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Publicação:
Caracterização mecânica e microestrutural de aços bifásicos DP1000 e DP1200 aplicados na indústria automobilística

dc.contributor.advisorPereira, Marcelo dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Letícia Alves da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:28:47Z
dc.date.available2018-09-19T17:28:47Z
dc.date.issued2017-12-01
dc.description.abstractSteel has always been used as an essential material for consumer goods and industry sectors. One of them, the automobile, moves much of this market always in search of lighter, cheaper and sustainable cars. Thus, in the mid-90s, it was started the ULSAB project, which involved several automakers around the world in order to provide and fund the research and development of advanced steels, and it is in this context that arise dual phase steels. Based on this philosophy, this work was carried out in order to analyze in a mechanical and microstructural way two different types of biphasic steels - DP1000 and DP1200. Using methods such as metallographic analysis and tensile tests, it was possible to perform the calculations of the anisotropy factors of the material and visualization of the present phases (ferrite and martensite). In conclusion, the material showed anisotropy indices and microstructure consistent with their classification, and were possible other qualitative analyzes - such failures observation of the process and correlation between microstructure and its resistance, which will be detailed belowen
dc.description.abstractDesde sempre, o aço é utilizado como material essencial para bens de consumo e diferentes setores da indústria. Um deles, o automobilístico, movimenta grande parte deste mercado sempre em busca de automóveis mais leves, baratos e sustentáveis. Desta forma, em meados da década de 90, deu-se início ao projeto ULSAB, que envolveu diversas montadoras ao redor do mundo com intuito de proporcionar e financiar a pesquisa e desenvolvimento de aços avançados, e é nesse contexto que surgem os aços bifásicos. Baseado nesta filosofia, este trabalho foi realizado de forma a analisar de forma mecânica e microestrutural dois diferentes tipos de aços bifásicos - DP1000 e DP1200. Utilizando de métodos como análise metalográfica e ensaios de tração, foi possível a realização dos cálculos dos fatores de anisotropia do material e visualização das fases presentes (ferrita e martensita). Em conclusão, o material apresentou índices de anisotropia e microestrutura coerentes com sua classificação, e foram possíveis outras análises qualitativas - como observação de falhas do processo e correlação entre a microestrutura e sua resistência, que serão detalhados a seguir.pt
dc.format.extent60 f
dc.identifier.aleph000902409
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Alves da. Caracterização mecânica e microestrutural de aços bifásicos DP1000 e DP1200 aplicados na indústria automobilística. 2017. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado - Engenharia de Materiais) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-08-16/000902409.pdf
dc.identifier.lattes6464565985923561
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156810
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAço de alta resistênciapt
dc.subjectMicroestruturapt
dc.subjectMetalografiapt
dc.subjectAnisotropiapt
dc.subjectSteel, High strengthpt
dc.titleCaracterização mecânica e microestrutural de aços bifásicos DP1000 e DP1200 aplicados na indústria automobilísticapt
dc.title.alternativeMechanical and microstructural characterization of DP1000 and DP1200 biphasic steels applied in the automotive industryen
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes6464565985923561
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateEngenharia de Materiais - FEGpt

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