São Paulo - IA - Instituto de Artes
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254503
Navegar
Submissões Recentes
ItemTese de doutorado A escrita para piano de Liduino Pitombeira e suas potenciais fases (tendências) composicionais(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-12-04) Mello, Felipe Aparecido de ; Filho, Nahim Marun ; Ferreira, Arthur Rinaldi ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nesta pesquisa proponho investigar as peculiaridades contidas na escrita musical do compositor brasileiro Liduino José Pitombeira de Oliveira (Liduino Pitombeira), mediante a análise das estruturas composicionais de cinco obras para piano solo, a saber: Suíte Russana Op.11 (1992); Sertão Central Op.84 (2004); Suíte Brasileira Op.92 (2005); Trois Monuments Op.234 (2018) e Nocturne Op. 266 (2021). A escolha destas obras se deu por suas configurações e pelo fator cronológico, abrangendo um período composicional com cerca de 30 anos (juventude, maturidade e a fase atual de produção de Pitombeira). Desse modo, intenta-se investigar as sutilezas de sua escrita por intermédio da análise estrutural e textural, na condução de perspectivas que compreendam os afetos gerados por meio de seu colorido (espectro sonoro). Atenta-se para a importância da ordem cronológica das obras em destaque, corroborando a hipótese acerca de uma possível síntese que se compõe por três fases distintas de sua produção musical. Nesse sentido, faz-se necessário considerar o emprego de paralelos com suas obras de cunho sinfônico e música de câmara, bem como outras obras tradicionais do repertório ocidental. Para tal fim, propõe-se utilizar abordagens diversas de análise musical para extrair informações que possam embasar tais particularidades, compreendendo duas frentes metodológicas principais: (1) por meio da análise tradicional (forma e estrutura) e motívica, envolvendo abordagens contidas em Schoenberg (1996, 2001, 2014), Persichetti (1961), Réti (1951), Berry (1987), Caplin (1998), Rink (2002, 2007), Almada (2010), Straus (2005) e Richard Cohn (2012) a fim de tipificar indícios que pontuem as possíveis transformações de sua escrita ao longo do tempo, além de fomentar subsídios teóricos que possam ser aplicados como ferramentas para as práticas interpretativas; (2) por meio de conceitos que envolvam a semiologia – embasada nos escritos de Jean-Jacques Nattiez (1990) –, no intuito de depurar noções que contribuam para corroborar as potenciais características indutivas (afetos) contidas no repertório para piano em foco.ItemTese de doutorado A trajetória profissional do compositor e maestro Savino De Benedictis na Cidade de São Paulo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-04-18) Silva, Valdemir Aparecido da ; Lima, Sonia Regina Albano de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp) ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A tese de doutorado que se segue é uma pesquisa bibliográfica-documental que tem como objetivo central descrever a trajetória profissional multifacetada do Maestro e Compositor Savino De Benedictis, bem como editar três composições por ele realizadas, que integram o acervo particular do tutor e neto, Sergio De Nucci, e que ainda não foram publicadas. Os objetivos específicos foram assim elencados: a) traçar o percurso pedagógico desse compositor a partir da análise de cadernos, blocos de anotações e apontamentos de planos de aula escritos pelo Maestro, na época em que atuou como professor de música; b) listar os manuscritos composicionais desse Maestro para futuras editorações; e c) registrar informações e documentos importantes relativos à vida e à trajetória profissional e pedagógica desse compositor. A justificativa principal para a elaboração desta pesquisa é a falta de um trabalho direcionado em delinear a trajetória desse músico. A tese realizada poderá, de alguma maneira, contribuir para a inclusão desse músico na historiografia da música brasileira.ItemTese de doutorado Uma abordagem sociocultural sobre os processos do ensino coletivo de percussão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-03) Schmidt, Beatriz Woeltje ; Lima, Sonia Regina Albano de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A tese retrata a complexidade do ensino coletivo de percussão realizado no Brasil diante do seu caráter multi-instrumental e da diversidade presente nos procedimentos metodológicos, tomando como cenário empírico desta investigação o ensino de percussão do Projeto Guri, nos polos da Capital e Grande São Paulo. O objetivo principal desta pesquisa consistiu em analisar os processos pedagógicos e as metodologias utilizadas pelos/as professores/as de percussão do Guri, o material didático e as práticas pedagógicas ali empregadas e as questões de ordem sociocultural envolvidas neste processo, no sentido de estender essa forma de ensino coletivo de percussão para outras instituições de ensino musical em nosso país. Os objetivos secundários foram assim classificados: traçar um escopo teórico sobre o ensino coletivo de percussão, definir o conceito de abordagem sociocultural e criar uma proposta para o ensino coletivo de percussão a partir da abordagem sociocultural, contendo exemplos práticos e estratégias metodológicas. A pesquisa configura-se como uma pesquisa-ação por estar diretamente conectada com a ação de ensino que se desenvolve no Projeto Guri, no intuito de buscar medidas cada vez mais eficazes para desenvolver essa metodologia de trabalho docente. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão de literatura e levantamento bibliográfico; aplicação de questionários e realização de entrevistas com os/as professores de percussão, supervisão pedagógica da área de Sopros e Percussão, assistentes sociais e coordenação pedagógica do programa; avaliação das metodologias para o ensino coletivo de percussão; análise do repertório, instrumentos utilizados e recursos performáticos e análise das ações voltadas para as questões socioculturais que estão agregadas a esta modalidade de ensino. Espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa possam auxiliar de alguma maneira a atuação dos/as docentes do ensino coletivo de percussão no Projeto Guri e nas demais unidades institucionais onde ele é praticado, além de elucidar em que medida o exercício dessa docência conecta-se com a possibilidade dos/as professores/as serem capazes de desempenhar uma função sociocultural efetiva, refletindo, atuando e deliberando soluções pertinentes para as questões cotidianas que ocorrem em sala de aula.ItemTese de doutorado Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-05) Rocha Jr., Atilio Goltardo da ; Nogueira, Gisela Gomes PupoO objetivo desta tese é analisar a confluência e a relação existentes entre a música de cena, particularmente mas não só a ópera, e a guitarra. Nossas principais referências foram, no período barroco, os trabalhos de EISENHARDT 2015 e PAGE 2017, e no século XX o trabalho de WEISS 2013. Desde os princípios da história da ópera temos guitarras inseridas em obras deste repertório de maneira curiosamente frequente, e uma vez que este instrumento não é comumente parte integrante da orquestra sinfônica, viemos através deste estudo buscar possíveis significações desta relação. O estudo foi feito separando as aparições do instrumento em três categorias que refletem as maneiras como o instrumento foi representado nas obras de cada um dos três períodos estudados: a guitarra cênica no período barroco, guitarra tipo nos períodos clássico e romântico e guitarra protagonista no século XX. Também escolhemos uma obra representativa de cada período\categoria para uma análise aprofundada, e em seguida apresentamos as demais obras em quadros para uma entabulação sistemática e análise dos dados depreendidos.ItemTese de doutorado Choro hodierno: hibridação e transgressividade no desenvolvimento da voz artística(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Pompeo, Samuel André ; Lima, Sonia Regina Albano de ; Dalagna, Gilvano ; Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro ; Universidade de AveiroO presente documento de tese descreve um trabalho de investigação artística centrado no Choro, uma prática musical que emergiu no Brasil no final do século XIX. Durante os últimos 10 anos estive envolvido ativamente com o choro e pude vivenciar, de forma direta, uma excessiva inflexibilidade e estagnação entre os Chorões. Tais características não só dificultam o surgimento de novas abordagens interpretativas como, ao mesmo tempo, limitam o desenvolvimento da Voz Artística dos músicos inseridos neste contexto. Neste trabalho proponho um modelo exploratório que articula a noção de Transgressividade e Hibridação no desenvolvimento da Voz Artística, elucidando como a intersecção destes conceitos pode contribuir para a singularidade da expressividade musical no âmbito do Choro. O trabalho experimental feito com base neste modelo deu origem a uma modalidade híbrida de Choro, aqui designada “Choro hodierno”, que articula diferentes práticas que foram fundamentais na consolidação da minha própria Voz Artística, nomeadamente: música de concerto de matriz ocidental, jazz e Choro. O trabalho experimental, realizado em conjunto com o Samuel Pompeo Quinteto, culminou em três arranjos e duas composições próprias feitas a partir do modelo exploratório aqui descrito. Cada uma destas criações é clarificada, utilizando uma escrita narrativa, à luz dos seguintes aspectos: (i) Exploração da subjetividade e identificação de conflitos: exemplifica como minhas percepções e minhas experiências vivenciadas nesta investigação atuaram na criação das obras apresentadas nesta tese; (ii) Exploração canônica e experimentações: exemplifica como minha subjetividade atuou no fomento à ruptura dos cânones criativos-performáticos do Choro; (iii) Confluências artísticas e mediação simbólica: exemplificam como a fusão de diferentes tradições e estilos artísticos viabilizaram as novas formas de expressão e experimentação artística presentes neste documento de tese, bem como o impacto destas práticas artísticas em minha própria compreensão de minha relação com o universo artístico em questão. Os contributos aqui descritos respondem as seguintes lacunas de investigação: a falta de modelos exploratórios para a voz artística no âmbito da música instrumental e a falta de abordagens práticas que promovam um maior diálogo entre o Choro e outras práticas musicais. Espero que tais contributos estimulem uma reflexão mais aprofundada e inclusiva sobre as práticas de composição, performance e ensino do Choro entre seus praticantes.ItemTese de doutorado Lacunas e raízes : em busca dos princípios do Teatro das Fontes de Jerzy Grotowski(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Sabino, Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha ; Monteiro, Marianna Francisca MartinsA tese explora parte do trabalho de Jerzy Grotowski: a fase do Teatro das Fontes (1976-1982). Busca-se identificar e estudar alguns princípios e fundamentos desse trabalho, assim como experimentos e práticas nele desenvolvidos. Tais princípios podem ser entendidos tanto como as bases e motivos fundamentais que orientaram o projeto, filosófica e pragmaticamente, quanto como elementos que possibilitaram sua origem. Parte-se da premissa que, a despeito das diferentes fases de Grotowski apresentarem especificidades importantes, há uma série de diálogos e conexões entre elas. Assim, o Teatro das Fontes é visto ao mesmo tempo como um movimento de ruptura e retorno, uma releitura de elementos presentes em outras fases do artista. Para esse estudo, além da leitura de textos do próprio Grotowski, são adotadas referências de artistas, colaboradores e pesquisadores ligados a seu trabalho. Busca-se apresentar a importância do trabalho coletivo e transcultural, no qual se fazem presentes importantes vozes, como Teo Spychalski, François Kahn e Maud Robart. A pesquisa também analisa três referências fundamentais do Teatro das Fontes: as práticas dos haitianos do Saint-Soleil, a obra de Carlos Castaneda e o Evangelho de Tomé. Entre os múltiplos princípios desse trabalho de Grotowski, a questão do enfrentamento da morte, associada à relação solidão/ecologia, revela-se como tema central. Esse tema permeia e motiva a investigação e a prática de diversos elementos desenvolvidos no período, abordados ao longo da tese.ItemTese de doutorado Pós-formance: a desconstrução da condição de presença na performance(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Suárez, Andrés Felipe Restrepo ; Leote, Rosangela da SilvaEsta tese de doutorado tem por escopo de pesquisa a construção e a defesa do conceito pós-formance, uma nova vertente das artes visuais que diverge da performance tradicional. Pleiteia-se, no reconhecimento da pós-formance, a necessidade de categorizar certos tipos de ações que apresentam uma execução simulada e, mesmo assim, com o passar das décadas, têm conseguido se solidificar até obter uma equivalência ao princípio de procedência arquivístico da performance. Embora sejam ações que de fato nunca foram executadas, têm obtido legitimidade, validação, comercialização e inserção pelo próprio sistema da arte, alcançando lugares privilegiados na performance ocidental. Identifica-se na pós-formance a desconstrução da condição de presença, pois assume-se que, para a criação de uma ação de teor artístico, já não é necessária a fisicalidade dos corpos, a execução efetiva da ação e tão pouco a construção temporal, condições estas que antes eram inalienáveis na performance. Partindo dessa premissa, é possível pensar na pós-formance como uma nova vertente das artes de ação que vai além do corpo humano, além da presentidade do performer e, inclusive, além da execução da ação. Para a confirmação dessa hipótese, tomam-se como casos principais de estudo as obras: Action Pants: Genital Panic (1969), de VALIE EXPORT, 2. Aktion Sommer (1965), de Rudolf Schwarzkogler, Leap into the Void (1960), de Yves Klein, Para inducir al espíritu de imagen (1978), de Oscar Masotta, e Fantasia de Compensação (2004), de Rodrigo Braga, dentre outras. O período de pesquisa restringe-se ao pós-modernismo, contexto social marcado por três mudanças principais para esta tese: a desmistificação da presença física do corpo humano; o giro linguístico, que transformou o discurso em ação; a massificação dos meios de comunicação, que promoveram a virtualização, a edição e os apagamentos dos arquivos e dos acontecimentos. A defesa do conceito pós-formance sustenta-se principalmente na filosofia pós-estruturalista, especialmente no postulado por Jacques Derrida, conhecido por refletir sobre a condição de presença. Os eixos centrais da investigação abordam os conceitos de acontecimento, atos de fala performativos, desconstrução da presença, différance, efeito do hiper-real, escritura, espectralidade, "presença-ausência", mal de arquivo e simulação.ItemTese de doutorado Três sonatas para violino e piano de Heitor Villa-Lobos: edição crítica das fontes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-14) Cruz, Cláudio Pereira ; Marun Filho, NahimAs sonatas para violino e piano de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) constituem-se como obras do gênero escritas entre 1912 e 1920. É pertinente ressaltar que, nesse período de sua vida, Villa-Lobos transitou entre o romantismo tardio e o modernismo, além do nacionalismo nascente. Desse modo, após tocar e gravar as sonatas do compositor, considerando também nossa experiência na editoração de partituras e como regente, deparamo-nos com diversos erros e discrepâncias das partes do violino e do piano. Portanto, acreditamos que seja pertinente interpretar essas obras por meio de uma edição cuidadosa. Nesse sentido, a presente tese propõe contribuir com os intérpretes, professores, alunos e estudiosos da música, a partir de manuscritos obtidos no Museu Villa-Lobos e na Editora Max Eschig em Paris, com uma revisão e edição crítica.ItemTese de doutorado Recompor entre escombros: música transtextual e a identidade reificada(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Xavier, Gabriel Fernandes ; Menezes Filho, FlorivaldoA música transtextual, caracterizada pelo entrecruzamento de textos musicais, encontra se em ampla conexão com os processos histórico sociais que determinam o surgimento do objeto musical enquanto objeto aparentemente independente de seu contexto produtivo. Esta conexão ocorre a partir do espelhamento, expresso em determinados processos composicionais, de uma razão reificada que naturaliza as relações econômicas em enunciados objetivos. O entrecruzamento de textos musicais, então, assume a feição de uma relação abstrata entre objetos e, simultaneamente, internaliza no material musical o princípio de equivalência que guia as relações produtivas e econômicas. Agindo no sentido contrário, diversas obras expressarão criticamente este estado de coisas e, a partir de posições diferentes, colocarão em questão o estatuto reificado do objeto musical. Neste sentido, a poética transtextual oferecerá uma – entre inúmeras – respostas para esta problemática, foco principal do trabalho. Para abordar este problema, investigaremos a transformação do trabalho do músico em relação ao objeto musical sob uma ótica marxista valendo nos, principalmente, dos trabalhos de György Lukács e Isaak Rubin. Em um segundo momento, colocaremos o problema da atual crise da crítica conforme analisado por Peter Sloterdijk na obra Crítica da Razão Cínica. Os resultados desta primeira abordagem auxiliarão no entendimento de como, a partir do dialogismo linguístico, as formas ideológicas verter se iam na prática transtextual. Por fim, analisaremos quatro obras do próprio autor que expressam distintos métodos e categorias transtextuais em correlação com a crítica da reificação.ItemTese de doutorado Música e gestão: singularidades da passagem de Camargo Guarnieri pelo Departamento de Cultura e o impacto na carreira do músico(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Leandro, Marcelo Tupinambá ; Silva, Lutero Rodrigues daO presente doutoramento tem por objetivo estudar as relações entre música e gestão dentro das circunstâncias da passagem do compositor, regente e professor Camargo Guarnieri (1907-1993) pelo Departamento de Cultura, na década de 1930, sob direção de Mário de Andrade (1893-1945). A proposta inclui o estudo das correspondências trocadas entre o músico e o polímata no intervalo entre os anos de 1935 e 1945 e visa contribuir para a pesquisa musicológica no sentido de acrescentar informações a respeito dos processos criativos, obras e referências relacionadas às duas personalidades enquanto atuaram juntos, naquele período, no Departamento de Cultura, em São Paulo.ItemTese de doutorado Alfabeto musical, tablaturas mistas e a técnica do rasgueado: apropriações do