Transição no ensino fundamental: um olhar mais humanizado para o aluno com TEA
dc.contributor.advisor | Wiezzel, Andreia Cristiane Silva [UNESP] | |
dc.contributor.author | Caetano, Simone Orlandi | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T11:35:01Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T11:35:01Z | |
dc.date.issued | 2022-09-23 | |
dc.description.abstract | Este estudo aborda a questão da transição escolar, do 5.º para o 6.º ano, em relação aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral desta pesquisa foi identificar, do ponto de vista teórico, as principais dificuldades que podem ser encontradas por esses alunos ao ingressarem nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, definiu-se como objetivos específicos compreender as características do TEA, analisar, com base nessas características, as possíveis dificuldades que os alunos poderão apresentar na escola por ocasião da entrada no 6.º ano e elaborar um produto educacional que atenda às necessidades identificadas. A investigação, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir de estudos presentes em livros, periódicos, dissertações, teses e documentos oficiais, considerando sua relevância para compreensão da temática abordada. Os resultados indicaram que o processo de transição pode ser considerado uma experiência significativa na vida dos alunos, bem como um desafio, especialmente para aqueles com TEA, tendo em conta as características advindas do transtorno e diferenças marcantes entre as duas etapas de ensino. Nesta perspectiva, constatou-se a necessidade de ações de articulação entre as escolas de 5.º e 6.º ano, que devem pensar, em colaboração, práticas que favoreçam uma transição escolar mais harmoniosa para esses alunos. Desta forma, o produto educacional desenvolvido a partir dessa pesquisa, trata-se de um Guia Educacional, destinado aos gestores e professores envolvidos na escolarização dos estudantes com TEA e que estão em fase de transição no Ensino Fundamental. Pretende-se, com este material, sugerir ações e estratégias às escolas, a fim de favorecer aos alunos um processo de transição mais adequado, minimizando possíveis prejuízos que essa nova rotina possa trazer ao êxito e a continuidade de seus estudos. | pt |
dc.description.abstract | This study approaches the issue of students’ transition from 5th to 6th grade regarding students with Autism spectrum disorder (ASD). The objective of this research was to identify from a theoretical perspective the main difficulties that these students may face when they get to middle school. To this end, the specific objective was to understand ASD characteristics, analyze the difficulties the sixth graders ASD students may have at school and plan an educational product to their needs. This qualitative research was developed from studies based on books, journals, dissertations, theses and official documents, considering its importance to understand the topic. The result indicated that the transitioning process may be as meaningful as challenging to students with ASD, especially because of the characteristics of this disorder but also due to the striking differences between elementary and middle school. From this viewpoint, it was observed the need for some actions between the fifth and sixth grade; these actions must be thought collaboratively to provide a more harmonious school transition for these students. Thus, the educational product developed from this research is an educational booklet, aimed at managers and teachers involved in the teaching process of students with ASD that are in the transitioning phase to middle school. The goal with this material is to suggest actions and strategies to schools, so that they may help provide these students with a more adequate transitioning process, minimizing possible harms that can interfere with the success of their new routine and continuity of their studies. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 001 | |
dc.identifier.capes | 33004129069P9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/237088 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt |
dc.subject | Transição escolar | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Autism spectrum disorder | en |
dc.subject | School transition | en |
dc.subject | Middle school | en |
dc.title | Transição no ensino fundamental: um olhar mais humanizado para o aluno com TEA | pt |
dc.title.alternative | Transition in elementary school: a humanized look at the student with TEA | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Educação Inclusiva - FCT | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação inclusiva | pt |
unesp.researchArea | Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- caetano_so_me_prud.pdf
- Tamanho:
- 2.34 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.97 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: