Publicação: As manifestações de violência no cotidiano escolar
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Maia, Diego Correa 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O fenômeno de violência escolar foi analisado com o intuito de caracterizarmos suas diversas manifestações no espaço escolar, assim como as ações para reversão destes atos e exclusão desta dinâmica perante o cotidiano escolar. Os locais estudados foram duas unidades escolares do município de Rio Claro – SP que demonstram ações da problemática. A metodologia foi ancorada na autoetnografia aplicada à educação e execução de autorreflexão. Após contextualização e fundamentação teórica são propostas medidas educativas e exemplos concretos para sanar ações violentas presentes na comunidade escolar via saberes periféricos. O movimento hip hop foi utilizado como conhecimento popular para reversão de atitudes violentas em espaços escolares.
Descrição
Palavras-chave
Violência escolar, Etnografia, Autoetnografia, Autorreflexão, Reversão da violência, Cidadania, Hip hop
Idioma
Português