Logo do repositório
 

Melhoria da qualidade de vida com o uso de transportes em massa na cidade de São Paulo - SP

dc.contributor.advisorBrasileiro, Luzenira Alves [UNESP]pt
dc.contributor.authorAmaral, Pedro Henrique Campos [UNESP]pt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-06-25T20:33:46Z
dc.date.issued2025-06-23
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso de transportes de massa na qualidade de vida e na redução da emissão de poluentes na cidade de São Paulo. A pesquisa parte do pressuposto de que o uso intensivo de automóveis particulares é um dos principais responsáveis pelos elevados níveis de poluição atmosférica na metrópole, contribuindo para problemas ambientais e de saúde pública. Por meio de uma análise comparativa entre diferentes modais — carro, ônibus, motocicleta e metrô — o estudo quantifica a emissão de poluentes por passageiro.km e avalia os custos econômicos e ambientais de cada tipo de transporte. A metodologia inclui a coleta de dados por questionário entre 2022 e 2024, além do levantamento de informações junto a fontes oficiais. Os resultados mostram que o metrô é o modal mais eficiente em termos ambientais e econômicos, com emissão praticamente nula de poluentes locais e custo anual até cinco vezes menor do que o transporte individual. Conclui-se que a ampliação do transporte de massa e a adoção de políticas públicas integradas são fundamentais para a sustentabilidade urbana e melhoria da qualidade de vida em São Paulo.pt
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to analyze the impacts of mass transportation on quality of life and pollutant emissions reduction in the city of São Paulo. The study stems from the observation that the intensive use of private cars is one of the main contributors to high levels of air pollution in the metropolis, leading to environmental degradation and public health issues. Through a comparative analysis of different transportation modes — cars, buses, motorcycles, and subways — the research quantifies pollutant emissions per passenger.km and evaluates the economic and environmental costs associated with each type. The methodology includes survey data collected between 2022 and 2024 and from official sources. Results indicate that the subway is the most efficient mode in both environmental and economic terms, with virtually zero local pollutant emissions and an annual cost up to five times lower than that of private vehicles. It is concluded that expanding mass transportation and implementing integrated public policies are essential for urban sustainability and improving quality of life in São Paulo.en
dc.identifier.citationAMARAL, Pedro Henrique Campos. Melhoria da qualidade de vida com o uso de transportes em massa na cidade de São Paulo - SP. Orientadora: Luzenira Alves Brasileiro. 2025. 53 f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha solteira, 2025pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311399en
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectTransporte de massapt
dc.subjectPoluição atmosféricapt
dc.subjectMetrôpt
dc.subjectMobilidadept
dc.subjectQualidade de vidapt
dc.titleMelhoria da qualidade de vida com o uso de transportes em massa na cidade de São Paulo - SPpt
dc.title.alternativeImproving quality of life with the use of mass transportation in the city of São Paulo - SPen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublicationen
relation.isAuthorOfPublication0c6fef5c-cff6-432c-91d1-679a3d1c3a69
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c6fef5c-cff6-432c-91d1-679a3d1c3a69
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateIlha Solteira - FEIS - Engenharia Civilpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
amaral_phc_tcc_ilha.pdf
Tamanho:
1.27 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
amaral_phc_autorizacao_ilha.pdf
Tamanho:
145.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: