Construção de um checklist a partir de conteúdo didático ao ensino de eletroquímica para o ensino médio
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Godoi, Denis Ricardo Martins de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Este trabalho é um estudo qualitativo do formato documental, especificamente, sobre livros didáticos. Os livros didáticos são um importante material de aprendizagem para professores que preparam aulas e atividades de. No ensino de eletroquímica, os livros didáticos são usados para apoiar o conteúdo e, muitas vezes, são a única fonte de informação disponível para os alunos. Uma vez que os livros didáticos são amplamente utilizados no ensino de eletroquímica, é essencial avaliar a qualidade desses materiais. No entanto, até o momento não foi encontrada literatura que forneça métodos para analisar e avaliar o conteúdo de eletroquímica em livros didáticos do ensino médio. Portanto, nesse estudo, foi desenvolvido um método de análise de conceitos eletroquímicos em livros didáticos utilizados com muita frequência no ensino médio. Para responder às questões de pesquisa, os conceitos de estruturantes de eletroquímica foram discutidos e uma pesquisa bibliográfica foi realizada. Para o desenvolvimento do checklist utilizou-se um referencial teórico já existente para avaliação de materiais para ensino superior, adaptou-se com o auxílio de um especialista da área. Os critérios e conceitos foram organizados em 6 categorias no checklist: contextualização histórica da eletroquímica, conceitos fundamentais da química geral para a eletroquímica, relação da eletroquímica com a energia, células eletroquímicas, terminologias utilizadas na eletroquímica, problemas inerentes nas ilustrações e esquemas. Além dessas categorias mencionadas, no checklist há uma seção que engloba os conceitos adicionais e de suporte da eletricidade, sendo conceitos essenciais para o ensino de eletroquímica. Com isso foi capaz de adaptar o checklist com explicações de conceitos de estruturação eletroquímica.
Resumo (inglês)
This work is a qualitative study of the documentary format, specifically, about textbooks. Textbooks are an important learning material for teachers who prepare classes and teaching activities for students to benefit from concepts and reduce learning problems. In teaching electrochemistry, textbooks are used to support the content and are often the only source of information available to students. Since
textbooks are widely used in teaching electrochemistry, it is essential to evaluate the quality of these materials. However, to date no literature has been found that provides methods for analyzing and evaluating electrochemistry content in high school textbooks. Therefore, in this study, a method for analyzing electrochemical concepts in textbooks used very frequently in high school was developed. To answer the
research questions, the concepts of electrochemistry structurants were discussed and a literature search was carried out. To develop the checklist, an existing theoretical framework was used for evaluating materials for higher education, which was adapted with the help of a specialist in the field. The criteria and concepts were organized into 6 categories in the checklist: historical contextualization of electrochemistry, fundamental concepts of general chemistry for electrochemistry, relationship between electrochemistry and energy, electrochemical cells, terminologies used in electrochemistry, problems inherent in illustrations and diagrams. In addition to these categories mentioned, in the checklist there is a section that encompasses additional and supporting concepts of electricity, which are essential concepts for teaching electrochemistry. With this, he was able to develop documentation with explanations of electrochemical structuring concepts.
Descrição
Palavras-chave
Checklist, Livros didáticos, Ensino Médio, Eletroquímica, Aprendizagem
Idioma
Português

