Publicação: Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Penteado, Miriam Godoy 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Neste trabalho é abordada a problemática da inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema de ensino da escola regular, mais especificamente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo levantar as principais questões que estão sendo discutidas pelos pesquisadores sobre o assunto. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento documental pautado inicialmente sob o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais - DSM V, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. São ilustradas as garantias previstas em lei para a acessibilidade à educação por esse indivíduo, assim como as condições deste acesso. Para a realização da pesquisa, além dos documentos, foram selecionados trabalhos científicos tais como: dissertações, teses e artigos em periódicos publicados nos últimos dez anos e que tratam do tema da inclusão escolar do aluno com TEA. A análise desse material resultou nas categorias: desafios relacionados com a inclusão; além da sala de aula; experiências; sobre educação inclusiva e fragilidades da inclusão. Esse resultado indica que a inserção dos alunos com TEA na instituição escolar regular não implica necessariamente na sua inclusão de fato. Para que se alcancem novos resultados nesta área, mudanças na formação de professores e de agentes educacionais, e uma reforma das instituições escolares são necessários
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Autismo, Educação, Educação inclusiva, Acessibilidade, Education
Idioma
Português
Como citar
FERRO, Ana. Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.