Logotipo do repositório
 

Publicação:
Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Penteado, Miriam Godoy

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Neste trabalho é abordada a problemática da inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema de ensino da escola regular, mais especificamente os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tem como objetivo levantar as principais questões que estão sendo discutidas pelos pesquisadores sobre o assunto. Para isso foi feita uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, com levantamento documental pautado inicialmente sob o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais - DSM V, as Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Plano Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência. São ilustradas as garantias previstas em lei para a acessibilidade à educação por esse indivíduo, assim como as condições deste acesso. Para a realização da pesquisa, além dos documentos, foram selecionados trabalhos científicos tais como: dissertações, teses e artigos em periódicos publicados nos últimos dez anos e que tratam do tema da inclusão escolar do aluno com TEA. A análise desse material resultou nas categorias: desafios relacionados com a inclusão; além da sala de aula; experiências; sobre educação inclusiva e fragilidades da inclusão. Esse resultado indica que a inserção dos alunos com TEA na instituição escolar regular não implica necessariamente na sua inclusão de fato. Para que se alcancem novos resultados nesta área, mudanças na formação de professores e de agentes educacionais, e uma reforma das instituições escolares são necessários

Descrição

Palavras-chave

Educação especial, Autismo, Educação, Educação inclusiva, Acessibilidade, Education

Idioma

Português

Como citar

FERRO, Ana. Acessibilidade e inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. 2016. 76 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação