Logotipo do repositório
 

Publicação:
Especiação de cádmio (Cd) em citosol utilizando Saccharomyces cerevisiae e espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS)

dc.contributor.advisorMenegário, Amauri Antonio [UNESP]
dc.contributor.authorTodo, Felipe Takayanagi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-12-10T14:07:15Z
dc.date.available2015-12-10T14:07:15Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO cádmio (Cd) é um metal tóxico considerado não essencial nos organismos. As principais vias de exposição e contaminação pelo metal vem de atividades antrópicas. Há evidências suficientes de que o Cd e seus compostos são carcinogênicos, tendo como principais órgãos afetados: rins, ossos, pulmões e próstata. No citosol o Cd pode estar na forma livre (genericamente, como complexos inorgânicos lábeis) ou ligado com metalotioneinas (genericamente, ligado a proteínas). A relação do Cd (livre ou lábil) com patogenicidades faz com que seja de grande importância a elaboração de métodos para especiação do metal. Este projeto teve como objetivo propor um método para determinação seletiva do Cd lábil em baixas concentrações (μg L-1) utilizando um substrato biológico como material sorvente (S. cerevisiae). A utilização da S. cerevisiae tem sido recomendada para pré-concentração e especiação de metais em água e materiais biológicos. No entanto, estes métodos não proporcionam limites de detecção (LD) suficientes para determinação seletiva de Cd lábil em algumas situações, particularmente quando se procura estabelecer uma relação desta fração do metal com algumas patogenicidades. O método desenvolvido consiste, basicamente, em amostrar o Cd lábil no citosol pela levedura. Depois de digestão ácida em sistema pressurizado (micro-ondas) e/ou da eluição, a espécie retida pela levedura foi determinada por ICP-MS. O uso da ICP-MS permitiu atingir LD suficientes para detecção de Cd, sendo para retenção 0,004 μg L-1 e para a eluição 0,003 μg L-1pt
dc.format.extent19 f.
dc.identifier.aleph000852189
dc.identifier.citationTODO, Felipe Takayanagi. Especiação de cádmio (Cd) em citosol utilizando Saccharomyces cerevisiae e espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS). 2015. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-16/000852189.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/131723
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMicro-organismospt
dc.subjectSaccharomyces cerevisiaept
dc.subjectEspectrometria de massapt
dc.subjectCadmiopt
dc.subjectToxicidade - Testespt
dc.subjectLevedospt
dc.titleEspeciação de cádmio (Cd) em citosol utilizando Saccharomyces cerevisiae e espectrometria de massas com plasma acoplado indutivamente (ICP-MS)pt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5919521356445801
unesp.advisor.orcid0000-0002-1111-9758
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000852189.pdf
Tamanho:
354.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format