogia caminhando juntaspt
dc.title.alternativeTurning our eyes to the teacher: psychology and pedagogy walking togetheren
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0104-80232005000100010.pdf
Tamanho:
28.02 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções