Logotipo do repositório
 

Publicação:
Gamificação na educação: uma proposta didática para a utilização no Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC 33004056079P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A gamificação é uma linguagem já utilizada em áreas empresariais, porém, na educação ainda é tímida, mas possui grande potencialidade por retratar um universo rico e cheio de possibilidades. Dessa forma, a presente pesquisa buscou estudar a experiência de uma sequência didática com estratégia gamificada com a proposta interdisciplinar sobre desmatamento, direcionada ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Ela foi aplicada em uma turma de 2º ano, com 28 alunos, na rede pública, em uma escola do interior paulista e validada por meio de dois aplicadores, sendo um residente e uma preceptora, ambos vinculados ao Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências, Unesp de Bauru. A pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, do tipo descritivo e de natureza aplicada. Os resultados nos apresentaram aspectos de um cotidiano que possibilitou pensarmos não somente no sucesso da adesão dos educandos, mas também nas dificuldades enfrentadas pelos professores nas suas rotinas diante de materiais externos, dada a importância da gamificação no planejamento do educador a fim de evidenciar as estratégias e adaptá-la ao universo da classe e à potência no engajamento dos educandos nas atividades, gerando participação ativa. Por fim, a gamificação se mostrou uma linguagem versátil proporcionando ambiente próximo, cooperativo e de maior protagonismo dos educandos em seu processo de ensino e aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Gamificação. Educação escolar. Educação básica Anos Iniciais. Sequência didática. Interdisciplinaridade.

Idioma

Português

Como citar

Silva, Ana Paula Rodrigues da. Gamificação na educação: uma proposta didática para a utilização no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação