Logotipo do repositório
 

Publicação:
Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll

dc.contributor.advisorRamos, Maria Celeste Tommasello [UNESP]
dc.contributor.authorPassos, Leandro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:35:38Z
dc.date.available2014-06-11T19:35:38Z
dc.date.issued2012-02-06
dc.description.abstractA hipótese de nossa tese é a de que alguns dos minicontos da obra Mínimos, múltiplos, comuns (2003), do escritor João Gilberto Noll, possuem correspondências estruturais de procedimentos com a linguagem da fotografia. Para comprová-la, levamos em consideração os estudos de Etienne Souriau (1965), no que diz respeito à correspondência entre as artes. O diálogo entre os objetos artísticos miniconto e fotografia pauta-se, em nosso trabalho, por meio de comportamentos semelhantes da organização das formas de conteúdo. Tanto o miniconto como a fotografia oculta e mascara determinados fragmentos narrativos e visuais de suas molduras por meio de recursos estilísticos, tais como a elipse, a frase nominal, a reticência, os índices, a linguagem oblíqua (signo verbal); o fora de campo ou espaço off (signo visual). Logo, a correspondência entre os textos não se baseia em relações temáticas, mas, sim, na similaridade da organização das formas que os constitui. A fim de sistematizar e fundamentar a forma narrativa conto e miniconto, bem como as estruturas do gênero prosa, utilizamos os conceitos e os estudos de Cortázar (1974), Moisés (1974), Bosi (1977), Gotlib (1994), Piglia (2004), Capaverde (2004), Lagmanovich (2006), Spalding (2008), Herrera-Alvarez (2009); e Todorov (1986; 1970), Bremond (1973) e Jung (1945/1984). A natureza desta investigação exigiu reflexões sobre questões do poético, tendo em vista o trato com a palavra e a imagem, que foram fundamentadas com os posicionamentos críticos de Jakobson (1969), Cohen (1974) e Valéry (1999)pt
dc.description.abstractThe hypothesis of this doctoral dissertation is that some of the mini short stories from the work Mínimos, múltiplos, comuns (2003), by the writer João Gilberto Noll, showcase structural correspondences with the language of photography in terms of procedures. In order to confirm this, we have resorted to the studies on the correspondence between arts carried out by Etienne Souriau (1965). In this work, the dialogue among artistic objects, mini short stories and photography is based on the similar organizational procedures of the form of content. The mini short stories and photography conceal and disguise certain narrative and visual fragments in relation to their frames by means of stylistic procedures such as ellipsis, nominal phrase, reticence, indexes, oblique language (verbal sign); and off-camera space (visual sign). Therefore, the correspondence between texts is not based on thematic relations, but, rather, on the similarity of organization of their constitutive forms. In order to systematize and substantiate the short story and the mini short story as narrative forms, including the structures of prose as a genre, we have drawn on concepts and studies developed by Cortázar (1974), Moisés (1974), Bosi (1977), Gotlib (1994), Piglia (2004), Capaverde (2004), Lagmanovich (2006), Spalding (2008), Herrera-Alvarez (2009); e Todorov (1986; 1970), Bremond (1973) e Jung (1945/1984). The nature of this research has required thinking on issues regarding poetics as it deals with the relations between word and image, which have been analyzed in view of the critical stance taken by Jakobson (1969), Cohen (1974) and Valéry (1999)en
dc.format.extent242 f. : il.
dc.identifier.aleph000688505
dc.identifier.capes33004153015P2
dc.identifier.citationPASSOS, Leandro. Cliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Noll. 2012. 242 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2012.
dc.identifier.filepassos_l_dr_sjrp.pdf
dc.identifier.lattes2167995922283328
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/106328
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectNoll, João Gilberto, 1946 - Crítica e interpretaçãopt
dc.subjectLiteratura brasileira – História e críticapt
dc.subjectFicção brasileira – História e críticapt
dc.subjectFotografiapt
dc.subjectBrazilian literatureen
dc.titleCliques poéticos de instantes ficcionais: a elipse e o fora de campo fotográfico em Mínimos, múltiplos, comuns de João Gilberto Nollpt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2167995922283328
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.graduateProgramLetras - IBILCEpt
unesp.knowledgeAreaTeoria da literaturapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
passos_l_dr_sjrp.pdf
Tamanho:
2.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format