Logo do repositório
 

O papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamento

dc.contributor.advisorLongo, Giovanna
dc.contributor.authorRuiz, Alcione Lopes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-04-23T12:28:16Z
dc.date.available2020-04-23T12:28:16Z
dc.date.issued2020-03-06
dc.description.abstractO presente trabalho é o resultado de uma proposta de leitura de base sociointeracionista e dialógica, sob o viés do Letramento, planejada e aplicada a alunos de 7° ano do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Língua Portuguesa. Partindo do pressuposto de que a língua é um órgão vivo e o ensino de língua materna reside em práticas socialmente constituídas, buscou-se, na integralidade do texto, a escolha de estratégias para sua compreensão e associações com o universo que o cerca, de forma a incorporar os conteúdos e habilidades atinentes, sem que o mesmo fosse pretexto, mas o foco de uma ação. Foi contemplada a leitura em suas facetas linguística, interacional e social, trabalhadas desde o processo de decodificação, compreensão, interpretação e extrapolação do texto escrito, principalmente, e o multimodal como complementar. O intuito de tornar a sala de aula um espaço de leitura que legitimasse o papel da escola na formação de leitores autônomos, fluentes e críticos, se deu, oportunizando o contato com a literatura, simultâneo ao olhar questionador para com a realidade. O romance Vidas secas, de Graciliano Ramos, foi a obra que conduziu as atividades e possibilitou que os alunos, agentes nesse processo, concluíssem que a leitura tem papel transformador.pt
dc.description.abstractThe present work is the result of a proposal for reading Sociointeractionist and Dialogical bases, under the Literacy bias, planned and applied to 7th grade students of Elementary School II, during Portuguese Language classes. Based on the assumption that language is a living organ and the teaching of the mother tongue resides in socially constituted practices, the text sought to choose strategies for its comprehension and associations with the universe that surrounds it, in order to incorporate the relevant contents and skills without being a pretext, but the focus of an action. Reading was contemplated in its linguistic, interactional and social facets, worked from the process of decoding, understanding, interpretation and extrapolation of the written text mainly and the multimodal as complementary. The intention of making the classroom a reading space that legitimized the role of the school in the formation of autonomous, fluent and critical readers, took place by providing contact with literature, simultaneously with the questioning look towards reality. The novel Vidas secas, by Graciliano Ramos was the work that led the activities and enabled the students, agents in this process, to conclude that reading has a transforming role.en
dc.identifier.aleph000930180
dc.identifier.capes23001011069P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192300
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectLíngua portuguesapt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectElementary schoolen
dc.titleO papel da escola na formação do leitor: uma proposta de encaminhamentopt
dc.title.alternativeThe role of the school in the formation of the reader: a proposal for forwardingen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramLetras (Mestrado Profissional) - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaSociointeracionismo e dialogismopt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ruiz_al_me_assis.pdf
Tamanho:
1.19 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: