Botucatu - FMB - Faculdade de Medicina

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    Manual de Procedimentos Operacionais Padrão direcionados a alunos pesquisadores para coleta
    (UNESP/FMB-HC, 2022) Vital, Keyth Regina ; Valle, Adriana Polachini do ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    A maior parte das pesquisas realizadas dentro da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) utiliza dados referentes aos atendimentos, procedimentos e até mesmo processos dentro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Em 2011, o HCFMB implantou o sistema insformatizado MVSOUL para satisfazer várias necessidades do ambiente hospitalar: • ter um prontuário eletrônico seguro, adequado, acessível a profissionais assistenciais e com as informações alinhadas num mesmo ambiente virtual; • obter dados estatísticos dos atendimentos, procedimentos e processos dentro do ambiente hospitalar; • aumentar a segurança dos dados de pacientes, funcionários e instituição; • garantir que os processos estivessem interligados e facilmente detectar falhas para correção de problemas; Nos aspectos supracitados, a intituição otimizou toda a base de informações, providenciando facilidade nas pesquisas através do ambiente Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP ou no ambiente Produção, além de ferramentas agregadas (Classificação de Riscos, Protocolos, entre outros).
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    Doença cística congênita dos pulmões: cenário nacional, revisão da literatura, guia pictográfico
    (FMB-UNESP / MEPAREM) Lima, Rodrigo Pires de Souza ; Cataneo, Antonio Jose Maria ; Cataneo, Daniele Cristina
    O Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (HCFMB- UNESP) é um serviço de referência nacional e vem tratando há 45 anos as doenças congênitas dos pulmões diagnosticadas em nosso hospital ou encaminhadas de diversas regiões do Brasil1. As malformações congênitas pulmonares representam um grupo de doenças com importante impacto na mortalidade de fetos, neonatos e lactentes, todavia são ainda pouco conhecidas e, portanto, subdiagnosticadas em nosso país. Por essa razão, nos propusemos a inicialmente apresentar as estatísticas rasileiras do DATASUS de acordo com os registros do Capítulo XVII do CID-10 (Código Internacional de Doenças) que versa sobre malformações congênitas (Q00 a Q99), com ênfase às respiratórias (Q30 a Q34) e especificamente o Q33 (Malformações Congênitas dos Pulmões) e posteriormente conduzir uma revisão sobre o diagnóstico e manejo de cada uma das doenças em particular. Cabe antes do início da apresentação das estatísticas, esclarecer que os dados contidos no DATASUS iniciam-se a partir do ano de 1996 e o CID pregresso a esse ano era a 9ª edição e por esse motivo não foi possível a coleta de dados prévios a essa data.
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    Leite matemo : como retirar, armazenar e oferecer o leite matemo : destinado a todas as mães e cuidadores que desejam seguir com a amamentação após o inicio da volta ao trabalho e aos responsáveis pela alimentação da criança
    (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) Instituto de Biociências de Botucatu) Mawarida, Fellipe Yuri ; Campos, Luiz Henrique ; Miranda, Martina Bassani Lins de
    "O leite materno é único e inigualável e o omomentoção promove saúde e afeto poro o mãe e poro o criança" Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos. O recomendado é o aleitamento materno exclusivo como forma ideal de alimentar os bebês até os seis meses de idade. Para ajudar as mães que trabalham a tentar seguir com essa recomendação apresentamos este Ebook. Você pode saber muito mais sobre o leite materno e a alimentação saudável de menores de dois anos no "Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos". (https:/ /bvsms.sa ude.gov.br /bvs/ pu blicacoes/ guia_ a I imentar criancas_menores_2anos.pdf) Atualmente, segundo a constituição federal brasileira, a mulher possui o direito à licença maternidade, que lhe oferece 120 dias de afastamento a partir do oitavo mês de gestação, sem comprometimento do salário e emprego. Este período pode ser prorrogado por mais 60 dias através do Programa Empresa Cidadã. No entanto, como a maior parte das empresas não é adepta ao programa, esse período não é suficiente para garantir os 180 dias de aleitamento materno exclusivo, recomendados para garantir a máxima saúde, desenvolvimento e bem-estar aos bebês. Além disso, a lei alcança somente as mulheres trabalhadoras com carteira de trabalho assinada, excluindo, assim, o amparo das mulheres e seus bebês em trabalho informal. De qualquer forma, para as mulheres registradas ou não, a volta ao trabalho se torna um desafio quanto à manutenção da amamentação. Desafia também as pessoas que irão cuidar do bebê na ausência da mãe, em casa ou na creche. Mas, é possível manter o bebê em aleitamento materno exclusivo até seis meses, mesmo na ausência de sua mãe enquanto ela trabalha. Muitas mães desejam seguir amamentando depois da volta ao trabalho e muitos cuidadores estão dispostos a aprender como alimentar um bebê com o leite de sua mãe, que foi ordenhado e congelado. Este ebook fornece o passo a passo de como retirar, armazenar e oferecer o leite materno ao bebê na ausência da mãe.
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    XXX Congresso médico acadêmico de Botucatu
    (UNESP-FMB/CAPS) Beserra, Cristiano Martins ; Pereira, Letícia Alves ; Ishimoto, Letícia Yumi ; Lourenço, Mariana Menezes ; Tanabe, Matheus Ramos ; Cardoso, Pedro Andriolo ; Palma, Pedro Biazon ; Marques, Rafael Thomaz ; Alves, Suzana Cássia Feltrin
    É com grande satisfação que a equipe de coordenação do XXX Congresso Médico Acadêmico de Botucatu - XXX CMAB - divulga o presente e-book, onde constam os trabalhos acadêmicos submetidos e aprovados pela equipe de Triagem Eletrônica do ano de 2021, agrupados em suas devidas categorias: Ciências Aplicadas à Saúde, Clínico, Projeto de Extensão, Relato de Caso, Atenção Primária à Saúde e Experimental. Esperamos que o conteúdo aqui reportado seja capaz de incentivar a reflexão, a discussão e a produção científica da área de saúde.
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    Anamnese para iniciantes, um roteiro baseado em perguntas para alunos de medicina
    (Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatu) Pereira, Matheus Delanhesi ; Campana, Leonardo Haber ; Yamamoto, Sérgio Yoshio ; Niéro-Melo, Lígia
    “Avaliando pacientes que procuraram ambulatório de Clínica Médica em hospital universitário, Benseñor observou que a anamnese isolada foi capaz de levar a 78,1% dos diagnósFcos feitos, e após o exame clínico foi possível fazer mais 11,9% dos diagnósFcos, sendo que os 10% restantes foram feitos após analisar os resultados dos exames complementares solicitados.
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    Cartilha da gestante indígena Xerente
    (Follia Comunicação Ltda) Dias, Lorrany Alves ; Quaresma, Fernando Rodrigues Peixoto ; Jamas, Milena Temer
    Esta cartilha é um produto de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós­graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu, aluna Lorrany Alves Dias, orientada pela Prof\ D􀀆. Milena Temer Jamas (UNESP) e pelo Prof. Dr. Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma (UFT). O projeto é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Botucatu, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). A Cartilha da Gestante Indígena Xerente tem o objetivo de favorecer o vínculo e a comunicação entre as indígenas gestantes e os profissionais da área de Saúde do Polo Base Indígena de Tocantínia-TO. Espera-se que seja uma ferramenta de informações para auxiliar as mulheres que desejam engravidar, as gestantes e seus parceiros na promoção da saúde materno-infantil.
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    Faculdade de Medicina de Botucatu: 60 anos em 60 depoimentos
    (NADA.Studio Criativo) Morais, Martha Martins de (Org.) ; Lima, Maria Cristina Pereira (Org.)
    Esta publicação celebra e marca os 60 anos da FMB) apresentando relatos que narram a história da instituição do ponto de vista pessoal de cada personagem. Durante a preparação e execução da obra) foram selecionados alguns temas importantes na trajetória da faculdade) principalmente relacionados aos criadores) sonhadores e lutadores que a edificaram e hoje fazem parte de sua sólida base. Os depoimentos emocionantes são de mulheres e homens que dedicaram suas vidas) superaram crises) venceram a ditadura e até mesmo enfrentaram uma trágica pandemia para construir um centro de excelência no ensino) pesquisa e extensão) focado na saúde pública e no atendimento à população. Este livro é fruto do trabalho de diversas mentes) mãos e corações. São 60 histórias) uma para cada ano de vida desta faculdade. Docentes) discentes e técnico-administrativos compartilham lembranças) emoções e trechos de suas vidas que se encontram na encruzilhada da FMB.
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    Protocolo de acupuntura auricular para o transtorno mental comum
    (FMB-UNESP, Departamento de Enfermagem, 2023) Calvacante, Jaciane Araújo ; Guilherme Corrêa, Barbosa ; Domingos, Thiago da Silva ; Oliveira, Domingos de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este protocolo foi criado com o objetivo de ampliar a resolutividade no atendimento do Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Universidade Federal do Tocantins, e consolidar as pesquisas científicas que dão subsídios as essas ações de enfermagem. Aqui temos um instrumento potente para a implementação da prática de auriculoterapia e deve funcionar como material de consulta no dia a dia dos profissionais, docentes e discentes do serviço. O presente documento, é resultado oriundo do doutorado profissional em Enfermagem gerado para produzir melhorias nos serviços de saúde, e melhorar a execução das ações de enfermagem. podendo ser modificado conforme as necessidades do local ao qual for implantado, considerando as características da região. O uso de protocolos aprimora a assistência em saúde, favorece o uso de práticas cientificas, estabelece as ações a serem realizadas e são instrumentos legais construídos com base em evidências, oferecendo as melhores opções disponíveis para o cuidado. Implantar um protocolo de atendimento de acupuntura auricular é garantir r à comunidade acadêmica conhecimento aprofundado sobre o tema com vivência prática e à comunidade externa acesso ao atendimento, proporcionando a integralidade da atenção à saúde do indivíduo.
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    Ectopic Varices in Liver Cirrhosis
    (2020-01-01) Lima, Talles Bazeia ; Romeiro, Fernando Gomes ; Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Large portosystemic venous collaterals pathways can be found in any part of the gastrointestinal tract, but when these veins are not in the gastroesophageal region they are denominated ectopic varices (EcV). In addition, dilated veins in the abdominal wall and retroperitoneum are also classified as EcV. These veins can cause up to 5% of all variceal bleeding in patients with liver cirrhosis and even more in extrahepatic portal hypertension. When compared with esophageal varices, EcV tend to be larger, leading to significant hemorrhage and requiring more time to find the bleeding source during the endoscopic approach. Despite the advances in diagnostic modalities, the management of EcV is still under debate, requiring skilled doctors on a multidisciplinary team. The initial clinical support for treating gastroesophageal variceal hemorrhage can be extrapolated to EcV bleeding. EcV sites, stigmata of high risk of bleeding, hemodynamic profile, local expertise and resources, the patient’s conditions, and underlying diseases can influence the indication of the therapeutic modality. Endoscopic interventions, such as injection of thrombin, cyanoacrylate, sclerotherapy, and rubber band ligation, should be attempted before radiologic or surgical interventions.
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    Relatório de gestão (2019-2023): uma FMB focada nas pessoas
    (NEAD.TIS / STAEPE-FMB, 2023) Lima, Maria Cristina Pereira ; Caramori, Jacqueline Costa Teixeira ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este volume apresenta uma síntese das ações realizadas pela nossa gestão, no período 2019-2023. Ele busca resgatar as ações desenvolvidas por diversos atores institucionais e foi organizado de acordo com as atividades fins da Universidade, ensino, pesquisa e extensão, mas também dando espaço para seções, departamentos e instituições parceiras.
