Ensino de eletrodinâmica com práticas experimentais: sequências didáticas com uma abordagem significativa
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Constantino, Priscila Alessio 

Coorientador
Pós-graduação
Ensino de Física - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A compreensão da física se torna desinteressante quando o aluno não vê relevância naquilo em que é ensinado e tem aulas pouco dinâmicas ou carregadas de cálculos pouco significativos. Este trabalho possui o intuito de colaborar com outros professores de física do ensino médio a promover o aprendizado dos alunos, fornecendo formas alternativas de se trabalhar física na sala de aula. A experimentação no ensino de física tem grande relevância para auxiliar o professor a enfrentar esses problemas, no entanto o tempo para isso se torna outro grande desafio. O ensino de eletrodinâmica necessita de certa abstração na compreensão de seus conceitos, sendo assim, demonstrações experimentais, uso de softwares e manuseio de dispositivos eletrônicos podem ser ferramentas potencialmente facilitadoras no processo de aprendizagem. A proposta é desenvolver atividades fundamentadas na aprendizagem significativa concebida por David Ausubel, no qual investigamos os conhecimentos prévios dos alunos com um questionário e desenvolvemos conceitos teóricos baseados nesses subsunçores juntamente com demonstrações e práticas experimentais. Para trazer a compreensão de circuitos, desenvolvemos uma casa em miniatura para entender como funciona a distribuição da energia elétrica quando acendemos lâmpadas, e com isso é possível explorar conceitos como: corrente elétrica, resistência elétrica, associação de resistores, potência e consumo de energia e formação de circuitos simples com interruptores. O resultado dessas atividades promoveu maior participação e interesse pela matéria, e ao final foi aplicado outro questionário com questões conceituais que também apresentou resposta bem positiva ao aproveitamento das aulas mostrando que o produto educacional tem potencial para ser usado em sala de aula como uma ferramenta auxiliadora para professores de física. A implementação do produto educacional foi realizada em tempos de pandemia da COVID-19 de forma presencial, onde a situação estava parcialmente controlada, onde os alunos frequentavam a escola seguindo as orientações sanitárias vigentes do momento e não houve necessidade de fazer outras adaptações.
Resumo (inglês)
The understanding of physics becomes uninteresting when the student does not see relevance in what he is taught and has classes that are not very dynamic or full of insignificant calculations. This work has the intention of collaborating with other high school physics teachers to promote student learning by providing alternative ways to teach physics in the classroom. Experimentation in physics teaching is of great
relevance to help teachers face these problems, however the time for this becomes another major challenge. The teaching of electrodynamics needs a certain abstraction in the understanding of its concepts, therefore, experimental demonstrations, use of software and handling of electronic devices can be potentially facilitating tools in the learning process. The proposal is to develop activities based on the meaningful learning conceived by David Ausubel, in which we investigate students' prior knowledge with a questionnaire and develop theoretical concepts based on these subsumers together with demonstrations and experimental practices. To bring understanding of circuits, we developed a miniature house to understand how the distribution of electrical energy works when we turn on light bulbs, and with that it is possible to explore concepts such as: electric current, electrical resistance, association of resistors, power and energy consumption and formation of simple circuits with switches. The result of these activities promoted greater participation and interest in the subject, and in the end another questionnaire was applied with conceptual questions that also presented a very positive response to the use of classes, showing that the educational product has the potential to be used in the classroom as an auxiliary tool. for physics teachers. The implementation of the educational product was carried out in times of the COVID-19 pandemic in person, where the situation was partially controlled, where students attended school following the health guidelines in force at the time and there was no need to make other adaptations.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de física, Eletrodinâmica, Experimentação, Physics teaching, Electrodynamics, Experimentation
Idioma
Português
Citação
AGUDO, Ely de Sousa. Ensino de eletrodinâmica com práticas experimentais: sequências didáticas com uma abordagem significativa. Orientador: Priscila Alessio Constantino. 2025. 103 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.