Logotipo do repositório
 

Publicação:
Habilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcional

dc.contributor.authorRomera, Vanessa Barbosa
dc.contributor.authorBolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:45Z
dc.date.available2016-03-02T12:56:45Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThe research aimed to assess, according to the constructional approach by Goldiamond, the reports of 20 mothers of children with behavior problems, (clinical group) and 20 mothers of children without these problems (non-clinical group), social skills and behavior problems of pre-school, investigate the situations and behaviors of mothers before the behavior of children and suggest hypotheses for functionally equivalent behaviors that were investigated. The instruments used were two scales, a questionnaire and a structured interview. The results indicated that children of non-clinical group presented with more frequency and diversity, social skills and with less frequency, of behavior problems compared to children of the clinical group.en
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo avaliar, segundo o Modelo Construcional de Goldiamond, os relatos de 20 mães de crianças com problemas de comportamento (Grupo clínico) e 20 mães de crianças sem esses problemas (Grupo não clínico), as habilidades sociais e os problemas de comportamento de pré-escolares, investigar as situações e os comportamentos das mães diante dos comportamentos dos filhos e sugerir hipóteses para os comportamentos funcionalmente equivalentes que foram investigados. Os instrumentos utilizados foram duas escalas, um questionário e uma entrevista estruturada.Os resultados indicaram que as crianças do Grupo não clínico apresentaram, com mais frequência e diversidade, habilidades sociais e com menos frequência, problemas de comportamento, em comparação com as crianças do Grupo clínico.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, Núcleo Residencial Presidente Geisel, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.format.extent149-167
dc.identifierhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-03942010000100013&script=sci_arttext
dc.identifier.citationAletheia, v. 31, p. 149-167, 2010.
dc.identifier.fileISSN1413-0394-2010-31-149-167.pdf
dc.identifier.issn1413-0394
dc.identifier.lattes7204239102184728
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134445
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofAletheia
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectBehavior problemsen
dc.subjectConstructional approachen
dc.subjectHabilidades sociaispt
dc.subjectProblemas de comportamentopt
dc.subjectModelo construcionalpt
dc.titleHabilidades sociais e problemas de comportamento: um estudo exploratório baseado no modelo construcionalpt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7204239102184728
unesp.author.orcid0000-0001-8091-9583[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1413-0394-2010-31-149-167.pdf
Tamanho:
171.23 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format