Logotipo do repositório
 

Publicação:
Onde estão as princesas africanas? Das práticas docentes ao Programa Nacional do Livro Didático e Literário

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Villela, Fábio Fernandes

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Diante das práticas docentes e à luz da Lei nº 10.639/03, que torna obrigatória nos currículos escolares a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, o presente trabalho apresenta uma discussão teórica a respeito do racismo e suas implicações no contexto escolar, tendo, sobretudo, como objetivo geral investigar o protagonismo negro nas narrativas clássicas infantis por meio de uma pesquisa a respeito das escolhas literárias presentes nas práticas pedagógicas docentes em uma escola pública do interior paulista de ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e da análise das obras selecionadas no Programa Nacional do Livro Didático e Literário na edição de 2018 por meio de um questionário estruturado. Como abordagem metodológica, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. A partir deste trabalho de análise, buscou-se estabelecer diálogos e relações com as políticas públicas de incentivo à formação de leitores e seus desencadeamentos nas práticas de leitura realizadas nas escolas que tenham como foco o protagonismo negro e, para isso, o trabalho teve alguns aportes teóricos, como as pesquisas e estudos de Araújo (2010, 2015), Dias (2015), Debus (2007, 2009, 2012, 2017), Gomes, (2003, 2005, 2018), Munanga (2003, 2005), Silva (2015, 2018), dentre outros. Por fim, e após a análise das obras selecionadas para o PNLD Literário 2018 e das discussões teóricas realizadas, o trabalho ainda apresenta como possibilidade didática o produto educacional intitulado “Baú africano: conhecendo as princesas africanas” contendo encartes com reescritas e narrativas sobre seis princesas africanas da cultura ioruba, banto e zulu, dentre outras propostas didáticas que permitam o (re)conhecimento dessas personagens, possibilitando assim a valorização da literatura infantil de matriz africana e afro-brasileira no contexto educacional.

Resumo (inglês)

In view of teaching practices and in the light of Law No. 10.639/03 that makes mandatory in school curricula the theme "Afro-Brazilian History and Culture" the present work presents a theoretical discussion about racism and its implications in the school context having, above all, as a general objective to investigate the black protagonism in classical children's narratives through a research on the literary choices present in the pedagogical practices of teachers in a public school in the interior of São Paulo elementary school I (1st to 5th grade) and the analysis of the works selected in the National Program of The Textbook and Literary in the 2018 edition through a structured questionnaire. As a methodological approach, a quantitative and qualitative analysis of bibliographic and documentary nature was performed. From this analysis work, we sought to establish dialogues and relations with public policies to encourage the formation of readers and their triggers in reading practices carried out in schools that focus on black protagonism and, for this, the work had some theoretical contributions such as the research e estudos de Araújo (2010, 2015), Dias (2015), Debus (2007, 2009, 2012, 2017), Gomes, (2003, 2005, 2018), Munanga (2003, 2005), Silva (2015, 2018), among others. Finally, and, after the analysis of the works selected for the Literary PNLD 2018 and the theoretical discussions carried out, the work still presents as a didactic possibility the educational product entitled African Chest: knowing the African princesses containing inserts with rewritten and narratives about 6 African princesses of Yoruba, Banto and Zulu culture among other didactic proposals that allow the (re)knowledge of these characters, thus enabling the valorization of children's literature of African and Afro-Brazilian origin in the educational context.

Descrição

Palavras-chave

Lei 10.639/03, Pedagogia Histórico-crítica e a educação das relações étnico-raciais, Princesas Africanas, Programa Nacional do Livro Didático e Literário, Law 10.639, Historical-critical pedagogy and the education of ethnic-racial relations, African princesses, National Textbook and Literary Program

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação