Publicação: Desenvolvimento, implementação e análise de estratégias educativas para a promoção de boas práticas baseadas em direitos de crianças submetidas a procedimentos de saúde em contexto hospitalar
Carregando...
Data
2024-12-18
Autores
Orientador
Tonete, Vera Lúcia Pamplona 

Coorientador
Ávila, Marla Andreia Garcia de 

Junior, Francisco Alves Lima
Pós-graduação
Enfermagem - FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Introdução: crianças atendidas em hospital têm melhores experiências quando são orientadas, preparadas e apoiadas pelos profissionais que as assistem. A preparação e suporte para realização de procedimentos de saúde em crianças devem ser ajustados, considerando: a faixa etária, as experiências prévias, as habilidades e os níveis cognitivos, bem como, os direitos a serem respeitados de cada uma. O uso de restrição física para que os procedimentos sejam realizados, sem contemplar tais aspectos, ainda é comum na prática clínica pediátrica. Evidências indicam que conter crianças sem concordarem, pode lhes causar traumas e contribuir para não estabelecerem confiança nos profissionais e serviços de saúde. No Brasil, as terminologias restrição física, contenção e imobilização muitas vezes são utilizadas equivocadamente como sinônimos e pouca atenção tem sido dada às necessidades infantis.
Contenção com apoio é definida como um método de imobilização para ajudar as crianças, com sua permissão, a gerenciar rapidamente e efetivamente um procedimento doloroso ou incomodo, no entanto, é um termo pouco utilizado no Brasil. Objetivo: desenvolver, implementar e analisar estratégias educativas para promoção de boas práticas baseadas em direitos de crianças submetidas a procedimentos de saúde em hospital municipal público maranhense. Métodos: esta pesquisa contempla: um estudo metodológico, visando a adaptação transcultural para a realidade brasileira de material educativo e de instrumentos de auditagem
elaborados originalmente na língua inglesa pela Colaboração ISupport, criada em 2021, para investir na produção científica internacional sobre boas práticas baseadas em direitos de crianças submetidas a procedimentos de saúde; e uma pesquisa participativa, composta por duas etapas: Etapa 1- elaboração, implementação e avaliação de oficina de capacitação sobre a
temática, pautada em pressupostos freireanos e voltada a profissionais de saúde do referido hospital, com a proposição de novos materiais educativos alinhados à produção da Colaboração ISupport, e Etapa 2 - análise de procedimentos de saúde realizados com crianças por 8 profissionais de saúde participantes da Etapa 1, por meio da aplicação dos instrumentos de auditoria adaptados aos profissionais, às crianças que passaram pelos procedimentos de saúde e seus pais ou responsáveis legais. Resultados: os produtos desta pesquisa foram os instrumentos da Colaboração ISupport adaptados para a realidade brasileira: folheto lúdico
“Boas práticas para procedimentos de saúde - Isupport” e instrumentos de auditoria sobre boas práticas baseadas em direitos das crianças em procedimentos de saúde, na perspectiva de crianças, pais/responsáveis legais e profissionais de saúde. Também foram elaborados os instrumentos: banner informativo “Boas práticas baseadas em direitos das crianças submetidas a procedimentos de saúde”, apresentação em tela “Boas práticas baseadas em direitos das crianças submetidas a procedimentos de saúde: perspectiva brasileira” e plano de ensino da ação educativa “Oficina de Capacitação em Boas Práticas Baseadas em Direitos das Crianças
Submetidas a Procedimentos de Saúde”. Os instrumentos da Colaboração ISupport em sua versão brasileira foram utilizados durante as sete oportunidades de oferecimento da oficina de capacitação, da qual participaram 52 profissionais de saúde. Constatou-se que houve sensibilização e ampliação significativa do conhecimento na temática abordada na ação educativa. Na Etapa 2, foram acompanhadas 40 crianças em procedimentos de saúde, na maioria para acesso/punção venosa, realizados por 40 profissionais de saúde, na maioria técnicas/os de enfermagem, junto a 40 mães. A análise dos resultados do processo de auditoria revelou considerável adoção das boas práticas nos procedimentos de saúde com crianças acompanhados, contudo apontaram aspectos procedimentais e atitudinais que necessitam ser aprofundados junto aos profissionais de saúde. Considerações finais: as estratégias educativas
produzidas mostraram-se pertinentes para a adoção institucional de boas práticas baseadas em direitos de crianças antes, durante e após os procedimentos de saúde, devendo ser qualificadas para melhores desfechos nesses dois últimos momentos.
Resumo (inglês)
Introduction: children treated in hospital have better experiences when they are guided, prepared, and supported by the professionals who assist them. The preparation and support for health procedures in children must be tailored, considering: age range, previous experiences, skills, and cognitive levels, as well as the rights that must be respected for each child. The use of physical restraint to perform procedures without considering these aspects is still common in pediatric clinical practice. Evidence indicates that restraining children without consent can cause them trauma and contribute to them not establishing trust in health professionals and services. In Brazil, the terms physical restraint, containment, and immobilization are often incorrectly used as synonyms, and little attention is given to children's needs. Supportive containment is defined as a method of immobilization to help children, with their permission, manage a painful or uncomfortable procedure quickly and effectively, however is a term little used in Brazil. Objective: to develop, implement, and analyze educational strategies for promoting good practices based on the rights of children undergoing health procedures in a public municipal hospital in Maranhão. Methods: this research includes a methodological study aimed at the transcultural adaptation to the Brazilian reality of educational material and auditing tools originally developed in English by the ISupport Collaboration, created in 2021 to invest in international scientific production on good practices based on the rights of children
undergoing health procedures; and a participatory research, consisting of two stages. Stage 1 - development, implementation, and evaluation of a training workshop on the subject, based on Freirean premises and aimed at health professionals from the mentioned hospital, proposing new educational materials aligned with the ISupport Collaboration's production. Stage 2 - analysis of health procedures performed on children by health professionals who participated in Stage 1, through the application of adapted auditing tools to professionals, the children who underwent the health procedures, and their parents or legal guardians. Results: the products of this research were ISupport Collaboration tools adapted for the Brazilian reality; a playful 10 booklet “Good Practices for Health Procedures - Isupport” and auditing tools on good practices based on children's rights in health procedures, from the perspective of children, parents/legal guardians, and health professionals. As well as the development of tools: an informational banner “Good Practices Based on the Rights of Children Undergoing Health Procedures”, a screen presentation “Good Practices Based on the Rights of Children Undergoing Health Procedures: Brazilian Perspective”, and teaching plan for the educational action “Training Workshop on Good Practices Based on the Rights of Children Subjected to Health Procedures”. The Brazilian version of the ISupport Collaboration tools were used during the seven opportunities for offering the training workshop, attended by 52 health professionals. It was
found that there was significant sensitization and expansion of knowledge on the topic covered in the educational action. In Stage 2, 40 children were followed during health procedures, mostly for venous access/puncture, performed by 40 health professionals, mostly nursing technicians, along with 40 mothers. The analysis of the audit process results revealed considerable adoption of good practices in the health procedures with the children monitored, but also highlighted procedural and attitudinal aspects that need further work with health professionals. Final Considerations: the educational strategies produced proved relevant for the institutional adoption of good practices based on the rights of children before, during, and after health procedures, and should be enhanced for better outcomes in the latter two moments.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
MOURÃO, Iracema Sousa Santos. Desenvolvimento, implementação e análise de estratégias educativas para a promoção de boas práticas baseadas em direitos de crianças submetidas a procedimentos de saúde em contexto hospitalar. 2024. 141f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2024.