Logo do repositório
 

Melhoria da qualidade de vida com o uso de transportes em massa na cidade de São Paulo - SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Brasileiro, Luzenira Alves

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ilha Solteira - FEIS - Engenharia Civil

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos do uso de transportes de massa na qualidade de vida e na redução da emissão de poluentes na cidade de São Paulo. A pesquisa parte do pressuposto de que o uso intensivo de automóveis particulares é um dos principais responsáveis pelos elevados níveis de poluição atmosférica na metrópole, contribuindo para problemas ambientais e de saúde pública. Por meio de uma análise comparativa entre diferentes modais — carro, ônibus, motocicleta e metrô — o estudo quantifica a emissão de poluentes por passageiro.km e avalia os custos econômicos e ambientais de cada tipo de transporte. A metodologia inclui a coleta de dados por questionário entre 2022 e 2024, além do levantamento de informações junto a fontes oficiais. Os resultados mostram que o metrô é o modal mais eficiente em termos ambientais e econômicos, com emissão praticamente nula de poluentes locais e custo anual até cinco vezes menor do que o transporte individual. Conclui-se que a ampliação do transporte de massa e a adoção de políticas públicas integradas são fundamentais para a sustentabilidade urbana e melhoria da qualidade de vida em São Paulo.

Resumo (inglês)

This undergraduate thesis aims to analyze the impacts of mass transportation on quality of life and pollutant emissions reduction in the city of São Paulo. The study stems from the observation that the intensive use of private cars is one of the main contributors to high levels of air pollution in the metropolis, leading to environmental degradation and public health issues. Through a comparative analysis of different transportation modes — cars, buses, motorcycles, and subways — the research quantifies pollutant emissions per passenger.km and evaluates the economic and environmental costs associated with each type. The methodology includes survey data collected between 2022 and 2024 and from official sources. Results indicate that the subway is the most efficient mode in both environmental and economic terms, with virtually zero local pollutant emissions and an annual cost up to five times lower than that of private vehicles. It is concluded that expanding mass transportation and implementing integrated public policies are essential for urban sustainability and improving quality of life in São Paulo.

Descrição

Palavras-chave

Transporte de massa, Poluição atmosférica, Metrô, Mobilidade, Qualidade de vida

Idioma

Português

Citação

AMARAL, Pedro Henrique Campos. Melhoria da qualidade de vida com o uso de transportes em massa na cidade de São Paulo - SP. Orientadora: Luzenira Alves Brasileiro. 2025. 53 f. : il. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha solteira, 2025

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação