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Conversando com chat GPT sobre gamificação

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Pós-graduação

Curso de graduação

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Livro

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A Inovação sempre me remeteu à busca por resultados que se mostrem melhores através da combinação inédita de métodos, ferramentas, tecnologias, enfim, qualquer coisa que possa contribuir e alterar significativamente o status quo prévio. Usualmente, são apurados bons resultados, especialmente, quando essa combinação acontece na intersecção de domínios do conhecimento. É o caso da investigação e aplicação da inteligência artificial em ambientes educacionais, principalmente, na medicina. O guia elaborado pelo autor e seus co-autores mapeia de forma tangível as aplicações do ChatGPT da empresa OpenAI como catalisador da gamificação na academia, criando uma dinâmica envolvente, com feedback, desafios e atividades que fomentem a colaboração. As interações e iterações se mostram precisas, tanto para evidenciar os possíveis ganhos na utilização do ChatGPT, quanto em relação às suas limitações. Fica claro que o potencial é animador, a IA reage de forma consultiva, permite explorar e criar atividades em pouquíssimo tempo até mesmo para ‘'prompts'' bastante específicos e com graduação em relação ao grau de maturidade dos futuros participantes. Ao mesmo tempo que vivemos uma acentuada curva no interesse pela inteligência artificial, estamos apenas no início dessa era. Depois de quase sete décadas de amadurecimento, a IA vive uma revolução do ponto de vista do design com a inteligência artificial generativa. Podemos interagir com extrema facilidade com ferramentas como o ChatGPT, literalmente conversando com um poderoso instrumento que nos permite construir o que desejarmos. Estaremos cada vez menos ligados à execução de tarefas e mais focados em demandar cenários e analisar a viabilidade do que nos foi proposto. É exatamente isso que foi concretizado neste trabalho que servirá como verdadeiro guia para pesquisadores, docentes e acadêmicos no futuro.

Descrição

Palavras-chave

Gamificação, Inteligência artificial, Tecnologia educacional

Idioma

Português

Como citar

DIAS, Rafael Teixeira; ZORNOFF, Denise de Cássia Moreira, VALLE, Adriana Polachini do; MATSUMURA, Cintia Yuri. Conversando com o chat GPT sobre gamificação. Botucatu: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, 2024. E-book (24 p.). ISBN 978-65-5067-056-6.

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