Bauru - FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design

URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254442

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  • ItemTese de doutorado
    Jornalismo imersivo profundo como experiência ética e estética
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-26) Teixeira, Matheus ; Barros, Laan Mendes de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente investigação de doutorado em Comunicação começou com a intenção de responder quais são os cuidados éticos e estéticos que os jornalistas brasileiros devem tomar no exercício do jornalismo imersivo profundo/JIP (De la Peña et al., 2010, p. 293), aquele em realidade virtual (RV) imersiva, em realidade mista multissensorial ou vídeo em 360° consumido imersivamente com uso de óculos de vídeos estereoscópicos. O autor colocou como objetivo geral a ser contemplado: problematizar quais são, no Brasil, as possibilidades e os desafios estéticos e os limites éticos para o JIP. Para atingir tal objetivo, percorreu o seguinte desenho metodológico: pesquisa bibliográfica e leituras exploratória, seletiva, analítica e interpretativa; mapeamento exploratório de produções jornalísticas imersivas profundas realizadas no Brasil de 2020 a 2024; análise de quatro produções de JIP; questionário à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); e entrevistas em profundidade com três jornalistas pesquisadores. Como resultados, considera-se que o JIP está adormecido no Brasil e, quando praticado, centra-se em vídeos em 360° bidimensionais. Portanto, as oportunidades estéticas são “imergir mais fundo” para proporcionar imersão e sensação de presença maiores: é preciso empregar avatares, gráficos, não linearidade narrativa, imagens geradas por computador, RV imersiva, 360° volumétrico, direcionamento do olhar, áudio imersivo, seis graus de liberdade, interação mútua e multissensorialidade. Quanto aos limites éticos, orbitam ações que visem preservar a integridade e a precisão jornalísticas e a privacidade e a segurança dos experienciadores. Ao término, a tese proposta inicialmente foi ratificada: a equipe jornalística deve pensar para além da ambiência tecnológica e refletir criticamente sobre como a narrativa imersiva poderá ser construída para ser coesa, coerente, ética e estética. Desta maneira, os profissionais tenderão a lançar mão do JIP para servir aos propósitos jornalísticos, com respeito a seus princípios deontológicos, e não ao entretenimento, nem à ficção, tampouco ao sensacionalismo.
  • ItemTese de doutorado
    Moda autoral: recomendações pedagógicas para o processo de desenvolvimento de produto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-23) Berton, Tamissa Juliana Barreto ; Landim, Paula da Cruz ; Andrade, Raquel Rabelo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os métodos de concepção e elaboração de produtos de Design de Moda orientados pelas instituições de ensino são, em sua maioria, baseados no mercado consumidor. No entanto, há uma crescente busca por peças do vestuário com singularidades do autor, ricas em conceito e cultura, que agreguem valor e incentivem a durabilidade do produto. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é investigar a moda autoral e propor recomendações pedagógicas que auxiliem na concretização de um projeto com esta característica. A moda autoral deve ser rica em conteúdo e composta por propriedades íntimas do autor, evidenciando aspectos culturais, sensoriais, simbólicos e estéticos dos produtos, sem necessariamente seguir tendências. Para isto, a pesquisa se fundamenta em aspectos da moda autoral, suas vertentes e áreas correlatas que contribuem para seu desenvolvimento, além de investigar a relevância de uma identidade profissional na área de design de moda, do ensino de design e de métodos de criação. Aplica-se uma pesquisa de campo com discentes da UTFPR – Campus Apucarana, prestes a desenvolver projetos de moda autoral, a fim de verificar percursos que incentivem e auxiliem na prática.
  • ItemTese de doutorado
    A história única sobre maternidade e trabalho: relação entre comunicação e violência no contexto organizacional
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-22) Caglioni, Cassiana Anunciata ; Cabral, Raquel (UNESP) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Falar de maternidade e de mundo do trabalho parece ser uma conta que nunca fecha, já que as demandas de cuidados foram culturalmente impostas pelo patriarcado às mulheres e o sistema capitalista, que avalia o rendimento pelo tempo de dedicação exclusiva ao trabalho, deixa um abismo para muitas mulheres, principalmente às mães. Acrescenta-se a essa conta um discurso antigo e atual/neoliberal de organizações que, na necessidade de mão (mãe) de obra, buscam tornar socialmente mais palatável a exploração dessas mães. Nesse sentido, a comunicação no contexto das organizações (Ferrari; Cabral, 2019) pode se tornar validadora de práticas discursivas/socioculturais violentas com relação à maternidade no mundo do trabalho e ainda dar continuidade outros a tipos de violências (Galtung, 1969) naturalizando uma violência organizacional (Cabral; Gonçalves; Salhani, 2018). A partir das reflexões de Adichie (2019) sobre “os perigos da história única”, pesquisamos sobre a percepção de sete mães trabalhadoras e duas mães gestoras da cidade de Bauru/SP em relação ao discurso que organizações produz a respeito da maternidade e trabalho: como elas se percebem como seres de direitos diante destes discursos? Partimos da hipótese de que as histórias únicas reproduzidas e naturalizadas pelas narrativas organizacionais seduzem, padronizam, silenciam e invisibilizam as violências que mulheres mães trabalhadoras sofrem no mundo do trabalho em relação à maternidade. Desse modo, o objetivo geral é analisar a percepção de mulheres mães trabalhadoras sobre as narrativas organizacionais em relação a assuntos sobre maternidade/trabalho. Para atender este objetivo, o percurso metodológico adotou uma combinação de metodologias para abordar a complexidade do fenômeno. Por meio de questionário online e entrevistas semiestruturadas, buscamos analisar a percepção dessas nove mães sobre as narrativas organizacionais sobre maternidade/trabalho, identificando a produção de sentidos e práticas de violências que reproduzem e naturalizam histórias únicas que as simplificam e as estigmatizam. Como resultados, ainda que com uma amostra reduzida de participantes, a abordagem qualitativa das entrevistas em profundidade permitiu explorar aspectos em detalhes que ofereceram amplitude na análise, o que corrobora para compreender distintos aspectos e fatores que incidem na complexidade do fenômeno. Desse modo, por meio de análise de conteúdo (Bardin, 2011), compreendemos que a comunicação nas organizações reforça determinadas narrativas que naturalizam tais histórias a tal ponto que, mesmo que as mães percebam e reconheçam violências no mundo do trabalho, ainda existe um discurso potencialmente capaz de seduzir sobre a lógica do neoliberalismo e patriarcado, padronizando práticas de violência, exigindo o 100% dessas mães, sobrecarregando-as nos cuidados domésticos, familiares e no trabalho ao mesmo tempo, assim como silenciando e invisibilizando suas histórias, que são singulares e repletas de desafios, inclusive nas organizações.
  • ItemTese de doutorado
    A influência dos displays de realidade virtual e aumentada na percepção do efeito do vale da estranheza em personagens virtuais 3D
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-26) Portari Júnior, Sérgio Carlos ; Sementille, Antonio Carlos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Desde o início do século XX, os seres humanos têm dado atenção a um problema de sensação estranheza, quando observa objetos sem vida apresentarem características ou movimentos similares ao dos seres vivos. Quando esta situação envolve formas humanoides, as emoções parecem intensificar-se ainda mais. Este efeito de estranheza foi percebido em diversas áreas, como psicologia, robótica e, mais recentemente, em computação. Na computação gráfica, especificamente, hoje o Efeito do Uncanny Valley (Efeito do Vale Estranho) acontece quando uma representação de ser humano (um personagem virtual ou avatar, por exemplo) se torna quase realista, mas ainda não é totalmente idêntico ao ser humano real, não só em sua aparência, mas nas ações, movimentos, expressões e comportamento. Isso gera uma sensação de desconforto ou aversão em quem o observa. Este efeito já ganhou destaque no cinema em meados de 1990, em alguns personagens que não foram bem aceitos pelo público, e tem crescido ultimamente em relação à aplicações de realidade virtual e aumentada, principalmente em relação ao desenvolvimento do metaverso, que utiliza avatares como representação dos usuários reais nos mundos virtuais. No contexto da realidade aumentada, diversas tecnologias de visualização (como visão óptica direta, visão direta por vídeo e realidade aumentada espacial) têm sido exploradas para apresentação destes mundos virtuais e, consequentemente, seus personagens virtuais. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo testar tecnologias de visualização óptica direta, visualização direta por vídeo e visualização espacial em sistemas de realidade aumentada e medir o efeito do Uncanny Valley em relação à representação de personagens virtuais humanoides animados. A contribuição deste trabalho está em comparar e determinar como as diferentes tecnologias de apresentação de realidade aumentada influenciam os índices do Uncanny Valley quando apresentam personagens virtuais humanoides.
  • ItemTese de doutorado
    Cor: uma variável ergonômica na usabilidade percebida, na interpretação estética e na resposta emocional em interface digital
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-08-08) Alves, Ana Laura ; Paschoarelli, Luis Carlos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Em sua rotina diária, o ser humano utiliza aplicativos, sites e programas para realizar ou otimizar atividades laborais, financeiras, de entretenimento e outras. Neste contexto, a interação entre produto digital e usuário pode ser influenciada por variáveis relacionadas ao próprio usuário, ao produto, à tarefa ou ao contexto de uso. Dentre as variáveis do produto que podem modificar a percepção do usuário e sua experiência de uso, estão a usabilidade e a estética. A literatura científica apresenta estudos sobre a relação estética-usabilidade há mais de 20 anos, concentrando-se na análise da força da estética sobre aspectos da usabilidade para compreender em que medida qual dimensão prevalece na avaliação de um produto. Contudo, enquanto a usabilidade foi testada por aspectos diferentes (número de cliques, tempo etc.), a estética foi investigada pela dicotomia do belo e feio, sem considerar os atributos visuais que compõem a interface, como forma, textura, proporção e cor. Dentre estes atributos, a cor tem papel estratégico na comunicação visual de informações, atribuindo ou reforçando conceitos a depender do contexto cultural e despertando respostas emocionais no ser humano devido seu efeito psicofisiológico. Entretanto, observou-se uma lacuna de estudos que adotem a cor como variável ergonômica e a investiguem em interações com interfaces digitais. Sendo assim, o objetivo principal desta tese foi avaliar a influência da cor na tomada de decisão e na interação entre usuário e interface digital de um aplicativo por meio da avaliação da usabilidade percebida, da interpretação estética e das respostas emocionais de indivíduos brasileiros jovens e idosos. Para tanto, foram desenvolvidos seis estudos, sendo dois teóricos, dois de levantamento e dois experimentais. Os estudos teóricos analisaram estudos experimentais, primeiro sobre a relação estética-usabilidade na experiência do usuário, e posteriormente, a interação entre Design, cor e emoção. Os estudos de levantamento visaram validar instrumentos (PrEmo® e smiley emojis) para avaliação emocional no Brasil, em função do viés cultural sobre instrumentos de autorrelato. Por fim, os estudos experimentais avaliaram a influência da cor, primeiro na tomada de decisão e em constructos mentais e em seguida, na usabilidade percebida, na interpretação estética e na avaliação emocional na interação com um aplicativo. Vale ressaltar que, a variável idade foi considerada nos estudos experimentais para a análise de potenciais diferenças geracionais entre os grupos etários jovem e idoso em decorrência do deterioração da visão no envelhecimento e seu possível efeito na interpretação da informação cromática e assim, nos resultados dos estudos experimentais. Na presente tese foram adotados procedimentos metodológicos fundamentados em raciocínio indutivo, caracterizados por uma abordagem mista e transversal. Os resultados demonstraram a relevância da cor como variável ergonômica na tomada de decisão e na interação homem-interface digital. Contudo, não foi identificada a influência da cor na experiência de uso de um aplicativo, apenas na dimensão da usabilidade percebida. A presente tese contribui para o conhecimento científico das áreas da Cor aplicada ao Design, do Design ergonômico e Experiência do Usuário, e com diretrizes projetuais para os profissionais da indústria criativa.
  • ItemTese de doutorado
    O estilo humanista na obra da fotógrafa Elza Lima: uma percepção com base na fotografia humanista francesa
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Guedes, Denise Guimarães ; Renó, Denis Porto ; Faculdade de Arquitetura, Artes Comunicação e Design
    Esta tese de doutorado se propõe a refletir sobre o humanismo presente na obra da fotógrafa brasileira Elza Lima, a partir de elementos que dialogam com a fotografia humanista produzida na França, nas décadas de 1930 a 1950. Popularizada principalmente através das revistas ilustradas, a fotografia humanista marca uma fase do fotojornalismo em que o ser humano passou a dominar o centro de interesse das temáticas. A vertente francesa, por sua vez, alçou um novo patamar na fotografia jornalística, cujo estilo passou a ser desenvolvido muito mais como resultado de um processo, próprio da fotografia documental, e não apenas como o registro de um fato jornalístico. Nesse sentido, esta investigação compreende que alguns dos elementos da fotografia humanista francesa estão presentes nas obras de Elza Lima de maneira peculiar, favorecendo uma conexão entre ambas. Esta tese pretende, como objetivo geral, elaborar uma percepção original das fotografias de Elza Lima a partir da fotografia humanista francesa e, como objetivos específicos, encontrar os pontos de convergência entre as obras de Elza Lima e a fotografia humanista francesa; contribuir com os estudos sobre a fotografia documental brasileira de viés humanista, no âmbito da área da Comunicação, e contribuir com as pesquisas acadêmicas sobre mulheres fotojornalistas brasileiras. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvido um diagrama, concebido a partir dos conceitos apresentados nos mapas cognitivos de Martín-Barbero e utilizado como metodologia de análise de imagens. A ferramenta considera múltiplos aspectos relacionados ao fazer fotográfico a fim de valorizar, na prática da leitura visual, não apenas características técnicas mas, principalmente, o processo fotográfico e a reflexão sobre aspectos subjetivos que ajudam a compor a imagem fotográfica. A associação entre as imagens francesas e de Elza Lima é também inspirada nas leituras dinâmicas propostas por Geoff Dyer, para quem uma tradição sempre se perpetua nas imagens e se manifesta de maneira recorrente. A tese conclui que há elementos da fotografia humanista francesa presentes no trabalho de Elza Lima e que ajudam a constituir a identidade de suas fotografias, originando uma das faces da fotografia humanista brasileira.
  • ItemTese de doutorado
    Percepção do uso de sutiãs por mulheres que estão em radioterapia para câncer de mama
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Abreu, Ana Cláudia de ; Menezes, Marizilda dos Santos ; Paschoarelli, Luís Carlos
    The bra is a piece of intimate clothing made up of different configuration elements that are in contact with the body and can influence the performance of use during the actions of dressing, adjusting to the body and undressing. Because of this, when developing a product, thoracic anatomy, breast volumes, biomechanics and the context of use must be taken into account to be combined with the configurative elements and, thus, guarantee well-being and safety at the moment of use, for an inadequate bra can cause harm to your health. When this product is inserted in a context of use by women who are undergoing radiotherapy for breast cancer, the design requirements are intensified as this intervention results in skin side effects and, as a result, the use of the bra may interfere with the quality of life in this group. Therefore, the present study aimed to investigate the perception of the use of bras by women with breast cancer undergoing radiotherapy, aiming to understand the main aspects of this relationship to serve as parameters for defining product guidelines that can contribute for designing new bras. The methodological procedures were based on inductive reasoning, a qualitative approach and characterized by an experimental and descriptive study. To identify perceptions, two data collections were carried out: (i) the perception of nurses working in radiotherapy sectors based on reports on complaints from patients already treated and, (ii) women undergoing radiotherapy treatment based on the models of bras worn by them during the beginning, middle, end and up to 90 days after treatment. The results demonstrated that the characteristics of the surgical approach along with the location of the scar, limitation of arm movement and the tasks of putting on/adjusting/taking off the bra, influence the perception of use of the artifact through the configurative elements of the piece such as; cup, strap, strap length adjuster, armhole, clasp and cup holder. From this, guidelines were developed that can guide the Fashion Designer to develop bra designs that provide independence, safety and comfort to users.
  • ItemTese de doutorado
    Aparelhos da inteligência e da linguagem: uma investigação sobre a relação humano-máquina
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-07-03) Moon, Rodrigo Malcolm de Barros ; Gobbi, Maria Cristina
    A relação entre humanos e máquinas gera inúmeras problemáticas. Este trabalho, ao resgatar uma ontologia da máquina na história, busca explorar a interface linguística humano-máquina por meio da semiótica e dos estudos de Flusser sobre os aparelhos, definidos como caixas-pretas que simulam o pensamento humano. Por meio de uma incursão nos métodos de operação das tecnologias digitais, com enfoque especial na Inteligência Artificial, objetivamos debater o mito da liberação humana do trabalho por meio das máquinas, e como os desenvolvimentos dos aparelhos digitais promovem uma nova etapa na evolução da inteligência humana. Isso implica que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades: um debate deontológico e escatológico se faz necessário não somente sobre os desenvolvimentos tecnológicos da atualidade, mas sobre os potenciais que os aparelhos carregam em seu programa, a partir dos quais modificam o mundo para realizar um futuro imaginado. Por fim, propõe-se um exercício de especulação escatológica como um rascunho de metodologia de projeto para o desenvolvimento de nossa inteligência.
  • ItemTese de doutorado
    Nova fotografia analógica: a ressignificação da captura em filme na ecologia midiática contemporânea
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-27) Margadona, Laís Akemi ; Renó, Denis Porto
    Dentro da nova ecologia midiática contemporânea, tem havido um crescente resgate de tecnologias ditas antigas – um movimento nostálgico de busca do tátil e da ludicidade associadas às mídias analógicas, inserido em um ambiente de conectividade permanente. Na fotografia, o retorno de pequenas e grandes marcas da indústria físico-química, tais como Kodak, Fujifilm, Ilford, Polaroid, Lomography, FOMA, Kentmere e Cinestill, evidencia comercialmente o atual ressurgimento vintage. Ao mesmo tempo, iniciativas independentes na Nova Ecologia dos Meios e laboratórios híbridos preenchem a lacuna entre o antigo e o novo, trazendo a prática ressignificada. Neste contexto, esta tese de caráter teórico-prático propõe a existência de um novo formato de fotografia em filme, definido como nova fotografia analógica. Esse formato contemporâneo é caracterizado pela prática ressignificada da fotografia físico-química tradicional, trazendo inovações em três eixos: significado, metodologia e estética. O movimento é liderado por indivíduos da geração Y e Z, público definido nesta tese como “fotógrafos nômades”, jovens que exploraram câmeras analógicas com uma mentalidade digital. Como metodologia, foi realizado amplo levantamento bibliográfico em relação às práticas analógicas contemporâneas e antigas, com ênfase à trilogia fotográfica de Ansel Adams: A Câmera, O Negativo e A Cópia (2019a, 2019b, 2018) – metodologia definidora da “velha fotografia analógica”. A nova fotografia analógica foi apresentada e definida em um decálogo de suas principais questões de significado, metodologia e estética. Dentro das discussões, foi contextualizada frente à pós-fotografia de Fontcuberta (2012) e no âmbito da Nova Ecologia dos Meios. Foi também discutida considerando as questões de Bauman (2001) e Han (2015), tida como uma forma de resistência à liquidez e ao cansaço. Dentro da metodologia prática, foi realizada pesquisa quase-experimental em laboratório fotográfico híbrido, com o objetivo de exibir a nova fotografia analógica em um conjunto de 24 imagens. Trata-se de uma análise aprofundada de processos e visualidades, que tem como objetivo compreender a evolução da base histórica do registro da realidade através da luz, a fotografia analógica. Busca-se preencher uma possível lacuna teórico-prática nos estudos de fotografia, apresentando um novo olhar sobre os caminhos da tecnologia analógica.
