Publicação: Gamificação na educação: uma proposta didática para a utilização no Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC 33004056079P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
A gamificação é uma linguagem já utilizada em áreas empresariais, porém, na educação ainda é tímida, mas possui grande potencialidade por retratar um universo rico e cheio de possibilidades. Dessa forma, a presente pesquisa buscou estudar a experiência de uma sequência didática com estratégia gamificada com a proposta interdisciplinar sobre desmatamento, direcionada ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Ela foi aplicada em uma turma de 2º ano, com 28 alunos, na rede pública, em uma escola do interior paulista e validada por meio de dois aplicadores, sendo um residente e uma preceptora, ambos vinculados ao Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências, Unesp de Bauru. A pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, do tipo descritivo e de natureza aplicada. Os resultados nos apresentaram aspectos de um cotidiano que possibilitou pensarmos não somente no sucesso da adesão dos educandos, mas também nas dificuldades enfrentadas pelos professores nas suas rotinas diante de materiais externos, dada a importância da gamificação no planejamento do educador a fim de evidenciar as estratégias e adaptá-la ao universo da classe e à potência no engajamento dos educandos nas atividades, gerando participação ativa. Por fim, a gamificação se mostrou uma linguagem versátil
proporcionando ambiente próximo, cooperativo e de maior protagonismo dos educandos em seu processo de ensino e aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Gamificação. Educação escolar. Educação básica Anos Iniciais. Sequência didática. Interdisciplinaridade.
Idioma
Português
Como citar
Silva, Ana Paula Rodrigues da. Gamificação na educação: uma proposta didática para a utilização no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. 2023. 112 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) – UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2023.