Publicação: Formação de professores e desenvolvimento de projetos curriculares: leitura e escrita de textos literários
dc.contributor.author | França, Adriana Locatelli | |
dc.contributor.author | Parisotto, Ana Luzia Videira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Secretaria de Educação do Estado de São Paulo | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:20Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:20Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Apresenta-se, neste texto, o relato do desenvolvimento de um projeto realizado em uma escola pública de Educação Básica (ciclos II e III do ensino fundamental e ensino médio) no município de Presidente Prudente/SP. O projeto envolveu dois professores, dois gestores, dez alunos do Ensino Fundamental e sete alunos do Ensino Médio e foi desenvolvido em aproximadamente dois meses (setembro e outubro de 2013) abrangendo o ensino da Língua Portuguesa, a apreciação e compreensão de textos literários e a produção de textos através do desenvolvimento de oito oficinas. Assim, o presente relato busca mostrar como o trabalho através de projetos consegue atrair o aluno e ampliar sua participação nas atividades resultando em transformações na realidade escolar. Mostra ainda como a parceria entre a equipe gestora e o corpo docente pode contribuir no processo de formação e facilitar o trabalho com o desenvolvimento de projetos. Palavras-chave: Formação docente, produção textual, literatura de cordel. | pt |
dc.description.affiliation | Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 3980-3987 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3980-3987 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-3980-3987.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141759 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Formação de professores e desenvolvimento de projetos curriculares: leitura e escrita de textos literários | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7961313550477392[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-9786-745X[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-3980-3987.pdf
- Tamanho:
- 521.92 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format