Publicação: O Raciocínio lógico-matemático: classificação e uso em concursos públicos
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Chiaradia, Ana Paula Marins 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Matemática - FEG
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This study offers an analysis of classification of the main issues of logic and logical thinking found in competitive tendering and math tests, according to their concepts and characteristics, whether involving mathematics, or not. Moreover, a research on the evolutionary historic processes of logic according to three major crises of the foundations of mathematics was conducted. This research helped to define Logic as a science that is quite distinctive from Mathematics. In order to relate the logical and the mathematical thinking, three types of knowledge, according to Piaget, were presented, with the logical-mathematical one being among them. The study also includes an insight on the basic concepts of propositional and predicative logic, which aids in the classification of issues of logical thinking, formal logic or related to algebraic, and geometric or arithmetic knowledge, according to the Venn diagrams. Furthermore, the key problems - that are most frequently found in tests are resolved and classified, as it was previously described. As a result, the classification in question was created and exemplified with eighteen logic problems, duly solved and explained
Resumo (português)
Este trabalho faz uma análise de uma classificação das principais questões de Lógica ou Raciocínio Lógico encontradas em concursos e vestibulares, segundo seus conceitos e características, que envolvem ou não a Matemática. Além disto, é feita uma pesquisa que aborda o processo evolutivo histórico da Lógica segundo três grandes crises dos fundamentos da Matemática, que foram fundamentais para definir a Lógica como ciência distinta da Matemática. Fazendo uma relação entre o raciocínio lógico e o matemático, são apresentados os três tipos de conhecimento segundo a classificação de Piaget, no qual temos o conhecimento lógico-matemático como um deles. É feita uma abordagem dos conceitos básicos da lógica proposicional e predicativa que dão suporte à classificação das questões de Raciocínio Lógico segundo diagramas de Venn, a lógica formal, ou ainda relacionadas ao conhecimento algébrico, aritmético ou geométrico; e as principais questões mais encontradas em concursos, resolvidas e classificadas desta forma. Como resultado, a classificação foi feita e exemplificada através da apresentação e resolução de dezoito questões de lógica
Descrição
Palavras-chave
Logica simbolica e matematica, Raciocínio, Concursos públicos, Reasoning
Idioma
Português
Como citar
SIQUEIRA, Evandro Moreno de. O Raciocínio lógico-matemático: classificação e uso em concursos públicos. 2013. 54 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2013.