Repository logo

Análise do déficit proprioceptivo do membro inferior de idosos com doença de Parkinson: influência do tratamento medicamentoso e relação com equilíbrio

Loading...
Thumbnail Image

Date

Advisor

Gobbi, Lilian Teresa Bucken
Orcioli-Silva, Diego

Coadvisor

Graduate program

Undergraduate course

Física - IGCE

Journal Title

Journal ISSN

Volume Title

Publisher

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Type

Undergraduate thesis

Access right

Acesso abertoAcesso Aberto

Abstract

Déficits no julgamento perceptivo de posição dos membros inferiores contribuem para a instabilidade postural na doença de Parkinson (DP). Entretanto, existem lacunas na literatura referentes à relação entre julgamento perceptivo e a instabilidade postural, e o efeito do tratamento medicamentoso na DP. Assim, os objetivos deste estudo foram: i) analisar o desempenho em tarefas do equilíbrio e o julgamento perceptivo de posição do membro inferior em pacientes com DP, com e sem efeito da medicação (levodopa); ii) verificar a relação entre o julgamento perceptivo de posição do membro inferior e o desempenho em tarefas de equilíbrio. Participaram do estudo 18 idosos com DP (idade: 71,77±8,47 anos; massa corporal: 84,35±7,99 kg; estatura: 169,00±1,41 cm). Os pacientes com DP realizaram avaliações clínicas, de julgamento perceptivo e de equilíbrio em estado OFF (no mínimo 12 horas após a última ingestão do medicamento precursor de dopamina ou 24 horas para agonistas dopaminérgicos) e em estado ON da medicação específica da DP - levodopa (aproximadamente uma hora após a ingestão do medicamento). Para avaliação clínica foram utilizadas a Unified Parkinson's Disease Rating Scale, subescala motora (UPDRS III) e a escala de Hoehn & Yarh (H&Y). A avaliação do julgamento perceptivo consistiu em o indivíduo estimar corretamente a posição das articulações do joelho e tornozelo, mensurada por um sistema optoeletrônico. O erro, em graus, entre a posição alvo e o julgamento de posição, em cada tentativa, foi considerado como variável dependente. As tarefas de equilíbrio foram realizadas com olhos abertos e fechados nas posições: normal, semi-tandem, e em superfície de espuma. Uma plataforma de força foi usada para analisar as ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)

Description

Keywords

Cinesiologia, Postura humana, Doença de Parkinson, Medicamentos

Language

Portuguese

Citation

SOUSA, Priscila Nobrega de. Análise do déficit proprioceptivo do membro inferior de idosos com doença de Parkinson: influência do tratamento medicamentoso e relação com equilíbrio. 2016. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016.

Related itens

Sponsors

Units

Departments

Undergraduate courses

Graduate programs