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Publicação:
A crítica de Theodor W. Adorno ao tédio: homem e cultura danificados

dc.contributor.advisorOliveira, Robespierre de [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Felipe Resende da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:26:19Z
dc.date.available2014-06-11T19:26:19Z
dc.date.issued2013-10-04
dc.description.abstractAo longo de seus últimos trinta anos de vida, Theodor Adorno nunca deixou de pensar sobre o problema do tédio. Para ele, lançar os olhos sobre esse fenômeno significa realizar um diagnóstico do estado geral da cultura onde o trabalho, o tempo livre e os objetos culturais se desviam do caminho emancipatório do homem. A perda do teor ético dessas três instâncias acarreta em deformações crônicas sobre os indivíduos, a negar-lhes principalmente um sentido para a própria existência e a capacidade de realizarem experiências (Erfahrungen). Põe-se, assim, a ideia de progresso em xeque. Na medida em que em uma sociedade portadora de todos os elementos necessários para a emancipação humana toma o caminho oposto a esta, ela passa a desumanizar os indivíduos das mais variadas maneiras. Adorno, ao manifestar preocupação com o problema do tédio, aponta para uma mal resolvida dialética do progresso, no sentido da auto-realização humana estar sendo obstruída pelo processo de integração socialpt
dc.description.abstractOver the last thirty years of his life, Theodor Adorno never stopped thinking about the problem of boredom. For him, to glance over this phenomenon means to perform a diagnosis of the general state of culture, where work, the free time and the cultural objects deviate from man’s emancipatory path. The loss of the ethical content of these three instances leads to chronic deformations on individuals, denying them mainly a meaning for their very existence and the ability of realizing experiences (Erfahrungen). Puts up, therefore, the idea of progress in check. Insofar as in a society that offers all the necessary elements for human emancipation takes the opposite way, it starts to dehumanize individuals in many different ways. Adorno, while manifesting concern about the problem of boredom, points to an unresolved dialectic of progress in the sense of human self-realization being blocked by the process of social integrationen
dc.format.extent151 f. : il.
dc.identifier.aleph000732270
dc.identifier.capes33004110041P1
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Resende da. A crítica de Theodor W. Adorno ao tédio: homem e cultura danificados. 2013. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2013.
dc.identifier.filesilva_fr_me_mar.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/93145
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAdorno, Theodor w., 1903-1969pt
dc.subjectTediopt
dc.subjectAlienação (Filosofia)pt
dc.subjectIndustria culturalpt
dc.titleA crítica de Theodor W. Adorno ao tédio: homem e cultura danificadospt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramFilosofia - FFCpt
unesp.knowledgeAreaHistória da filosofia, ética e filosofia políticapt
unesp.researchAreaÉtica e Filosofia Políticapt

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