Publicação: A física no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem construtivista
dc.contributor.advisor | Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Trevisani, Josiane de Almeida [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-03-23T15:29:33Z | |
dc.date.available | 2015-03-23T15:29:33Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Todos nós sabemos o quanto é importante uma base de conhecimentos sólida, para que, posteriormente, quando forem ensinados os novos conceitos, os alunos possam fazer relações com o conhecimento que já possuem, com maior facilidade. Verificamos no Ensino Médio a grande dificuldade dos alunos têm para o aprendizado de Física, além da idéia pré-concebida que eles possuem de que é uma disciplina de difícil compreensão. Porém, essas dificuldades, em sua grande parte são advindas da compreensão dos textos de e do desenvolvimento de cálculos, ou seja, essas dificuldades provêm das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Com base na situação descrita acima, o presente trabalho tem o objetivo de buscar alternativas para este problema, trabalhando desde a base destes conhecimentos, através de atividades desenvolvidas com o primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Dessa maneira, levamos para escola pública de um bairro periférico de Presidente Prudente, mais especificamente, para a 3ª série do ensino fundamental, uma atividade com conceitos de Física para desenvolver com as crianças, estimulando o raciocínio das mesmas e a incentivando a busca por soluções para situações-problemas, utilizando-se para isso das idéias propostas pelo Construtivismo, fundamentadas na epistemologia de Piaget. Este trabalho sempre visou a valorização do conhecimento prévio desses alunos e estabelecendo relações com o seu cotidiano | pt |
dc.identifier.aleph | 000715158 | |
dc.identifier.citation | TREVISANI, Josiane de Almeida. A física no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem construtivista. 2010. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010. | |
dc.identifier.file | trevisani_ja_tcc_prud.pdf | |
dc.identifier.lattes | 9240823312105954 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/121620 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Piaget, Jean - 1896-1980 | pt |
dc.subject | Fisica | pt |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Ensino fundamental | pt |
dc.subject | Epistemologia | pt |
dc.title | A física no 1º ciclo do ensino fundamental: uma abordagem construtivista | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 9240823312105954 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.undergraduate | Física - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- trevisani_ja_tcc_prud.pdf
- Tamanho:
- 468.56 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format