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  • ItemTese de doutorado
    Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-05) Rocha J., Atilio Goltardo da ; Nogueira, Gisela Gomes Pupo
    O objetivo desta tese é analisar a confluência e a relação existentes entre a música de cena, particularmente mas não só a ópera, e a guitarra. Nossas principais referências foram, no período barroco, os trabalhos de EISENHARDT 2015 e PAGE 2017, e no século XX o trabalho de WEISS 2013. Desde os princípios da história da ópera temos guitarras inseridas em obras deste repertório de maneira curiosamente frequente, e uma vez que este instrumento não é comumente parte integrante da orquestra sinfônica, viemos através deste estudo buscar possíveis significações desta relação. O estudo foi feito separando as aparições do instrumento em três categorias que refletem as maneiras como o instrumento foi representado nas obras de cada um dos três períodos estudados: a guitarra cênica no período barroco, guitarra tipo nos períodos clássico e romântico e guitarra protagonista no século XX. Também escolhemos uma obra representativa de cada período\categoria para uma análise aprofundada, e em seguida apresentamos as demais obras em quadros para uma entabulação sistemática e análise dos dados depreendidos.
  • ItemTese de doutorado
    Choro hodierno: hibridação e transgressividade no desenvolvimento da voz artística
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Pompeo, Samuel André ; Lima, Sonia Regina Albano de ; Dalagna, Gilvano ; Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro ; Universidade de Aveiro
    O presente documento de tese descreve um trabalho de investigação artística centrado no Choro, uma prática musical que emergiu no Brasil no final do século XIX. Durante os últimos 10 anos estive envolvido ativamente com o choro e pude vivenciar, de forma direta, uma excessiva inflexibilidade e estagnação entre os Chorões. Tais características não só dificultam o surgimento de novas abordagens interpretativas como, ao mesmo tempo, limitam o desenvolvimento da Voz Artística dos músicos inseridos neste contexto. Neste trabalho proponho um modelo exploratório que articula a noção de Transgressividade e Hibridação no desenvolvimento da Voz Artística, elucidando como a intersecção destes conceitos pode contribuir para a singularidade da expressividade musical no âmbito do Choro. O trabalho experimental feito com base neste modelo deu origem a uma modalidade híbrida de Choro, aqui designada “Choro hodierno”, que articula diferentes práticas que foram fundamentais na consolidação da minha própria Voz Artística, nomeadamente: música de concerto de matriz ocidental, jazz e Choro. O trabalho experimental, realizado em conjunto com o Samuel Pompeo Quinteto, culminou em três arranjos e duas composições próprias feitas a partir do modelo exploratório aqui descrito. Cada uma destas criações é clarificada, utilizando uma escrita narrativa, à luz dos seguintes aspectos: (i) Exploração da subjetividade e identificação de conflitos: exemplifica como minhas percepções e minhas experiências vivenciadas nesta investigação atuaram na criação das obras apresentadas nesta tese; (ii) Exploração canônica e experimentações: exemplifica como minha subjetividade atuou no fomento à ruptura dos cânones criativos-performáticos do Choro; (iii) Confluências artísticas e mediação simbólica: exemplificam como a fusão de diferentes tradições e estilos artísticos viabilizaram as novas formas de expressão e experimentação artística presentes neste documento de tese, bem como o impacto destas práticas artísticas em minha própria compreensão de minha relação com o universo artístico em questão. Os contributos aqui descritos respondem as seguintes lacunas de investigação: a falta de modelos exploratórios para a voz artística no âmbito da música instrumental e a falta de abordagens práticas que promovam um maior diálogo entre o Choro e outras práticas musicais. Espero que tais contributos estimulem uma reflexão mais aprofundada e inclusiva sobre as práticas de composição, performance e ensino do Choro entre seus praticantes.
  • ItemTese de doutorado
    Lacunas e raízes : em busca dos princípios do Teatro das Fontes de Jerzy Grotowski
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Sabino, Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha ; Monteiro, Marianna Francisca Martins
    A tese explora parte do trabalho de Jerzy Grotowski: a fase do Teatro das Fontes (1976-1982). Busca-se identificar e estudar alguns princípios e fundamentos desse trabalho, assim como experimentos e práticas nele desenvolvidos. Tais princípios podem ser entendidos tanto como as bases e motivos fundamentais que orientaram o projeto, filosófica e pragmaticamente, quanto como elementos que possibilitaram sua origem. Parte-se da premissa que, a despeito das diferentes fases de Grotowski apresentarem especificidades importantes, há uma série de diálogos e conexões entre elas. Assim, o Teatro das Fontes é visto ao mesmo tempo como um movimento de ruptura e retorno, uma releitura de elementos presentes em outras fases do artista. Para esse estudo, além da leitura de textos do próprio Grotowski, são adotadas referências de artistas, colaboradores e pesquisadores ligados a seu trabalho. Busca-se apresentar a importância do trabalho coletivo e transcultural, no qual se fazem presentes importantes vozes, como Teo Spychalski, François Kahn e Maud Robart. A pesquisa também analisa três referências fundamentais do Teatro das Fontes: as práticas dos haitianos do Saint-Soleil, a obra de Carlos Castaneda e o Evangelho de Tomé. Entre os múltiplos princípios desse trabalho de Grotowski, a questão do enfrentamento da morte, associada à relação solidão/ecologia, revela-se como tema central. Esse tema permeia e motiva a investigação e a prática de diversos elementos desenvolvidos no período, abordados ao longo da tese.
  • ItemTese de doutorado
    Pós-formance: a desconstrução da condição de presença na performance
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Suárez, Andrés Felipe Restrepo ; Leote, Rosangela da Silva
    Esta tese de doutorado tem por escopo de pesquisa a construção e a defesa do conceito pós-formance, uma nova vertente das artes visuais que diverge da performance tradicional. Pleiteia-se, no reconhecimento da pós-formance, a necessidade de categorizar certos tipos de ações que apresentam uma execução simulada e, mesmo assim, com o passar das décadas, têm conseguido se solidificar até obter uma equivalência ao princípio de procedência arquivístico da performance. Embora sejam ações que de fato nunca foram executadas, têm obtido legitimidade, validação, comercialização e inserção pelo próprio sistema da arte, alcançando lugares privilegiados na performance ocidental. Identifica-se na pós-formance a desconstrução da condição de presença, pois assume-se que, para a criação de uma ação de teor artístico, já não é necessária a fisicalidade dos corpos, a execução efetiva da ação e tão pouco a construção temporal, condições estas que antes eram inalienáveis na performance. Partindo dessa premissa, é possível pensar na pós-formance como uma nova vertente das artes de ação que vai além do corpo humano, além da presentidade do performer e, inclusive, além da execução da ação. Para a confirmação dessa hipótese, tomam-se como casos principais de estudo as obras: Action Pants: Genital Panic (1969), de VALIE EXPORT, 2. Aktion Sommer (1965), de Rudolf Schwarzkogler, Leap into the Void (1960), de Yves Klein, Para inducir al espíritu de imagen (1978), de Oscar Masotta, e Fantasia de Compensação (2004), de Rodrigo Braga, dentre outras. O período de pesquisa restringe-se ao pós-modernismo, contexto social marcado por três mudanças principais para esta tese: a desmistificação da presença física do corpo humano; o giro linguístico, que transformou o discurso em ação; a massificação dos meios de comunicação, que promoveram a virtualização, a edição e os apagamentos dos arquivos e dos acontecimentos. A defesa do conceito pós-formance sustenta-se principalmente na filosofia pós-estruturalista, especialmente no postulado por Jacques Derrida, conhecido por refletir sobre a condição de presença. Os eixos centrais da investigação abordam os conceitos de acontecimento, atos de fala performativos, desconstrução da presença, différance, efeito do hiper-real, escritura, espectralidade, "presença-ausência", mal de arquivo e simulação.
  • ItemTese de doutorado
    Três sonatas para violino e piano de Heitor Villa-Lobos: edição crítica das fontes
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-14) Cruz, Cláudio Pereira ; Marun Filho, Nahim
    As sonatas para violino e piano de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) constituem-se como obras do gênero escritas entre 1912 e 1920. É pertinente ressaltar que, nesse período de sua vida, Villa-Lobos transitou entre o romantismo tardio e o modernismo, além do nacionalismo nascente. Desse modo, após tocar e gravar as sonatas do compositor, considerando também nossa experiência na editoração de partituras e como regente, deparamo-nos com diversos erros e discrepâncias das partes do violino e do piano. Portanto, acreditamos que seja pertinente interpretar essas obras por meio de uma edição cuidadosa. Nesse sentido, a presente tese propõe contribuir com os intérpretes, professores, alunos e estudiosos da música, a partir de manuscritos obtidos no Museu Villa-Lobos e na Editora Max Eschig em Paris, com uma revisão e edição crítica.
