Publicação: Percepções de jovens universitários da região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte sobre o nexo energia-água-alimento como base para a educação para a sustentabilidade no ensino superior
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Data
Autores
Orientador
Delamaro, Maurício César 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Engenharia de Produção Mecânica - FEG
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A sustentabilidade, o desenvolvimento sustentável e a educação para a sustentabilidade são conceitos conectados entre si. O nexo água-energia-alimento é uma abordagem no campo da sustentabilidade que enfatiza as cadeias de interdependência e contingenciamentos desses elementos. Ambos os conceitos estão se tornando a cada dia mais relevantes e diante disso as instituições de ensino, principalmente as de ensino superior, buscam incluir estes conhecimentos aos seus cursos. Logo percebe-se que para que haja sucesso na integralização desta temática, nas instituições de ensino existentes, é necessário analisar e desvendar quais as melhores formas de se abordar informações sobre o nexo e comportamentos sustentáveis. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo a identificação de questões e pontos relevantes para a melhoria da educação para a sustentabilidade no ensino superior de graduação, a partir da análise combinada dos resultados de pesquisa a respeito das percepções, experiências e participação dos jovens universitários em relação ao nexo água-energia-alimento, realizada na região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte do estado de São Paulo. Para o atingimento deste objetivo foi realizada uma análise combinada de dados derivados de um questionário tipo survey, de pesquisas documentais dos projetos políticos pedagógicos dos cursos da região e pesquisas bibliográficas. Para o tratamento dos dados quantitativos foram utilizados os softwares Sphinx e Excel, além de ferramentas estatísticas consagradas, tais como a distribuições de frequências, testes de independência, comparação de proporções e coeficiente v de cramer. Este trabalho permitiu o estudo do contexto em que se dá a educação para a sustentabilidade no ensino superior de graduação, levando em consideração as percepções dos alunos e as informações das próprias instituições de ensino superior presentes na região do vale do paraíba. Verificou-se que os jovens universitários têm a percepção de que seus conhecimentos a respeito de questões e assuntos relacionados aos elementos do nexo são baixos ou suficientes. Verificou-se também que os cursos dão baixa ênfase à educação para a sustentabilidade.
Resumo (inglês)
Sustainability, sustainable development, and education for sustainability are connected concepts. The water-energy-food nexus is an approach in the field of sustainability that emphasizes the interdependence chains and contingencies of these elements. Both concepts are becoming more and more relevant and, as a result, educational institutions, especially higher education institutions, are trying to include this knowledge in their courses. Therefore, it can be seen that, in order to be successful in integrating this theme in existing educational institutions, it is necessary to analyze and discover the best methods of approaching information about the nexus and sustainable behaviors. In this context, this work had as objective the identification of relevant issues and points for the improvement of education for sustainability in undergraduate higher education, from the combined analysis of the results of a research about the perceptions, experiences and participation of young university students in relation to the water-energy-food nexus, carried out in the metropolitan region of the vale do paraíba and north coast of the state of São Paulo. To achieve this objective, a combined analysis of data derived from a survey questionnaire, documentary research of the political-pedagogical projects of the courses in the region, and bibliographic research was carried out. For the treatment of the quantitative data, the Sphinx and Excel software’s were used, as well as established statistical tools, such as frequency distributions, independence tests, comparison of proportions and cramer's v coefficient. This work allowed the study of the context in which education for sustainability takes place in undergraduate higher education, taking into account the perceptions of the students and the information from the higher education institutions present in the vale do paraíba region. It was verified that young university students have the perception that their knowledge about issues and subjects related to the elements of the nexus is low or sufficient. It was also found that courses give little emphasis to education for sustainability.
Descrição
Palavras-chave
Nexo água-energia-alimento, Educação para a Sustentabilidade no ensino superior, Análise combinada, Water-energy-food nexus, Education for sustainability in higher education, Combined analysis, Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, Educação e meio ambiente
Idioma
Português