Publicação:
Caracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escrita

dc.contributor.authorAndrade, Olga Valéria C. A.
dc.contributor.authorAndrade, Paulo Estêvão
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionColégio Criativo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-09-30T18:18:26Z
dc.date.available2014-09-30T18:18:26Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractInvestigou-se o perfil cognitivo-linguístico de escolares com dificuldades na aquisição da linguagem escrita acrescentando-se testes específicos em um modelo de resposta à intervenção (identificação e intervenção precoces do risco para transtorno de leitura). Participaram 45 escolares do 2º ano, idade média de 7 anos de ambos os gêneros, divididos em grupo controle (sem dificuldades, n = 32) e grupo de risco (com dificuldades, n = 13). Escores mais de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle para cada teste foram considerados déficits específicos. Enquanto a análise de grupo apontou os prejuízos fonológicos como único fator de risco, a individual acrescentou a inatenção e a nomeação rápida como fatores causais independentes. Um modelo ampliado de resposta à intervenção que inclui a avaliação cognitiva é proposto.pt
dc.description.abstractThe cognitive-linguistic profile of students with reading difficulties was investigated by adding specific tests to a response to intervention model (early identification and intervention for reading disorders). Forty-five second graders of both sexes and mean age of 7 years were divided into control group (without reading difficulties, n = 32) and at-risk group (with reading difficulties, n = 13). Scores below the mean of the control group (SD > 1.65) for each test were considered as specific deficits. Whereas group analysis showed phonological impairments as the only risk factor, an individual analysis added inattention and rapid naming as independent causal factors. An extended response model to the intervention, which includes cognitive assessment, is proposed.en
dc.description.affiliationColégio Criativo
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
dc.format.extent358-367
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201427217
dc.identifier.citationPsicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 27, n. 2, p. 358-367, 2014.
dc.identifier.doi10.1590/1678-7153.201427217
dc.identifier.fileS0102-79722014000200358.pdf
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.lattes9057316530389548
dc.identifier.scieloS0102-79722014000200358
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109536
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia: Reflexão e Crítica
dc.relation.ispartofsjr0,258
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectaprendizagempt
dc.subjectcogniçãopt
dc.subjectleiturapt
dc.subjectescritapt
dc.subjectAssessmenten
dc.subjectlearningen
dc.subjectcognitionen
dc.subjectreadingen
dc.subjectwritingen
dc.titleCaracterização do Perfil Cognitivo-Linguístico de Escolares com Dificuldades de Leitura e Escritapt
dc.title.alternativeCognitive-Linguistic Profile in Students with Reading and Writing Difficultiesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9057316530389548
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFonoaudiologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-79722014000200358.pdf
Tamanho:
116.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format