toque flamenco na reconstrução da música para guitarra barroca(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014-03-20) Eid, Dagma Cibele ; Nogueira, Gisela Gomes PupoA pesquisa trata dos aspectos técnicos e musicais do repertório de música popular destinada à guitarra barroca, cuja totalidade ainda não foi explorada pela área acadêmica. Investigaremos como a recente historiografia da música flamenca poderá auxiliar na interpretação do rasgueado, uma vez que os livros originais não detalham a performance desta prática que está diretamente relacionada com a improvisação. Faz uma revisão bibliográfica destacando as técnicas de execução de mão direita principalmente na realização de variações rítmicas, o papel da notação musical e comenta a separação do pensamento da escola erudita e popular que resultou em dicotomias na construção da performance musical. A proposta é discutir a aproximação de práticas de tradição oral, sistematizar e conciliar as informações encontradas nas fontes primárias com as fontes secundárias, usando o acervo do século XVII e suas imprecisões notacionais como ferramenta na elaboração de uma formação musical mais abrangente, que contemple a criatividade conjugada com a leitura das tablaturas mistas e do sistema alfabeto, se apropriando de práticas preservadas pelo toque flamenco.ItemTese de doutorado Educação musical no espaço rural: subsídios curriculares para as Escolas do Campo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Vieira, Márlon Souza ; Fonterrada, Marisa Trench de OliveiraA questão de pesquisa que impulsionou este trabalho ligava-se a elementos relacionados à Educação Musical no ambiente rural. Ela permitiu que se elegesse como objetivo principal encontrar subsídios para a construção de propostas pedagógicas adequadas a uma escola do campo. Os objetivos específicos, sugeriram que esses subsídios auxiliassem a estabelecer propostas curriculares na área de Música, capazes de levar a práticas pedagógico-musicais significativas, que legitimassem os saberes que emanam dos espaços rurais. Para compreender as diferentes questões acerca do objeto de estudo, utilizou-se o método qualitativo. A partir dos subsídios propostos, relatam-se as experiências vivenciadas e os resultados obtidos com estudantes de uma escola do campo. A fundamentação teórica encontrada nos estudos de Ivor F. Goodson e Tomaz Tadeu da Silva permitiram abordar aspectos diretamente relacionados ao currículo; em Boaventura de Souza Santos, encontraram-se subsídios para compreender os aspectos sociológicos ligadas a este estudo; Raymond Murray Schafer, Marisa T. de Oliveira Fonterrada e Chefa Alonso forneceram insights acerca de Ecologia Sonora, Práticas Criativas, Nomadismo e Educação Musical. Além da discussão a respeito de currículo, a pesquisa apresenta experiências realizadas na Escola Estadual Municipalizada Francisco Rodrigues Cabral – uma escola do campo localizada em Seropédica/RJ, com estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O trabalho atendeu crianças na faixa de 4 a 11 anos. Considera-se este trabalho de grande importância, pois valoriza os saberes culturalmente constituídos na ruralidade, reconhece a escola como artefato social e propõe um processo de construção de currículo para a Educação Musical, em que foram levados em conta, tanto o contexto histórico, quanto a cultura e a vida cotidiana da comunidade local. Houve, também, preocupação com o que pode ser ensinado e aprendido na escola, com especial atenção à ecologia sonora e ao pensamento criativo. Como em Educação Musical, essas temáticas ainda pertencem a um campo em desenvolvimento, considera-se essencial que sejam difundidas entre pesquisadores e educadores musicais.ItemTese de doutorado Memória em processos cognitivos: percepção e organização da estrutura musical no repertório do século XXI(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-13) Silva, Ricardo Tanganelli da ; Mesquita, Marcos José Cruz ; Instituto de ArtesDurante o ato de escuta de uma música, os processos cognitivos ligados à memória são estimulados de diversas maneiras, com o ouvinte podendo atribuir significados e contextos específicos às informações sonoras recebidas. Em um escuta analítica, a atribuição de rótulos que visavam a uma segmentação das partes que compõem uma música foi, por muito tempo, uma ferramenta amplamente utilizada por músicos e teóricos, especialmente durante o período da denominada prática comum da música tonal ocidental. No entanto, em diversas tendências composicionais pós-Segunda Guerra Mundial, as problemáticas cognitivas da estrutura musical foram evidenciadas a partir de novas formas de relacionamento com a memória veiculadas pelas obras musicais pós-tonais, na qual vários paradigmas da música tradicional de concerto foram diluídos ou abandonados, suscitando novas abordagens analíticas perante o fenômeno sonoro. Dentre as propostas de análise musical surgidas no final do século passado, o modelo denominado cue abstraction, proposto por Deliège e Deliège e Mélen em escritos desde o final dos anos 1980, parece favorecer uma escuta que considera a percepção de mudanças no tecido sonoro como principal balizadora dos pontos estruturais de uma composição. Assim, esta pesquisa propõe uma abstração teórica ao aplicar este conceito segundo os resultados obtidos pelos autores nos artigos selecionados à um repertório do século XXI que apresenta preceitos técnicos e estéticos diversos, a fim de especular quais tipos de saliências musicais podem ser extraídas em uma escuta, observar suas suas características e comportamentos, e procurar entender como elas se relacionam com os diversos tipos de memória.ItemTese de doutorado Implantação do currículo paulista de arte em escolas estaduais da cidade de Sorocaba: um olhar sobre o ensino de arte na escola(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Luz, Roberta Jorge ; Palma Filho, João CardosoA pesquisa surge diante da necessidade de refletir sobre a implantação do novo Currículo Paulista de Arte, as teorias que o fundamentam, bem como a relação existente entre tal estrutura curricular e sua concepção de ensino. Tem como objetivo geral, analisar criticamente o processo de implantação do Currículo Paulista pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo em escolas estaduais da região de Sorocaba-SP e, como objetivos específicos: Apresentar uma leitura crítica do documento Currículo Paulista, no que tange ao ensino de Arte, buscando suas potencialidades e fragilidades em relação aos interesses e necessidades dos estudantes e professores(as) pesquisados(as); Refletir sobre o Ensino de Arte no Currículo Paulista, assim como, nos programas de governo que este traz consigo; Identificar na prática dos professores(as) pesquisados(as), caminhos possíveis para o desenvolvimento da autonomia na atuação docente. A metodologia de pesquisa parte da abordagem qualitativa de pesquisa e serão utilizados os seguintes instrumentos de coletas de dados: análise de conteúdo dos documentos curriculares que orientam o Ensino de Arte no Estado de São Paulo da década de 70 ao atual; análise das Matrizes Curriculares das escolas; entrevistas semiestruturadas com professores (as) de Arte das escolas pesquisadas. Este trabalho fundamenta-se teoricamente na teoria crítica refletindo sobre como essas teorias possibilitam a compreensão da realidade educacional estudada.ItemTese de doutorado Dimensões políticas do teatro na escola(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Catelan, Fernando Bueno ; André, Carminda MendesEste trabalho consiste em uma discussão sobre como o fazer artístico, partindo do ponto de vista teatral, relaciona-se às dimensões políticas presentes no ensino de teatro/artes na escola. Tudo começa com Augusto Boal, que afirmava que todo teatro é, necessariamente, político. Assim, buscamos compreender de que modo a política é observada no ensino e nas práticas cênicas na escola brasileira. Para tanto, a pesquisa abrange três dimensões relevantes: Política, Teatro e Escola. Isto posto: Qual é o significado que atribuímos à palavra política quando a ouvimos ou a pronunciamos? De que maneira a pluralidade de interpretações em relação à política é percebida e trabalhada no ensino de teatro/artes escolar? Como a escola compreende e se relaciona com as aulas de teatro/artes em uma perspectiva política? Para tanto, conversamos com cinco professoras e professores da educação básica, formados/as em Teatro ou Artes Cênicas, que ministram aulas no componente curricular arte no ensino fundamental — anos iniciais e anos finais —, no ensino médio e na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e atuam em diferentes regiões do Brasil. Desse modo, após conhecermos as/os docentes da pesquisa, avançamos para a pergunta geradora da tese: Para estas professoras e estes professores, quando, como e por que o teatro na escola se torna uma questão política? Sendo assim, observamos como as ideologias, as escolhas, as opções, as formas, os conteúdos, as estéticas, os modos da presença do ensino de teatro/artes na educação brasileira se relacionam com a política. Partindo da hipótese de que a educação e o teatro/artes são campos de conhecimento e fazeres eminentemente políticos, e que podem gerar emancipação a depender das escolhas políticas pedagógicas e estéticas.ItemTese de doutorado Teatro em Porto Velho (1978-2018): quatro décadas de (r)existência da cena teatral(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-12-15) Teixeira, Adailtom Alves ; Mate, Alexandre LuizPartindo da hipótese de que a cena teatral na cidade de Porto Velho encontra-se ainda em construção, onde coletivos e artistas lutam por sua profissionalização, a pesquisa foca em quatro décadas de história (1978-2018), posto terem sido muitas as mudanças durante tal período: a chegada de artistas vindos de outros estados para a cidade, a transformação de Território Federal em Unidade Federativa (1981), a luta por políticas públicas, a criação de festivais, a organização de uma federação de teatro, a implantação do sindicato da categoria, a criação de cursos livres e de um curso universitário, entre outros. Assim, buscamos responder, por meio do levantamento histórico em fontes primárias e realização de entrevistas, quais teriam sido os avanços e os percalços enfrentados pelos artistas e coletivos nessa trajetória. Cabe destacar que, apesar de Porto Velho ter mais de cem anos, ainda não foi realizada nenhuma pesquisa de tal produção na área teatral. O teatro porto-velhense conta com poucas publicações específicas, e em sua totalidade, muito recentes, produzidas graças à Lei Aldir Blanc (14.017/20). À vista disso, a pesquisa aqui desenvolvida caracteriza-se como uma contribuição à memória da cena teatral de Porto Velho.ItemTese de doutorado O que move o mundo e o que o mantém unido: sobre o esoterismo na arte abstrata(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-27) Scheibe, Marit ; Romagnolo, Sérgio Mauro ; Spaniol, José PaianiA pesquisa desenvolve o tema do esoterismo na arte e na arte abstrata. Ela mostra como o esoterismo influenciou artistas no seu processo de criação, principalmente entre os séculos 19 e 20. Com essa base, a tese abre uma perspectiva para a compreensão da Escultura Social desenvolvida pelo artista Joseph Beuys na década de 60 do século passado. A Escultura Social requer outras ferramentas, outros sentidos de percepções, tateando ao seu redor para desenvolver o trabalho artístico por uma arte viva pela vida. A Escola Bauhaus, em Weimar, na Alemanha do início do século 20 é um lugar importante nesse contexto e recebe especial atenção. A pesquisa evidencia como seus professores buscavam a expansão do próprio ser humano para o processo de criação através do ensino. A tese traz relatos sobre vivências artísticas da autora entre 2019 e 2023, e suas criações em torno da Escultura Social.ItemTese de doutorado Do corpo: grafismos, performatividade e processos fotográficos históricos(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-10-19) Fonseca, Amanda Ferreira Branco da ; Dalglish, Lalada ; Instituto de ArtesA pesquisa do próprio artista acerca de seu processo é de grande importância para a compreensão do processo criativo. Assim, a presente tese tem como objetivo trazer à luz a complexidade do processo das séries de minha produção autoral Grafismo (2008), Serpente (2009), Animus (2012), Matéria e Luz (2014), Religare (2017) e Terra (2022-), esta última ainda em andamento. As obras apresentam em comum a criação de grafismos corporais inspirados em pinturas corporais indígenas; a performatividade para a câmera; a utilização de processos fotográficos históricos (cianotipia, goma bicromatada, Van Dyck brown, papel salgado) e a experimentação em materiais de suporte (papel, tecido, madeira, cerâmica). O desenvolvimento da pesquisa se dá através de narrativa e análise do processo criativo, embasada pela teoria da formatividade de Luigi Pareyson, e pela concepção de criação como rede de Cecília Almeida Salles, além de leitura das próprias obras apresentadas. Técnica e poética parecem entrar em consonância, com procedimentos majoritariamente artesanais, que nos levam à desconexão, por um instante, de fontes externas de informação para uma conexão consigo mesmo.ItemTese de doutorado Os cantorais mercedários impressos em Lisboa em finais do século XVIII para uso no Convento das Mercês do Pará(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-28) Gaby, André Alves ; Castagna, Paulo AugustoEm matéria publicada no jornal "A Província do Pará" de 18 de outubro de 1992, o historiador, antropólogo e folclorista paraense, Vicente Salles, anunciava sua mais recente aquisição: um livro com título em latim, impresso para ser usado no Convento das Mercês de Belém do Pará. O pesquisador o batizou de "antifonário de João da Veiga" - nome do comendador do convento, impresso na folha de rosto do livro. Entre seus achados, era um dos volumes pelo qual devotava mais zelo e interesse, por ter certeza que era um dos mais raros. Apoiando-se na opinião do musicólogo Clavier Filho, defendia que o livro "ressalta a importância