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Publicação:
Educação Inclusiva: um estudo sobre as vivências de responsáveis legais e professoras no desenvolvimento de estudantes com deficiência.

dc.contributor.advisorAbrahão, Anaísa Leal Barbosa [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Stephanie Cristine [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-05-12T17:33:23Z
dc.date.issued2025-03-06
dc.description.abstractA Educação Especial é uma modalidade ofertada preferencialmente na rede regular de ensino para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. A literatura aponta que familiares enfrentam dificuldades no cuidado de escolares com deficiência. Já os professores lidam com a escassez de recursos e de formação continuada. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral caracterizar as vivências de responsáveis legais e de professoras no desenvolvimento de estudantes com deficiência em contexto de inclusão escolar. Como objetivos específicos: (1) verificar as vivências dos familiares no cuidado e inclusão da pessoa com deficiência; (2) caracterizar as vivências das professoras no processo de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem qualitativa e corte transversal. Participaram 72 responsáveis (M=40 anos e 8 meses), 34 professoras (M=40 anos e 5 meses) e 72 estudantes com deficiência (M=14 anos e 4 meses), incluindo casos de TEA, síndrome de Down, deficiência intelectual, paralisia cerebral, deficiência visual e auditiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, em escolas de uma cidade do sudoeste de Minas Gerais. Os dados foram interpretados por meio da análise temática, com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados foram organizados em dois estudos. O Estudo I, destacou dificuldades enfrentadas por familiares, como exclusões sociais, barreiras no mercado de trabalho e limitações nos tratamentos, mas também apontou recursos, como apoio religioso e relações escolares positivas. O Estudo II, revelou que professoras enfrentam desafios na inclusão por falta de recursos e necessidade de formação, mas reconhecem avanços com materiais adequados e apoio institucional. Conclui-se da necessidade de avanços nas políticas públicas baseadas em dados científicos.pt
dc.description.abstractSpecial Education is a modality offered preferentially in the regular school system for students with disabilities, global developmental disorders and high abilities/giftedness. The literature indicates that family members face difficulties in caring for students with disabilities. Teachers, on the other hand, deal with a shortage of resources and continuing education. In view of this, the present study had as its general objective to characterize the experiences of legal guardians and teachers in the development of students with disabilities in the context of school inclusion. The specific objectives were: (1) to verify the experiences of family members in the care and inclusion of people with disabilities; (2) to characterize the experiences of teachers in the process of school inclusion. This is a descriptive field research, with a qualitative and cross-sectional approach. The participants were 72 guardians (M=40 years and 8 months), 34 teachers (M=40 years and 5 months) and 72 students with disabilities (M=14 years and 4 months), including cases of ASD, Down syndrome, intellectual disability, cerebral palsy, visual and hearing impairment. Data collection was carried out through semi-structured interviews between November 2023 and January 2024, in schools in a city in southwestern Minas Gerais. The data were interpreted through thematic analysis, with the help of the IRaMuTeQ software. The results were organized into two studies. Study I highlighted difficulties faced by family members, such as social exclusion, barriers in the job market, and limitations in treatments, but also pointed out resources, such as religious support and positive school relationships. Study II revealed that teachers face challenges due to lack of resources and the need for training but recognize progress with adequate materials and institutional support. The conclusion is that there is a need for advances in public policies based on scientific data.en
dc.identifier.capes33004072069P5
dc.identifier.citationALVES, Stephanie Cristine. Educação Inclusiva: um estudo sobre as vivências de responsáveis legais e professoras no desenvolvimento de estudantes com deficiência . Orientadora: Anaísa Leal Barbosa Abrahão. 2025. 85 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2025.pt
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/6059223193736176
dc.identifier.orcid0009-0000-4612-8489
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310348
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relationhttps://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0000-4612-8489
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectDeficiênciapt
dc.subjectEducação Inclusivapt
dc.subjectFamilyen
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectInclusive Educationen
dc.titleEducação Inclusiva: um estudo sobre as vivências de responsáveis legais e professoras no desenvolvimento de estudantes com deficiência.pt
dc.title.alternativeInclusive Education: a study on the experiences of legal guardians and teachers in the development of students with disabilities.en
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublicationpt
relation.isAuthorOfPublicationa05d0573-7b61-461e-986d-d874cae78cf5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya05d0573-7b61-461e-986d-d874cae78cf5
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramPlanejamento e Análise de Políticas Públicas - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaDesenvolvimento socialpt
unesp.researchAreaPolíticas, gestão e formação na educação.pt

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