A transversalidade entre a cultura e a educação e a sua contribuição para o pensamento crítico: o IORM e o seu impacto como promotor de política cultural
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Data
Autores
Orientador
Santos, Jonas Rafael dos 

Coorientador
Pós-graduação
Planejamento e Análise de Políticas Públicas - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O estudo tem como objetivo analisar as percepções das adolescentes atendidas pelo Projeto, bem como o seu impacto no desenvolvimento do pensamento crítico e na transformação social dessas jovens. Para isso, serão realizadas diversas etapas metodológicas, incluindo a apresentação do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM), uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas, tendo como foco as adolescentes, suas famílias, profissionais da instituição e ex-alunas. Além disso, será conduzida uma análise documental da instituição, com intuito de explorar seus registros oficiais, diretrizes e práticas institucionais relevantes ao objeto da pesquisa. O trabalho também envolverá uma pesquisa biblográfica, voltada à contextualização das inter-relações entre a educação e cultura, partindo do princípio que ambas as esferas se complementam e articulam em múltiplas dimensões, exercendo influencia nos processos de formação social, cidadã e identitária dos sujeitos Essa discussão será conduzida em diálogo com a Lei nº 8.313/91, conhecida como Lei Rouanet. Por fim, será elaborada uma reflexão sobre o perfil dos atendidos e suas famílias contextualizando com os municípios que constituíram o foco da pesquisa: Ipuã e Guaíra. Sendo assim, o presente estudo terá como resultado esperado a contribuição para um maior entendimento sobre a importância das ações de cultura na vida dos indivíduos, constituindo-se como ferramenta fundamental para fomentar a discussão acerca da importância de maior investimento, planejamento e monitoramento das políticas públicas culturais nos municípios.
Resumo (inglês)
This study aims to analyze the perceptions of the adolescent girls participating in the Project, as well as its impact on the development of critical thinking and the social transformation of these young women. To achieve this, several methodological steps will be undertaken, including the presentation of the Oswaldo Ribeiro de Mendonça Institute (IORM), and field research through semi-structured interviews with adolescents, their families, institutional professionals, and former students. In addition, a documentary analysis of the institution will be conducted, aiming to explore its official records, guidelines, and institutional practices relevant to the subject of the research. The study will also include a literature review to contextualize the interrelationship between education and culture, based on the premise that these two spheres complement and intersect across multiple dimensions, influencing the processes of social, civic, and identity formation. This discussion will be developed in dialogue with Law No. 8.313/91, known as the Rouanet Law. Finally, a reflection will be conducted on the participants and their families, situated within the specific context of the municipalities that are the focus of this research: Ipuã and Guaíra. The expected outcome of this study is to contribute to a deeper understanding of the importance of cultural initiatives in individuals’ lives, positioning them as fundamental tools for promoting dialogue on the need for greater investment in, planning of, and oversight of municipal cultural public policies.
Descrição
Palavras-chave
Cultura, Educação, Políticas Culturais, Pensamento Crítico
Idioma
Português
Citação
KAMIMURA, Ligia Aparecida. A transversalidade entre a cultura e a educação e a sua contribuição para o pensamento crítico: o IORM e o seu impacto como promotor de política cultural. Orientador: Jonas Rafael dos Santos, 2025. 172 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2025.

