Publication: Diretrizes para o ensino e construção da modelagem: um processo híbrido
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Date
Advisor
Menezes, Marizilda dos Santos 

Coadvisor
Graduate program
Design - FAAC
Undergraduate course
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Doctoral dissertation
Access right
Acesso aberto

Abstract
Abstract (portuguese)
O objetivo geral desse projeto consiste em desenvolver diretrizes de ensino e construção da modelagem por meio de estudos dos conceitos e métodos que envolvem o desenvolvimento, a elaboração e o aprendizado da Modelagem Bidimensional e Tridimensional do vestuário. A revisão de literatura analisou a aplicação da modelagem no design do vestuário: teoria básica, a modelagem bidimensional, a modelagem tridimensional, a gradação, o fluxograma da modelagem e a matemática aplicada na modelagem. A pesquisa qualitativa teve como intuito identificar os assuntos relevantes para serem considerados no processo de construção e ensino da modelagem, e para tanto analisou as referências bibliográficas utilizadas nos artigos relacionados à modelagem que foram publicados nos anais do Colóquio de Moda e efetuou uma pesquisa com discentes. Assim, de acordo com o diagnóstico efetuado entre a revisão de literatura e as pesquisas de campo constatou-se a relevância do desenvolvimento de diretrizes que facilitem o processo de construção e ensino do molde do vestuário.
Abstract (english)
The overall objective of this project is to develop educational guidelines and construction modeling through studies of concepts and methods involving the development, the elaboration and learning of dimensional and threedimensional modeling of clothing. The literature review analyzed the application of modeling in clothing design: basic theory, the two-dimensional modeling, three-dimensional modeling, grading, the flowchart modeling and applied mathematics in modeling. Qualitative research was intended to identify the relevant issues to be considered in the construction and teaching of the modeling process, and analyzed the bibliographic references used in articles related to modeling that were published in the Colloquium Annals of Fashion and conducted a survey applied to students. Thus, according to the diagnosis made between literature review and field research found the relevance of developing guidelines to facilitate the construction and teaching the garment mold process.
Description
Keywords
Design de moda, Ensino, Processo híbrido, Técnicas de modelagem bidimensional e tridimensional, Matemática, Diretrizes
Language
Portuguese