Publicação:
Uso das geotecnologias como recurso didático na formação de professores da educação básica

dc.contributor.authorSilva, Helio Ricardo [UNESP]
dc.contributor.authorZocoler, Jeniana Volpe Sim
dc.contributor.authorMagalhães, Nádia Aparecida
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionCentro Universitário de Araraquara (UNIARA)
dc.contributor.institutionEscola Técnica Estadual de Ilha Solteira, Centro Paula Souza
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:32Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:32Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo desenvolver ações metodológicas que propiciassem aos educadores uma reflexão sobre as suas práticas pedagógicas, através da inserção de tópicos de geotecnologias, na identificação de áreas degradadas e a importância da sua recuperação para a sociedade. A área de estudo pertence à bacia hidrográfica do Rio Paraná onde está localizado o sexto complexo hidrelétrico mais importante do planeta Terra. O projeto foi dividido nas seguintes etapas: levantamento e seleção de dados cartográficos e imagens de satélites; construção da base cartográfica utilizando um sistema de informação geográfica (SPRING); definição dos limites de divisor de águas, da rede de drenagem e do acesso (estradas vicinais e rodovias); geração da carta preliminar de uso e ocupação do solo obtida através do método de classificação por regiões; realização de visitas técnicas, com a utilização de GPS, para comparar os alvos presentes na carta (solo, vegetação ciliar, áreas degradadas) com o que se observava no campo; inserção das coordenadas geográficas coletadas em campo para avaliação da classificação dos alvos presentes na carta preliminar; elaboração final da Carta de Uso e Ocupação do Solo e do relatório contendo o resultado das discussões sobre a importância do uso das geotecnologias como recurso didático e as percepções sobre os níveis de degradação da microbacia. Os educadores ficaram mais sensibilizados em relação às questões ambientais, constatando que a associação do uso de geotecnologias com aulas práticas e pesquisa de campo mostrou ser um recurso didático diferencial e incorporaram estas ferramentas como aliadas para estimular os alunos a conhecer melhor sua região. Além disso, auxiliaram na construção do conhecimento científico do educando.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS)
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.format.extent1634-1643
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1634-1643
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-1634-1643.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes3702142290841795
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140001
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectDegradação ambientalpt
dc.subjectSensoriamento remotopt
dc.subjectUsinas hidrelétricaspt
dc.titleUso das geotecnologias como recurso didático na formação de professores da educação básicapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3702142290841795
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFitossanidade, Engenharia Rural e Solos - FEISpt

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