  • ItemTese de doutorado
    Moda e escola: o uso das roupas como recurso didático
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-14) Bononi, Juliana ; Domiciano, Cássia Leticia Carrara
    As roupas não podem ser entendidas como um produto banal, são objetos carregados de conceitos e capazes de expressar a personalidade e o estilo de seu usuário. Assim, é preocupante observar a efemeridade das coleções de moda na atualidade, levando a um consumo desenfreado e descarte inapropriado. Sendo o design por natureza interdisciplinar, atua junto a outras áreas do conhecimento para trazer respostas aos problemas dos usuários. Essa interdisciplinaridade e isto pode ser vista nas suas relações com a moda, a sustentabilidade, a inclusão e a educação, sendo que cada relação estabelecida entre estas diferentes áreas traz à luz um novo campo de interação e compartilhamento dos conceitos e conhecimentos. Essa pesquisa objetivou analisar e identificar as roupas como recurso didático, facilitador da educação para a sustentabilidade, inclusão e socialização. Foi desenvolvida por meio de uma abordagem Qualitativa, em caráter Exploratório e Descritivo. Para a fundamentação teórica usou-se a pesquisa bibliográfica e para a coleta de dados, entrevistas e uma pesquisa-intervenção. Esta foi realizada em escola pública com participantes entre 10 e 14 anos e consistiu na ideação e realização de uma peça teatral. Por meio dessa pesquisa, foi possível concluir que as roupas exercem uma ação emocional sobre o usuário, contribuindo com a autoestima. Se forem usadas na educação com criatividade, podem ser um excelente Recurso Didático para trabalhar a sustentabilidade, a socialização e a inclusão, entre outros temas. Esse estudo salientou a importância de trabalhar a sustentabilidade ambiental por meio do reaproveitamento das roupas, sem se esquecer das necessidades do sujeito. Observamos o quanto a roupa fez diferença no processo de inclusão social e que deve continuar a ser pesquisada e considerada no processo de ensino-aprendizagem. Isso significa que esse trabalho pode contribuir com outros estudos relacionados à Moda e Educação.
  • ItemTese de doutorado
    Aplicação da realidade virtual (VR) em avaliações de experiência do usuário (UX) : uma contribuição para os métodos de design de produto
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-22) Porsani, Rodolfo Nucci ; Paschoarelli, Luis Carlos ; FAAC
    O Design é um campo de conhecimento que trata do desenvolvimento de artefatos e sistemas destinados ao uso e bem-estar humano. Integra e contribui com diversas áreas disponibilizando ferramentas, métodos e conceitos capazes de melhorar artefatos serviços e sistemas aos usuários. Entre os atuais métodos do Design destaca-se a aplicação da Realidade Virtual (VR) no desenvolvimento de novos produtos. Entre as contribuições da VR destaca-se a possibilidade de simular a experiencia do usuário (UX) em uma condição virtual. O presente estudo objetiva avaliar produtos de uso cotidiano nas dimensões semânticas, usabilidade aparente e resposta emocional, em Ambiente Laboratorial Real (ALR) e Ambiente Laboratorial em Realidade Virtual (ALVR), visando comparar a diferença entre seus resultados. Utilizou-se de metodologias e métricas do UX aplicadas à VR. Os achados dos estudos empíricos demonstram que é possível, de fato, avaliar qualitativamente e quantitativamente artefatos em ALVR, mantendo uma alta fidelidade nos aspectos configuracionais gerais e estéticos como forma, cor e textura. Esta conclusão é sustentada por análises quantitativas e qualitativas rigorosas, incluindo a aplicação de protocolos de avaliação como DS, SUS e GEW que revelaram similaridades estatísticas significativas entre as variáveis ALR e ALVR. A aplicação da tecnologia de VR como ferramenta metodológica na avaliação em etapas de Desenvolvimento de Projeto de Produto em Design (DPPD) pode trazer várias implicações significativas, tanto positivas quanto desafiadoras. De modo geral esta abordagem tem o potencial de transformar a maneira como os artefatos e ambientes são projetados, testados e aprimorados, oferecendo oportunidades para explorar a interação humano-artefato-ambiente em situações controladas, imersivas, realistas e de baixo risco. Proporcionando maior flexibilidade e mobilidade em futuras pesquisas no campo do Design e interação visual mantendo o rigor científico e a confiabilidade
  • ItemTese de doutorado
    Desenvolvimento de uma metodologia gameficada para a conscientização acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-25) Graciano, Marcos Danilo ; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
    A referida pesquisa apresenta o desenvolvimento de um produto digital, em formato de game mobile, direcionado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos buscando a apresentação, conscientização, importância e difusão dos conteúdos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (Agenda 2030 da ONU) em contextos gameficados e lúdicos. Para a concepção de um produto digital, é necessária a utilização de ferramentas de planejamento e concepção, como o Design Thinking, uma das metodologias aplicadas. Já para a produção do produto, foram utilizados softwares específicos para o desenvolvimento de jogos, como Unity (engine de programação), LMMS (ferramenta produtora de áudios) e a ferramenta piskel (produção das artes). Além do desenvolvimento do produto e da escrita do trabalho teórico, foi realizada, também, uma pesquisa com 70 usuários (35 professores de ensino superior da área de tecnologia e 35 alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC, ambiente onde o pesquisador é professor titular desde 2014). O resultado final foi a escrita de um roteiro completo do produto, apresentando 8 mini games que abrangem o conteúdo de 11 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E, enquanto protótipo finalizado, apresentam-se a introdução do jogo e dois dos minis games já executados e prontos para interação.