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    Estratégia para uma carreira médica de sucesso
    (FMB-UNESP, 2023) Sartorão Filho, Carlos Izaias ; Sartorão, Ana Luísa Varrone ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O presente estudo tem como principal intenção – através de levantamento realizado em sala de aula, com alunos de medicina – destacar condutas importantes a serem adotadas em um atendimento médico. Destaca com precisão procedimentos imprecindíveis que tornam o ritual da consulta acolhedor e relevante para o paciente. Além disso, aponta conselhos referentes a conduta e comportamentos que devem ser observados pelo profissional médico. O uso das ilustrações após cada sentença proporciona ao leitor reflexões impactantes sobre o tema.
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    Semiologia dermatológica
    (2023) Abbade, Luciana Patricia Fernandes ; Sampaio, Natalie Carlos Ferreira Mello ; Estella, Pedro Coltro ; Miola, Anna Carolina ; Haddad, Gabriela Roncada ; Miot, Hélio Amante ; Schmitt, Juliano Vilaverde ; Silvares, Maria Regina Cavariani ; Marques, Silvio Alencar ; Haddad Junior, Vidal ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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    Células-tronco mesenquimais e exossomos: origem, aplicação e desafios
    (Seven Events, 2022) Lima, Estela de Oliveira ; Moraes, Larissa Silva Zambrana ; Oliveira, Rafael Guilen de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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    LCB-UNESP – Apostila extensão : câncer de estômago
    (Liga do Câncer de Botucatu/UNESP, 2021) Chiarotti, Amanda de Moraes Mamede ; ; Januario, Bianca Lucia ; ; ; ; Salvador, Gabrielle Silva ; Souza, Jéssica Luri Hisano de ; Müller, João Victor Costa ; ; ; ; ; ; Soares, Rafael Abbud ; ; ; Reis, Patrícia Pintor dos ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Apostila criada para o projeto de extensão da Liga do Câncer de Botucatu e realizada pela coordenação de 2021. Os temas foram levantados pelos ligantes, os quais tiveram que selecionar as perguntas mais pertinentes à comunidade. A coordenação recebeu tais perguntas e realizou uma triagem e a elaboração da apostila. Cada capítulo apresenta uma seleção de perguntas e de respostas referente ao seu tema. As respostas que estão contidas nesta apostila foram resultado de pesquisas realizadas pelos ligantes e pela coordenação. Todo material será usado para divulgação de conteúdo nas redes sociais da Liga do Câncer de Botucatu e encaminhado à comunidade por meio destas e pelos ligantes, que também receberão o material.
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    Doença cística congênita dos pulmões : cenário nacional, revisão da literatura, guia pictográfico
    (UNESP/Faculdade de Medicina de Botucatu, 2021) Cataneo, Antonio José Maria ; Cataneo, Daniele Cristina ; Lima, Rodrigo Pires de Souza ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (HC- FMB-UNESP) é um serviço de referência nacional e vem tratando há 45 anos as doenças congênitas dos pulmões diag- nosticadas em nosso hospital ou encaminhadas de diversas regiões do Brasil1. As malformações congênitas pulmonares representam um grupo de doenças com importante impacto na mor- talidade de fetos, neonatos e lactentes, todavia são ainda pouco conhecidas e, portanto, subdiagnosticadas em nosso país. Por essa razão, nos propusemos a inicialmente apresentar as estatísticas brasileiras do DATASUS de acordo com os registros do Capítulo XVII do CID-10 (Código Internacional de Doenças) que versa sobre malformações congêni- tas (Q00 a Q99), com ênfase às respiratórias (Q30 a Q34) e especificamente o Q33 (Malformações Congênitas dos Pul- mões) e posteriormente conduzir uma revisão sobre o diagnóstico e manejo de cada uma das doenças em particular.
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    Movimento 24 de maio: a luta estudantil pela ampliação das faculdades de Medicina
    (Centro de Memória/Faculdade de Medicina de Botucatu -UNESP, 2021) Morais, Martha Martins de (Org.) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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    Paracoccidioidomycosis
    (2018-01-01) Franco, Marcello ; da Silva Lacaz, Carlos ; Restrepo-Moreno, Angela ; Del Negro, Gildo ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade de São Paulo (USP) ; Hospital Pablo Tobón Uribe
    Paracoccidioidomycosis continues to be a serious health problem among rural workers in many Latin American countries. This deep mycosis has many similarities to other deep mycoses that affect the developed world. Furthermore, P. brasiliensis is becoming an excellent tool for basic studies (e.g., dimorphism, hormone-mediated host interactions, ecology). Paracoccidioidomycosis is an important publication with 30 chapters covering every aspect of the disease from its etiological agent, P. brasiliensis, to the clinical manifestations and treatment. The chapters are written by 45 specialists, each one a leading figure in his or her area of research. This reference is the first of its kind to be written in English. The book is a valuable addition to the reference collections of basic researchers and applied mycologists, as well as clinicians and others working with infectious and tropical diseases. It can also be used for courses on medical mycology.