do cantochão ibérico na construção do folclore musical amazônico". Em sua tese de doutorado, Paulo Castagna pronunciou-se sobre o livro, confirmando a raridade e importância do volume: "a primeira publicação propriamente litúrgica por autor brasileiro é o Rituale sacri de João da Veiga, com texto e melodias tridentinas". Este trabalho tem o intuito de analisar o Ritual das Mercês do Pará e investigar a origem de seu conteúdo, confrontando-o com outros livros de origem européia, por meio da elaboração de aparatos críticos para os textos e melodias. Também foram investigadas as motivações e necessidade do frei João da Veiga realizar essa obra, a partir do levantamento da história mercedária e seus elementos litúrgico-musicais, e da história da presença da Ordem no Pará, que ainda é repleta de lacunas. Concluiu-se que o Ritual das Mercês do Pará é semelhante a outro ritual mercedário de origem espanhola - expandido com outras cerimônias de origem tridentina portuguesa ou da própria Ordem - que manteve as melodias mercedárias para suas cerimônias próprias mas as substituiu por melodias de livros portugueses nas cerimônias do calendário universal. Concluiu-se, também, que João da Veiga compilou o ritual para uso no processo de formação de noviços já que buscava reformar a Ordem no Pará por meio dos novos frades que ingressassem no convento, e seu conteúdo foi alterado para conter as cerimônias e melodias que eram usadas nas igrejas do Bispado do Pará, na segunda metade do século XVIII.ItemTese de doutorado Artivismo: uma revolução híbrida permanente(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-11) Boas, Alexandre Gomes Vilas ; Romagnolo, Sérgio Mauro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente Tese de Doutorado foi desenvolvida em duas vertentes: teórica, com estudos sobre Artivismo; e criativa, com a realização de uma prática artivista deste pesquisador, tanto individualmente quanto coletivamente junto ao grupo Coletivo Ateliê 308. A pesquisa teórica investigou o princípio híbrido do Artivismo, no contexto do “Hibridismo em Artes”, das “Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas” e “Heurística Híbrida” das pesquisas de Agnus Valente, aplicando esses conceitos para investigar a hibridação de Arte e Política, inerente ao Artivismo, bem como as hibridações desenvolvidas no processo de criação de artivistas e coletivos artivistas, pela multiplicidade de meios e linguagens articulada em suas ações, e pela tendência à criação coletiva, resultando na percepção de que uma das forças revolucionárias do Artivismo reside em seu caráter híbrido. O texto apresenta uma reflexão sobre o Artivismo dentro do panorama contemporâneo, tendo como ponto de partida a frase “A revolução não será televisionada” da canção de Scott Heron, cuja apropriação por vários grupos em diferentes momentos de embate sociopolítico revelam a necessidade recorrente da conjunção de Arte e Política. A pesquisa investiga a evolução dos espaços de trabalho, com um levantamento histórico das formas primitivas de ateliê até os dias atuais, apontando o caráter político da transferência do ateliê do espaço privado para o público. Os conceitos de “Campo Ampliado” de Rosalind Krauss e “Não-lugar” de Marc Augé embasam as reflexões sobre o lugar do ateliê e de outros espaços na produção atual, considerando o urbano e, sobretudo, o virtual como espaços de atuação por excelência do Artivismo Contemporâneo. Nessa perspectiva, apresenta estudos de caso de ações que estabelecem relações entre uma poética artivista e formas híbridas de produção, tendo como referência intervenções urbanas na Ocupação Prestes Maia, e o caráter contestatório da Arte Correio, com foco no contexto histórico-político de suas atividades. A pesquisa artística pautou-se por ações artivistas de intervenção urbana do Coletivo Ateliê 308 em Guarulhos. Tendo como referência a Teoria da Deriva de Guy Débord e os conceitos de “Campo Ampliado”, de “Não-Lugar’, já mencionados, e de “Estética Relacional” de Bourriaud, as ações evocam histórias narradas, invisibilidade, apagamento e memória, através de desenhos, pinturas e gravuras produzidos durante as derivas, articulando o acesso híbrido das obras nas ruas da cidade com QR-Codes e vídeos hospedados na internet que podem ser acessados por todos e de qualquer lugar. Em suma, considerando sua importância na atualidade, parece-nos que o Artivismo vem se configurando como uma nova Área de Conhecimento, não pertencendo nem à área de Artes e nem de Política, ou Ciências Políticas, uma vez que pelo amálgama da hibridação de Arte e Ativismo, representado de forma inseparável no neologismo, o conceito não se enquadra adequadamente em nenhuma das áreas específic