  • ItemTese de doutorado
    Sob o signo de Exu: nas sendas da comunicação
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Lopes, Romildo Sergio ; Bertolli Filho, Claudio
    Este trabalho constrói uma tese de doutoramento e foi elaborado em formato ensaístico, tendo como objeto a ancestralidade como modelo analítico em comunicação. A tese defendida é que a ancestralidade é uma tecnologia legada a nós pelos povos escravizados da África, ressignificada de maneira sincrética em território brasileiro, onde incorporou contribuições de outras culturas sem perder seu traço de originalidade e, também, de maneira sintética, na medida em que se constitui como uma proposição não generalizante que aponta para a abertura. Sua forma de ação é o afeto na partilha de sensibilidades mais do que de conhecimentos, afeto aqui entendido como uma estética do movimento em detrimento do pensamento estático e categorizante. A ancestralidade, como modelo analítico, refere-se à identificação e à conexão com as raízes, tradições e conhecimentos das gerações anteriores. Ancestralidade compreende a herança cultural, étnica e histórica de determinado grupo ou comunidade, e podemos, por meio dela, explorar o potencial das histórias em quadrinhos brasileiras – formato midiático elencado –, que podem desafiar as narrativas hegemônicas e construir representações mais autênticas e inclusivas. As obras selecionadas para compor o corpus de análise: Encruzilhada (Marcelo D'Salete, 2016, 160 páginas), Cumbe (Marcelo D'Salete, 2018, 192 páginas), Conto dos orixás (Hugo Canuto, 2019, 120 páginas) e Carolina (Sirlene Barbosa e João Pinheiro, 2018, 128 páginas) totalizam 600 páginas. A metodologia adotada para a tarefa é construída a partir da asserção que equipara o conceito de mediações de Jesús Martín-Barbero (2004) ao interpretante da semiótica de matriz peirciana. Tem-se como resultado a definição de quatro categorias que serão os pilares das analises: mito, corpo, rito e encantamento. Entre elas, há quatro subcategorias que ajudam a tensionar as investigações: religiosidade, comunicação, movimento e memória. Os resultados das análises corroboram o potencial do método em desenvolvimento, bem como demonstram, em algum nível, o quanto os marcadores ancestrais da cultura afro-brasileira podem ser determinantes a nossa construção narrativa. Por isso, tem-se na ancestralidade uma forma de investigação não só adequada, como também necessária.
  • ItemTese de doutorado
    Realidade aumentada para aprendizagem de desenho técnico: desenvolvimento e validação da ferramenta HypergeoAR
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-05-27) Bezerra, Adriano ; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira
    Esta tese investiga a aplicabilidade da Realidade Aumentada (RA) no auxílio à aprendizagem de Desenho Técnico (DT). Diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, que exigiram rápidas adaptações para o ensino digital, surgiu a demanda por inovações tecnológicas que facilitassem o aprendizado, especialmente em disciplinas que requerem intensa visualização espacial, como as ciências exatas. Assim, o trabalho dedica-se ao desenvolvimento e à avaliação do HypergeoAR, visando auxiliar na compreensão dos conceitos de DT por meio da visualização interativa de peças 3D. A pesquisa inclui uma análise crítica de ferramentas de RA existentes, destacando a inovação e os impactos positivos no processo de aprendizagem, mas também apontando para a escassez de recursos acessíveis e de código aberto para a comunidade educacional. Adicionalmente, técnicas de Experiência do Usuário (UX) são adaptadas e heurísticas personalizadas aplicadas para avaliar a eficácia do HypergeoAR entre os alunos. Os resultados da avaliação do HypergeoAR por parte dos alunos indicam emoções positivas e uma contribuição significativa no auxílio da compreensão dos conceitos de DT, alinhando o projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e enfatizando seu potencial para promover uma educação mais inclusiva e inovadora. A conclusão destaca a relevância da RA na educação contemporânea, sobretudo auxiliando o ensino de DT.
  • ItemTese de doutorado
    Além dos likes: o instagram como possibilidade de aprimoramento profissional para o mercado
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Ferreira, Camila Silva ; Bizelli, José Luís
    Esta tese busca avaliar o papel do Instagram no processo de aprimoramento profissional de recém-graduados em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) de uma instituição de ensino superior em uma cidade do interior de Minas Gerais. O objetivo é compreender se, e como, o Instagram influencia o processo de aprimoramento profissional desses recém-graduados, e se eles se beneficiam dos conteúdos disponibilizados na plataforma para a atuação profissional. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvido um plano de pesquisa estruturado com base em uma abordagem metodológica mista. Além da fundamentação teórica, optou-se pela realização de uma pesquisa de opinião, utilizando um questionário fechado, e entrevistas semiestruturadas com parte da amostra, denominada grupo de aprimoramento. Os resultados corroboram com a hipótese de que o Instagram pode desempenhar um papel relevante no aprimoramento profissional dos recém-graduados, independentemente da percepção dos entrevistados em relação à suficiência da graduação. Isso ressalta a importância de considerar o Instagram como uma ferramenta no processo de aprendizado contínuo.
  • ItemTese de doutorado
    Construção de um modelo para design de bordados
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-26) Suono, Celso Tetsuro ; Menezes, Marizilda dos Santos ; Silva, Márcia Luiza França da
    Esta pesquisa foi delineada para a construção de um modelo para design de bordados. A constituição desse modelo se sustenta na base epistemológica da design science, que é a ciência do artificial ou ciência do projeto. Adota a pesquisa bibliográfica como estratégia para o levantamento do estado da arte, concentrando suas abordagens em assuntos como história, materiais, ferramentas, técnicas e processos. Realiza uma pesquisa documental que levanta evidências em registros do passado sobre a associação dos fundamentos do Design na criação de bordados. Utiliza todas essas informações do aporte teórico como subsídios para a construção do modelo. Além disso, executa um experimento em laboratório para verificar a viabilidade de funcionamento do mesmo e valida o modelo, mediante uma consulta com opiniões de especialistas no assunto. Como resultado final, apresenta um modelo para design de bordados, concebido com o auxílio de teorias e conceitos do campo do Design, capaz de ser aplicado para diferentes realidades.
