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Publicação:
Estudo da descarbonetação do aço 9254 utilizado na fabricação de molas helicoidais

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Orientador

Hein, Luis Rogerio de Oliveira

Coorientador

Ferreira, Camila de Brito

Pós-graduação

Curso de graduação

Guaratinguetá - FEG - Engenharia de Materiais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Existem muitas aplicações em engenharia onde são requeridos materiais que apresentem boas propriedades mecânicas, tais como, resistência mecânica, alto limite de escoamento, dureza, aliado ao atendimento às necessidades do cliente. Na indústria automotiva, todos os componentes são projetados de modo a pensar na performance do veículo e na segurança dos passageiros. Um desses componentes são as molas helicoidais, que possuem a função, na suspensão, de absorver os impactos causados pelas irregularidades do piso, suportar o peso e conferir a altura do veículo. O aço empregado na fabricação dessas molas é o SAE 9254, que apresenta em sua composição altos teores de Si e Cr, que conferem ao material as propriedades necessárias para o seu melhor desempenho, porém, o alto teor de Si e Cr favorece a descarbonetação prejudicando dentro outras propriedades mecânicas, a dureza superficial. Este trabalho teve como objetivo avaliar como a descarbonetação afeta a qualidade e o desempenho do aço SAE 9254. O material de estudo foi o fio máquina de bitola de 13 mm. Alinhado com os parâmetros de processo relevantes para a formação da descarbonetação, foi realizado a análise da composição química, caracterização microestrutural, caracterização da descarbonetação e ensaio de dureza, de modo a relacionar o tipo de descarbonetação encontrada com os valores de dureza obtidos em três ordens de produção (OP) diferentes. Os testes indicaram que a temperatura de aquecimento e o tempo de permanência da peça na temperatura afetam a descarbonetação.

Resumo (inglês)

Theeres are many engineering applications that materials with good mechanical properties are required, such as mechanical strength, high yield strength, hardness and comply with customer’s needs. Regarding the automotive industry, all components are designed aiming vehicle performance and passenger safety. One of these components are the helical springs that have the functionof absorbing the impacts caused by the irregularities of the floor, supporting the weight and checking the height of the vehicle. The steel used in the manufacture of these springs is SAE 9254 that has high levels of Si and Cr in its composition ensuring the necessary properties for its best performance. However, the high content of Si and Cr favors decarburization, harming r the mechanical properties, as hardness. This work aimed to evaluate how decarburization affects the quality and performance of SAE 9254 steel. The material studied was awire rod with 13mm of diameter. Studying the relevant process parameters for the formation of decarburization, it were analyzed the chemical composition, the microstructural characterization, the characterization of decarburization and hardness test in order to relate the type of decarburization founded with the hardness values obtained in differents production order (OP). Tests indicated that the heating temperature and the length of time the piece remains at temperature affect decarburization.

Descrição

Palavras-chave

Aço SAE 9254, Descarbonetação, Molas helicoidais, Aço-tratamento térmico, Processo de endurecimento superficial, Molas (Mecanismo), SAE 9254 steel, Decarburization, Helical springs

Idioma

Português

Como citar

TOLEDO, Katherine Matos de. Estudo da descarbonetação do aço SAE 9254 utilizado na fabricação e molas helicoidais. 2023. 42 f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Faculdade de Engenharia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2023.

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