  • ItemTese de doutorado
    Recompor entre escombros: música transtextual e a identidade reificada
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Xavier, Gabriel Fernandes ; Menezes Filho, Florivaldo
    A música transtextual, caracterizada pelo entrecruzamento de textos musicais, encontra se em ampla conexão com os processos histórico sociais que determinam o surgimento do objeto musical enquanto objeto aparentemente independente de seu contexto produtivo. Esta conexão ocorre a partir do espelhamento, expresso em determinados processos composicionais, de uma razão reificada que naturaliza as relações econômicas em enunciados objetivos. O entrecruzamento de textos musicais, então, assume a feição de uma relação abstrata entre objetos e, simultaneamente, internaliza no material musical o princípio de equivalência que guia as relações produtivas e econômicas. Agindo no sentido contrário, diversas obras expressarão criticamente este estado de coisas e, a partir de posições diferentes, colocarão em questão o estatuto reificado do objeto musical. Neste sentido, a poética transtextual oferecerá uma – entre inúmeras – respostas para esta problemática, foco principal do trabalho. Para abordar este problema, investigaremos a transformação do trabalho do músico em relação ao objeto musical sob uma ótica marxista valendo nos, principalmente, dos trabalhos de György Lukács e Isaak Rubin. Em um segundo momento, colocaremos o problema da atual crise da crítica conforme analisado por Peter Sloterdijk na obra Crítica da Razão Cínica. Os resultados desta primeira abordagem auxiliarão no entendimento de como, a partir do dialogismo linguístico, as formas ideológicas verter se iam na prática transtextual. Por fim, analisaremos quatro obras do próprio autor que expressam distintos métodos e categorias transtextuais em correlação com a crítica da reificação.
  • ItemTese de doutorado
    Música e gestão: singularidades da passagem de Camargo Guarnieri pelo Departamento de Cultura e o impacto na carreira do músico
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Leandro, Marcelo Tupinambá ; Silva, Lutero Rodrigues da
    O presente doutoramento tem por objetivo estudar as relações entre música e gestão dentro das circunstâncias da passagem do compositor, regente e professor Camargo Guarnieri (1907-1993) pelo Departamento de Cultura, na década de 1930, sob direção de Mário de Andrade (1893-1945). A proposta inclui o estudo das correspondências trocadas entre o músico e o polímata no intervalo entre os anos de 1935 e 1945 e visa contribuir para a pesquisa musicológica no sentido de acrescentar informações a respeito dos processos criativos, obras e referências relacionadas às duas personalidades enquanto atuaram juntos, naquele período, no Departamento de Cultura, em São Paulo.
  • ItemTese de doutorado
    Educação musical no espaço rural: subsídios curriculares para as Escolas do Campo
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Vieira, Márlon Souza ; Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
    A questão de pesquisa que impulsionou este trabalho ligava-se a elementos relacionados à Educação Musical no ambiente rural. Ela permitiu que se elegesse como objetivo principal encontrar subsídios para a construção de propostas pedagógicas adequadas a uma escola do campo. Os objetivos específicos, sugeriram que esses subsídios auxiliassem a estabelecer propostas curriculares na área de Música, capazes de levar a práticas pedagógico-musicais significativas, que legitimassem os saberes que emanam dos espaços rurais. Para compreender as diferentes questões acerca do objeto de estudo, utilizou-se o método qualitativo. A partir dos subsídios propostos, relatam-se as experiências vivenciadas e os resultados obtidos com estudantes de uma escola do campo. A fundamentação teórica encontrada nos estudos de Ivor F. Goodson e Tomaz Tadeu da Silva permitiram abordar aspectos diretamente relacionados ao currículo; em Boaventura de Souza Santos, encontraram-se subsídios para compreender os aspectos sociológicos ligadas a este estudo; Raymond Murray Schafer, Marisa T. de Oliveira Fonterrada e Chefa Alonso forneceram insights acerca de Ecologia Sonora, Práticas Criativas, Nomadismo e Educação Musical. Além da discussão a respeito de currículo, a pesquisa apresenta experiências realizadas na Escola Estadual Municipalizada Francisco Rodrigues Cabral – uma escola do campo localizada em Seropédica/RJ, com estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O trabalho atendeu crianças na faixa de 4 a 11 anos. Considera-se este trabalho de grande importância, pois valoriza os saberes culturalmente constituídos na ruralidade, reconhece a escola como artefato social e propõe um processo de construção de currículo para a Educação Musical, em que foram levados em conta, tanto o contexto histórico, quanto a cultura e a vida cotidiana da comunidade local. Houve, também, preocupação com o que pode ser ensinado e aprendido na escola, com especial atenção à ecologia sonora e ao pensamento criativo. Como em Educação Musical, essas temáticas ainda pertencem a um campo em desenvolvimento, considera-se essencial que sejam difundidas entre pesquisadores e educadores musicais.