  • ItemTese de doutorado
    Futebol, fascismo e jornalismo para a cultura de paz: do conflito à mobilização, enquadramentos sobre torcidas antifascistas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-28) Orlando, Matheus Ramalho ; Napolitano, Carlo José
    Esta tese de doutorado tem o objetivo principal de analisar a forma como as torcidas antifascistas foram retratadas pela imprensa e também o modo pelo qual esses coletivos se manifestaram em suas próprias páginas nas redes sociais, estabelecendo relações entre os dois tipos de posicionamento. A pesquisa é desenvolvida em um contexto de ascensão do autoritarismo e do conservadorismo no Brasil, o que tem impactado diversos setores da sociedade, incluindo o esporte. Nesse cenário, as torcidas antifascistas de futebol surgem com demandas que extrapolam os domínios futebolísticos, com pautas que dizem respeito à sociedade como um todo: clamam por justiça social, igualdade e democracia. Parte-se da hipótese de que os veículos de comunicação convencionais costumam fazer uma cobertura limitada e nem sempre aprofundada e questionadora quando os fatos fogem da normalidade, como é o caso da atuação das torcidas antifascistas no contexto brasileiro. O problema de pesquisa que orientou essa perspectiva foi: com base no caso das torcidas antifascistas, a imprensa esportiva tradicional pode melhorar e aprofundar sua cobertura? Na tentativa de responder a esse questionamento, a tese faz uso de pesquisa bibliográfica para conceituar e discutir três tópicos: a questão do fascismo e da viabilidade do uso deste termo nos dias atuais; as relações entre futebol e política, com destaque para a apresentação do que são as torcidas antifascistas; o jornalismo para a cultura de paz, com a defesa do uso dessa corrente comunicacional em coberturas esportivas. Em seguida, o trabalho se volta à análise propriamente dita: compõem o corpus do trabalho os jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo e as páginas de Facebook dos grupos de torcedores Palmeiras Antifascista e Coletivo Democracia Corinthiana, e são avaliadas, com o método da análise de enquadramento, publicações e postagens do período entre 2018 e 2022. Verificou-se que os jornais empreenderam uma cobertura limitada temporalmente, fiando-se mais pelo caráter de acontecimentos e focalizando questões de conflito, enquanto as torcidas abarcaram grande número de temas em seus posts, que foram, na maioria das vezes, direcionados para o objetivo de suscitar mobilização. A tese defende que se pode falar em fascismo na atualidade, sem cometer anacronismo: trata-se de ideologia calcada na violência e na divisão da sociedade, de maneira que o jornalismo para a cultura de paz é, nas coberturas em geral e também no esporte, uma corrente válida para que a mídia seja mais democrática, diversa e comprometida com a igualdade e a justiça social. Também se defende que todo o jornalismo adote uma postura comprometida com o antifascismo.
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    Design ergonômico de apoio plantar: para a melhoria do retorno venoso, da qualidade de vida e da percepção da interação de uso
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-22) Pereira, Juliana Fernandes ; Paschoarelli, Luis Carlos ; Bertanha, Matheus
    Durante as últimas décadas, observou-se um aumento na incidência da permanência da postura sentada, dada pelo avanço tecnológico, e até mesmo, por específicas imposições como a pandemia do SARS-CoV-2 que gerou a necessidade do homeoffice, ocasionando maior conservação na postura. Esta permanência proporciona malefícios ao corpo humano, como o surgimento e o agravamento de patologias e percepção reduzida dos índices de qualidade de vida. Sendo esta a problemática, destacou-se a sua relação com a doença venosa crônica nos membros inferiores, com o retorno venoso e com a imobilidade talocrural. O objetivo do presente estudo foi desenvolver e avaliar um apoio de pés ergonômico de movimentação ativa, capaz de agregar os aspectos funcionais, estéticos e simbólicos de projeto em design, no intuito de: minimizar a inatividade dos membros inferiores durante a postura sentada; proporcionar melhorias ao retorno venoso e de qualidade de vida; e compreender a percepção de interação de uso. Para o desenvolvimento do protótipo foram aplicadas etapas criativas em design; e para a avaliação, foi realizado um estudo longitudinal com abordagens transversais, de natureza quali-quantitativa, e tomados os cuidados éticos. Assim, avaliou-se o protótipoa 15 indivíduos portadores da doença venosa crônica a nível C2/C3 (CEAP) que trabalham na postura sentada, os quais tiveram a oportunidade de utilizá-lopor 14 dias (tempo mínimo diário de 30 minutos). As variáveis independentes do estudo deram-se quanto ao “uso” e o “não uso” do protótipo, e as dependentes quanto: à volumetria dos membros inferiores; perimetria do tornozelo e panturrilha; índice de qualidade de vida; e percepção de interação de uso com o produto. Como resultado foram observados benefícios clínicos, como a diminuição significativa da média da volumetria, além da sensação de melhora demonstrada pelo aumento dos índices de qualidade de vida (14,27% do índice de qualidade de vida - escore do questionário VEINES QOL, e 20,90% do índice de sintomas – escore VEINES SYM). Com este estudo, confirma-se que o design ergonômico pode trazer contribuições na melhoria das condições do retorno venoso, da qualidade de vida e da percepção de interação de uso de apoio de pés aos indivíduos que permanecem na postura sentada, bem como, a oportunidade de serem desenvolvidos outros produtos com a mesma finalidade.
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    Trajetórias urbanas e representações poéticas nos cinemas de Taiwan Hong Kong e China
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-20) Antonio, Guilherme Henrique Gooda ; Rebechi Junior, Arlindo
    Através de uma investigação minuciosa de quatro filmes de cineastas chinês, taiwaneses e de Hong Kong, nomeadamente História de Taipei (1985), Rebeldes do Deus Neon (1992), Amores Expressos (1994) e Plataforma (2000), a pesquisa argumenta que os espaços presentes nessas obras além de capturar às rápidas transformações que ocorreram na China durante o final do século XIX, servem como elemento narrativo que compõe uma poética do cinema característico do período. Os filmes historicizam o momento visualizando os vários modos de circulação na China contemporânea, incluindo o movimento dos corpos, a circulação abstrata do valor e os movimentos do desejo. Sugerimos que através dos espaços urbanos, a historicização proposta por esse cinema não apenas capture a transformação histórica, mas também use essas transformações como um impulso para a invenção cinematográfica. Nota-se em cada uma das obras avaliadas um envolvimento com uma ampla variedade de outras formas estéticas que impactam sobre a forma como os filmes são concebidos e estruturados, mais significativamente na arquitetura, no processo de urbanização e na ocupação dos espaços. O resultado das análises é capaz de revelar o presente como uma realidade complexa, resultado de uma interação de forças políticas e estéticas historicamente carregadas, desenvolvendo uma abordagem para o relacionamento entre os espaços urbanos, a estética, a cultura e política chinesa e aprofundar a compreensão dos filmes como obras de arte
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    Nothing, Forever: a práxis enunciativa e a produção de sentido na geração autônoma do audiovisual por inteligência artificial
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-25) Cardoso, Fabio ; Médola, Ana Sílvia Lopes Davi ; FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes Comunicação e Design
    O impacto transformador da inteligência artificial (IA) em múltiplas áreas do conhecimento, entre as quais a comunicação, está presente em diversos segmentos do ecossistema midiático, motivando o surgimento de novas formas de produção e consumo. Esta tese examina a experiência de Nothing, Forever, um produto audiovisual concebido sob este cenário, que apresenta uma estrutura de produção e fruição temporal infinita, sendo realizada integralmente por IA em todas as etapas, desde o roteiro até a exibição, utilizando tecnologias de inteligência artificial generativa. Inicialmente, o trabalho apresenta a transição da IA de uma concepção predominantemente teórica, limitada a contextos acadêmicos e narrativas de ficção científica, para sua aplicação prática abrangente, impulsionada por avanços tecnológicos em processamento de dados, computação em nuvem e metodologias científicas. No contexto de incorporação da IA no âmbito da comunicação, destaca-se como a tecnologia promove uma reconfiguração paradigmática na produção e disseminação de informação, com um enfoque particular na IA generativa, abrangendo o potencial destas ferramentas para criar conteúdos comparáveis aos gerados por humanos, bem como suas implicações na criação de produtos como os audiovisuais. Observou-se no processamento e na geração de linguagem natural por meio dos Large Language Models (LLM) um ponto de inflexão na evolução histórica da interação entre computação e linguística, desde as primeiras teorias sobre a capacidade dos computadores de simular processos cognitivos humanos até a implementação prática de sistemas avançados de LLM, como o Chat GPT. A partir da articulação de postulações teóricas de Chomsky e Saussure sobre a natureza da linguagem e sua aquisição, identificou-se como essas teorias se relacionam com os princípios subjacentes ao design e à funcionalidade dos LLM. A análise de Nothing, Forever sob o arcabouço teórico da semiótica discursiva, notadamente na categoria contínuo versus descontínuo, demonstra uma projeção temporal que desafia a práxis enunciativa de uma narrativa audiovisual no que tange às segmentações dos processos produção e modos de fruição. Isso porque a sitcom apresenta uma estrutura temporal que difere das concepções tradicionais de narrativa. Marcada pela entrada e saída dos espectadores a qualquer momento da exibição ininterrupta de conteúdo, presta a uma determinada forma de segmentação em unidades de significação sob a ótica da semiótica discursiva. Esta segmentação destaca a alternância entre continuidade versus descontinuidade, onde momentos de engajamento contínuo são interrompidos por pausas ou mudanças na narrativa, enriquecendo a experiência do espectador. Diante dessas características de discursivização e estabelecimento de contrato enunciativo a tese propõe denominar tal experiência como “Narrativa Generativa Contínua” para designar conteúdos audiovisuais gerados por inteligência artificial e apresentados de maneira contínua, circunscrevendo um novo modo de compreender e categorizar a realização deste tipo de produção mediada por IA.