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Artemidia sequente: Dragon Tales, consequências do mangá na publicação de quadrinhos no Brasil

dc.contributor.advisorOliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]
dc.contributor.authorPoszar, Camila Cardoso [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:27:42Z
dc.date.available2015-03-23T15:27:42Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO termo Artemídia Sequente expressa um processo artístico-científico realizado na interface Arte-Comunicação-Ciência, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso em Artes Visuais na modalidade Bacharelado. A primeira parte deste trabalho tem como objetivo identificar e evidenciar, na abordagem da pesquisa artístico-científica, algumas das consequências da vinda da linguagem do mangá para o Brasil na produção atual de histórias em quadrinhos, tanto as observadas no mercado editorial tradicional quanto na produção independente. A identificação é feita a partir de levantamento bibliográfico e iconográfico do tema Mangá no Brasil, de estudos de casos com análises de obras de ambas as vertentes de publicação e de contextualização da veiculação digital/virtual. Além disso, também relacionarei os quadrinhos analisados com a Internet para assim estudar seu vínculo com o público através do meio digital. Na segunda parte tenho como objetivo mostrar e especificar a Artemídia Sequente ao relatar o processo completo da produção de uma história em quadrinhos de minha autoria: Dragon Tales, uma consequencia do mangá na publicação de quadrinhos no Brasil. O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Processos e procedimentos artísticos do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da UNESP e descreve: partindo das ideias iniciais, roteiro, concept arts, desenhos das páginas, line art e chegando até a finalização da revista com o fechamento dos arquivos para serem enviados a uma gráfica. A monografia inclui também, como apêndice, uma cópia impressa do primeiro capítulo da história que produzi em forma de revista. A metodologia utilizada foi a Cibernética Pedagógica Freinetiana, desenvolvida no Grupo de Pesquisa Artemídia e Videoclip, do qual é líder o orientador... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.format.extent69 f.
dc.identifier.aleph000711801
dc.identifier.citationPOSZAR, Camila Cardoso. Artemidia sequente: Dragon Tales, consequências do mangá na publicação de quadrinhos no Brasil. 2012. 69 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012.
dc.identifier.fileposzar_cc_tcc_ia.pdf
dc.identifier.lattes4565474797645551
dc.identifier.orcid0000-0002-5638-3253
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120648
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectHistórias em quadrinhospt
dc.subjectArtept
dc.subjectMídiapt
dc.subjectArte e tecnologiapt
dc.titleArtemidia sequente: Dragon Tales, consequências do mangá na publicação de quadrinhos no Brasilpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4565474797645551
unesp.advisor.orcid0000-0002-5638-3253
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateArtes Visuais - IApt

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