Logotipo do repositório
 

Publicação:
Expedientes da dramaturgia de uma atriz: princípios da Antropologia Teatral num espetáculo solo sob direção de Julia Varley

dc.contributor.advisorRomano, Lúcia Regina Vieira [UNESP]
dc.contributor.authorNunes, Marilyn Clara [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-06-09T14:07:32Z
dc.date.available2022-06-09T14:07:32Z
dc.date.issued2022-05-20
dc.description.abstractAtravés do compartilhamento dos expedientes do processo de montagem do espetáculo solo, “O pesadelo da borboleta”, criado por esta autora e dirigido por Julia Varley (Odin Teatret), numa coprodução entre o Oposto Teatro Laboratório e o Nordisk Teaterlaboratorium, aborda-se os desdobramentos da tradição teatral pautada nos pressupostos da Antropologia Teatral, na prática e pedagogia do grupo Odin Teatret, destacando a criação a partir da “dramaturgia [da atriz e] do ator” (BARBA, 2010). Estudos sobre drama, ação, partitura, subpartitura e improvisação são apresentados, numa perspectiva histórica que culmina no referido grupo. Ganham foco diversos procedimentos para o levantamento de materiais cênicos, composição de cenas e tratamento do cenário, figurino, adereços, texto e iluminação, sempre em relação com as ações da atriz e do ator. Discute-se a criação individual e a criação em conjunto para a elaboração dos materiais e sua organização cênica, em modalidades de trabalho nas quais todos(as) contribuem para a expansão do vocabulário expressivo da atriz, num processo pedagógico conduzido pela diretora. O estudo também aborda o encontro com uma das referências primárias do Odin Teatret, o teatro clássico indiano, por meio de uma pesquisa in loco na Índia, onde a atriz estudou as práticas do Kudiyattam, encontrando ali uma matriz da expressividade atoral importante para a criação autônoma da atriz e do ator também no teatro euro-ocidental. A discussão dos aspectos técnicos e de linguagem dessa matriz permite revisitar os princípios da Antropologia Teatral e sua base intercultural, observando sua aplicabilidade no espetáculo já montado, bem como refletir sobre outros modos de configuração do vocabulário expressivo do(a) intérprete de teatro, que leva ao alargamento do conceito de dramaturgia da atriz e do ator.pt
dc.description.abstractThrough the sharing of the expedients of the montage process of the solo performance "The butterfly’s nightmare", created by this author and directed by Julia Varley (Odin Teatret), in a co-production between Oposto Teatro Laboratório and Nordisk Teaterlaboratorium, it approaches the unfoldings of the theatrical tradition based on the assumptions of Theatre Anthropology and the practice and pedagogy of Odin Teatret group, highlighting the creation based on the "dramaturgy of [the actress and] the actor" (BARBA, 2010). Studies on drama, action, score, sub-score and improvisation are presented in a historical perspective that culminates in the mentioned group. Several procedures for the survey of scenic materials, scene composition and handling of scenery, costumes, props, text and lighting are focused, always in relation to the actions of the actress and the actor. It discusses the individual creation and the creation in a set on to the elaboration of the materials and their scenic organization, in working modalities in which everyone contributes to the expansion of the expressive vocabulary of the actress, in a pedagogical process conducted by the director. The study also addresses the encounter with one of Odin Teatret's primary references, the Indian classical theater, through an in loco research in India, where the actress studied the Kudiyattam practices, finding there a matrix of the actor's expressiveness which is important for the autonomous creation of the actress and the actor also in the Euro-Western theater. The discussion of the technical and language aspects of this matrix allows us to revisit the principles of Theatre Anthropology and its intercultural basis, observing its applicability in the spectacle already staged, as well as to reflect on other ways of configuring the expressive vocabulary of the theater performer, which leads to the enlargement of the concept of actress and the actor’s dramaturgy.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId88882.429628/2019-01
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235101
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDramaturgia da atriz e do atorpt
dc.subjectPedagogia da interpretaçãopt
dc.subjectAntropologia Teatralpt
dc.subjectCriação de espetáculo solopt
dc.subjectKudiyattampt
dc.subjectActress and the actor’s dramaturgyen
dc.subjectActing pedagogyen
dc.subjectTheatre Anthropologyen
dc.subjectSolo performance creationen
dc.subjectKudiyattamen
dc.titleExpedientes da dramaturgia de uma atriz: princípios da Antropologia Teatral num espetáculo solo sob direção de Julia Varleypt
dc.title.alternativeExpedients of an actress’s dramaturgy: principles of Theatre Anthropology on a solo performance directed by Julia Varleyen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstética e poéticas cênicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nunes_mc_dr_ia.pdf
Tamanho:
9.75 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: