Logo do repositório
 

Migrantes nor(destinados): uma análise sobre o estigma e a exclusão no ambiente escolar

dc.contributor.advisorMachado, Vitor [UNESP]
dc.contributor.authorNapoli, Paulo Henrique [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-04-07T17:25:51Z
dc.date.available2016-04-07T17:25:51Z
dc.date.issued2016-02-25
dc.description.abstractEssa dissertação tem como objetivo propor um método de ensino, na forma de uma sequência didática, tendo como referência metodológica a Pedagogia Histórico-Crítica, para auxiliar os professores da educação básica, particularmente da disciplina de Sociologia, a evitarem relações discriminatórias, transferidas do meio social para o ambiente escolar, as quais foram aqui chamadas de “fenômenos caóticos ressonantes”. O método foi aplicado em alunos do ensino médio, de uma escola pública, no interior de São Paulo, procurando problematizar o processo de estigmatização exercido pelos alunos nativos da cidade e sofrido por estudantes de origem nordestina, resultando na melhoria da convivência entre ambos.pt
dc.description.abstractThis dissertation aims to propose a method of teaching in the form of a didactic sequence, having as methodological reference the Historical-Critical Pedagogy, to help teachers of basic education, particularly the discipline of Sociology, to avoid discriminatory relations, transferred from the social environment to the school environment, which are here called "resonant chaotic phenomena." The method was applied to high school students in a public school in São Paulo, seeking to problematize the stigmatization process exercised by the native students from the city and undergone by students from the Northeast, resulting in improved coexistence between them.en
dc.identifier.aleph000872481
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.lattes9368765428422950
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/137818
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEstigmapt
dc.subjectFenômeno caótico ressonantept
dc.subjectPedagogia histórico-críticaen
dc.subjectStigmaen
dc.subjectResonant chaotic phenomenonen
dc.subjectHistorical-critical pedagogyen
dc.titleMigrantes nor(destinados): uma análise sobre o estigma e a exclusão no ambiente escolarpt
dc.title.alternativeMigrant nor(destinados): an analysis of stigma and exclusion in school environmenten
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9368765428422950
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
napoli_ph_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.77 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: