Logo do repositório
 

Cultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo

dc.contributor.authorGoulart, Jefferson O. [UNESP]
dc.contributor.authorFarias, Camila Cavalcante
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Bahia (UFBA)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:12:57Z
dc.date.available2014-05-20T13:12:57Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.description.abstractO artigo analisa as atuais políticas culturais e analisa empiricamente as ações da unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O objetivo é interpretar como esta instituição opera o fomento à cultura no contexto da normatização cultural no Brasil. A articulação institucional entre Banco do Brasil e seu Centro Cultural enseja algumas particularidades no campo da difusão cultural, pois o status institucional do CCBB condiciona de maneira decisiva as formas como transcorrem as relações com produtores culturais, público consumidor e com seu respectivo mantenedor. Trata-se de estudo baseado em pesquisa bibliográfica, levantamento de campo e na abordagem dialética de análise. Conclui-se que, ao consentir um laissez-faire cultural, o Estado admite que o mercado imponha sua lógica à cultura, de modo que o objeto empírico pode ser caracterizado como um exemplo dessa dinâmica.pt
dc.description.abstractEl artículo toma como argumento el tema de la actual política cultural y se analiza empíricamente las acciones culturales de la unidad paulista del Centro Cultural de Banco del Brasil (CCBB). El objetivo es interpretar como esta instituición opera el fomento a la cultura en el ámbito de la compleja engranaje de las normas culturales en Brasil. La articulación institucional entre el Banco del Brasil y su centro cultural implica algunas particularidades en el campo de la difusión cultural, ya que el estatus institucional del CCBB condiciona de una manera decisiva las formas en que transcurren las relaciones con los productores culturales, el público consumidor y su respectivo mantenedor. Se trata de un estudio basado en una investigación bibliográfica y un abordaje dialéctico del análisis. Se puede concluir que, al aceptar un laissez-faire cultural, el Estado admite que el mercado impone su lógica al de la cultura, de modo que, el objeto empírico del presente artículo puede ser caracterizado como un ejemplo de esa dinámica.es
dc.description.abstractThe article takes as argument the current cultural policy and analyzes empirically the actions of the São Paulo unit of the Cultural Center of the Bank of Brazil (CCBB). The intent is to investigate how this institution operates the promotion of the culture inside the context of the culture's regularization in Brazil. The institutional linkage between the Bank of Brazil and its Cultural Center brings about some particularities in the field of the cultural diffusion, since the institutional status of the CCBB definitely provides the way how will occur the relationship among the cultural producers, the consuming public and its main sponsor. It´s a study based on bibliographical research and dialectical approach for analysis. We arrive to the conclusion that by consenting a culture laissez-faire, the State concedes that the market imposes its logic to the culture, so that the empirical object of this article can be characterized as an example of this dynamic.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Centro de Estudos de Cultura Contemporânea
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Bahia (UFBA) IHAC
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Centro de Estudos de Cultura Contemporânea
dc.format.extent331-349
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442012000200017
dc.identifier.citationIntercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), v. 35, n. 2, p. 331-349, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1809-58442012000200017
dc.identifier.fileS1809-58442012000200017.pdf
dc.identifier.issn1809-5844
dc.identifier.scieloS1809-58442012000200017
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/869
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM)
dc.relation.ispartofIntercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectCulturapt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectCidadaniapt
dc.subjectEsfera Públicapt
dc.subjectCentro Cultural do Banco do Brasilpt
dc.subjectCulturaes
dc.subjectComunicaciónes
dc.subjectEsfera Públicaes
dc.subjectCentro Cultural de Banco del Brasiles
dc.subjectCultureen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectPublic Sphereen
dc.subjectCultural Center of the Bank of Brazilen
dc.titleCultura, Comunicação e cidadania: o caso do Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulopt
dc.title.alternativeCultura, Comunicacion y ciudadania: el caso del Centro Cultural del Banco de Brasil de São Pauloes
dc.title.alternativeCulture, Communication and citizenship: the case of the Cultural Center of the Bank of Brazil in São Pauloen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-9299-7327[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1809-58442012000200017.pdf
Tamanho:
764.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: