Publicação: O retrato da mulher nas revistas femininas: uma análise da imagem construída pela Revista Claudia
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Gobbi, Maria Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
The thematic women, their participation in society and their image have been the focus of several studies. The stimulus for this research was to acquire information that could support, through scientific research, analytic debates about women's representation in society, especially from the second half of XXth century. Based on the conjecture that media and society are related and set each other's agenda, the present study aimed, equally, to demonstrate how the image of women has been constructed by female magazines. We contextualized women's role and the way they are represented on the magazine Claudia from a historical route from its birth, in 1961, until 2017. To achieve this, we analyzed the contents from the publications and evaluated how woman's profile has modified over the years. By using bibliographical research and the interview, supported in the analysis of the content, the material selection was focused on anniversary editions, resulting in eight numbers. The result showed that the construction of the female image is closely related to historical processes and these, in turn, are political, social, economic and cultural
Resumo (português)
A temática mulher, sua participação na sociedade e sua imagem têm sido foco dos mais variados estudos. O estímulo para esta pesquisa foi o de buscar subsídios que pudessem amparar, por meio de pesquisa científica, os debates analíticos sobre a representação da mulher na sociedade, especialmente a partir da segunda metade do século XX. Partindo da conjectura de que mídia e sociedade estão relacionadas e pautam-se entre si, o presente estudo visou, igualmente, demonstrar de que maneira a imagem da mulher vem sendo construída pelas revistas voltadas ao público feminino. Contextualizamos o papel da mulher e a forma como estas são representadas na revista Claudia a partir de um traçado histórico do seu nascimento, em 1961, até os dias atuais, 2017. Para isso, analisamos os conteúdos das publicações e avaliamos como o perfil da mulher veio se modificando ao longo dos anos. Utilizando a pesquisa bibliográfica e a entrevista, amparadas na análise do conteúdo, a seleção do material teve como foco as edições de aniversário, perfazendo o total de oito números. O resultado demonstrou que a construção da imagem feminina está muito relacionada aos processos históricos e estes, por sua vez, são políticos, sociais, econômicos e culturais
Descrição
Palavras-chave
Jornalismo, Mulheres, Periódicos para mulheres, Communication
Idioma
Português
Como citar
BORGES, Juliana Teixeira. O retrato da mulher nas revistas femininas: uma análise da imagem construída pela Revista Claudia. 2018. 118 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.