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    A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos
    (Cultura Acadêmica, 2015) Villardi, Marina Lemos ; Cyrino, Eliana Goldfarb ; Berbel, Neusi Aparecida Navas ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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    Profissionais de saúde como professores: tensões e potências nas práticas de ensino na atensão primária à saúde
    (Cultura Acadêmica, 2014) Cyrino, Eliana Goldfarb ; Pinto, Tiago Rocha ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Os autores têm aqui o objetivo de analisar as tensões e entraves na consolidação e operacionalização das atividades de ensino e aprendizagem vivenciadas na interação entre estudantes de graduação da área de saúde e os trabalhadores dos serviços de atenção primária da saúde. Participantes e formuladores de programas de integração entre a universidade e os serviços de saúde, eles fazem a análise levando em conta que desde 2001 o governo federal vem formulando programas que visam ampliar e qualificar a atenção primária à saúde e contribuir para a fixação de profissionais da área em locais remotos e de maior vulnerabilidade social. Em 2014, a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina estabeleceu que o mínimo de 30% da carga horária prevista para o internato médico da graduação será desenvolvido na Atenção Básica e em Serviço de Urgência e Emergência do SUS. Com isso, as instituições de ensino superior passaram a reorganizar seus currículos, buscando expandir o ensino naqueles campos e vista favorecer o contato dos alunos com a comunidade em que atuará. Segundo os autores, no entanto, a relação entre a universidade e os serviços de saúde na realização de atividades de cunho pedagógico de forma sistematizada tem provocado tensões. Os motivos são vários, incluindo fatores como a escassez de recursos na comunidade, infraestrutura inadequada das unidades básicas, alta rotatividade de profissionais e a falta de compreensão de gestores sobre a necessidade de educação permanente dos profissionais como forma essencial para qualificação do serviço. O estudo se baseou em pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com profissionais de diferentes categorias profissionais e de diferentes serviços da área de atenção primária à saúde do município de Botucatu (SP) que atuam diretamente com os alunos.
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    O estetoscópio e o caderno: narrativas da vivência clínica de estudantes de medicina
    (Cultura Acadêmica, 2013) Godoy, Daniele Cristina ; Cyrino,Antonio de Padua P ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Um trabalho de campo, este livro é parte do projeto Integração Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade na Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp: construindo novas práticas de formação e pesquisa. Integrado por pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação, o projeto está no bojo de um movimento maior - de alcance internacional -, voltado à mudança no sistema de graduação na área da saúde. Os autores debruçam-se principalmente sobre os aspectos práticos e humanos do processo de ensino-aprendizagem, levantando como se dá, no ensino superior da área de saúde, o compromisso com a integralidade dos cuidados médicos, a aproximação entre academia e serviço e entre a saúde e a educação, dentro de primados éticos, estéticos e políticos. As narrativas dos alunos do terceiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp analisadas no livro foram elaboradas num contexto pedagógico em que eles tiveram a oportunidade de acompanhar um mesmo paciente ao longo de até quatro meses, vivência rara nas escolas médicas. Muitas dessas narrativas expressam a intensidade do encontro com o paciente, as dificuldades para lidar com pacientes difíceis (outro tema negligenciado na formação médica), a alegria do bom encontro, o sentimento de impotência diante das mazelas sociais e dos claros limites da medicina, como o de lidar com demandas situadas na fronteira entre os problemas da vida e a patologia, e que por isso nem sempre podem ser claramente configuradas e diagnosticadas