Manual teórico-prático de “morfologia de órgãos vegetativos”: uma proposta de recurso didático por meio de uma abordagem CTS
dc.contributor.advisor | Coan, Alessandra Ike [UNESP] | |
dc.contributor.author | Santos, Leticia Beatriz Marinho dos | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T17:09:42Z | |
dc.date.available | 2022-07-13T17:09:42Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O ensino de Botânica, segundo Figueiredo, Coutinho e Amaral (2012, p. 488), “na visão dos professores (...) apresenta muitas terminologias, distanciando-se da realidade dos alunos” ̶ isso é colocado como resultado de um estudo sem referências à vida dos discentes. Porém, o distanciamento com a Botânica é muito mais complexo e foi percebido anos atrás, quando, em 1998, Wandersee e Schussler cunharam o termo “cegueira botânica”. A falta de reconhecimento das plantas como seres vivos e a dificuldade em identificá-las, faz com que a relação planta e homem seja, cada vez mais, enfraquecida, acarretando várias consequências como, por exemplo, a falta de reconhecimento acerca da importância das plantas na biosfera e a crença errônea de que as plantas são inferiores aos animais. Uma forma de aproximar e melhorar essa relação e, inclusive, o ensino de botânica, é desenvolvendo formas de unir a educação a conhecimentos trazidos na bagagem social e cultural dos alunos, tornando o ensino mais significativo e vinculado à realidade do indivíduo. Tal união pode ser possível, dentre várias formas, por meio de uma abordagem CTS, que inter-relaciona questões de cunho científico e tecnológico a questões sociais. O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um recurso didático para o ensino de “Morfologia de Órgãos Vegetativos” dentro de uma abordagem CTS, de maneira a contextualizar o conteúdo com as realidades social, cultural, econômica e ambiental. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/235586 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Morfologia de órgãos vegetativos | pt |
dc.subject | Anatomia vegetal | pt |
dc.subject | Abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) | pt |
dc.subject | Aplicabilidade | pt |
dc.subject | Botânica | pt |
dc.subject | Ensino superior | pt |
dc.subject | Material Didático (MD) | pt |
dc.title | Manual teórico-prático de “morfologia de órgãos vegetativos”: uma proposta de recurso didático por meio de uma abordagem CTS | pt |
dc.title.alternative | Theoretical-practical manual of “morphology of vegetative organs”: a proposal for a didactic resource through a CTS approach | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Ciências Biológicas - IB | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- santos_lbm_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 5.84 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- santos_lbm_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 359.15 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: