São Paulo - IA - Instituto de Artes
URI Permanente para esta coleçãohttps://hdl.handle.net/11449/254503
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ItemTese de doutorado Uma abordagem sociocultural sobre os processos do ensino coletivo de percussão(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-09-03) Schmidt, Beatriz Woeltje ; Lima, Sonia Regina Albano de ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A tese retrata a complexidade do ensino coletivo de percussão realizado no Brasil diante do seu caráter multi-instrumental e da diversidade presente nos procedimentos metodológicos, tomando como cenário empírico desta investigação o ensino de percussão do Projeto Guri, nos polos da Capital e Grande São Paulo. O objetivo principal desta pesquisa consistiu em analisar os processos pedagógicos e as metodologias utilizadas pelos/as professores/as de percussão do Guri, o material didático e as práticas pedagógicas ali empregadas e as questões de ordem sociocultural envolvidas neste processo, no sentido de estender essa forma de ensino coletivo de percussão para outras instituições de ensino musical em nosso país. Os objetivos secundários foram assim classificados: traçar um escopo teórico sobre o ensino coletivo de percussão, definir o conceito de abordagem sociocultural e criar uma proposta para o ensino coletivo de percussão a partir da abordagem sociocultural, contendo exemplos práticos e estratégias metodológicas. A pesquisa configura-se como uma pesquisa-ação por estar diretamente conectada com a ação de ensino que se desenvolve no Projeto Guri, no intuito de buscar medidas cada vez mais eficazes para desenvolver essa metodologia de trabalho docente. Os procedimentos metodológicos adotados foram: revisão de literatura e levantamento bibliográfico; aplicação de questionários e realização de entrevistas com os/as professores de percussão, supervisão pedagógica da área de Sopros e Percussão, assistentes sociais e coordenação pedagógica do programa; avaliação das metodologias para o ensino coletivo de percussão; análise do repertório, instrumentos utilizados e recursos performáticos e análise das ações voltadas para as questões socioculturais que estão agregadas a esta modalidade de ensino. Espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa possam auxiliar de alguma maneira a atuação dos/as docentes do ensino coletivo de percussão no Projeto Guri e nas demais unidades institucionais onde ele é praticado, além de elucidar em que medida o exercício dessa docência conecta-se com a possibilidade dos/as professores/as serem capazes de desempenhar uma função sociocultural efetiva, refletindo, atuando e deliberando soluções pertinentes para as questões cotidianas que ocorrem em sala de aula.ItemTese de doutorado Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-05) Rocha Jr., Atilio Goltardo da ; Nogueira, Gisela Gomes PupoO objetivo desta tese é analisar a confluência e a relação existentes entre a música de cena, particularmente mas não só a ópera, e a guitarra. Nossas principais referências foram, no período barroco, os trabalhos de EISENHARDT 2015 e PAGE 2017, e no século XX o trabalho de WEISS 2013. Desde os princípios da história da ópera temos guitarras inseridas em obras deste repertório de maneira curiosamente frequente, e uma vez que este instrumento não é comumente parte integrante da orquestra sinfônica, viemos através deste estudo buscar possíveis significações desta relação. O estudo foi feito separando as aparições do instrumento em três categorias que refletem as maneiras como o instrumento foi representado nas obras de cada um dos três períodos estudados: a guitarra cênica no período barroco, guitarra tipo nos períodos clássico e romântico e guitarra protagonista no século XX. Também escolhemos uma obra representativa de cada período\categoria para uma análise aprofundada, e em seguida apresentamos as demais obras em quadros para uma entabulação sistemática e análise dos dados depreendidos.ItemTese de doutorado Choro hodierno: hibridação e transgressividade no desenvolvimento da voz artística(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-20) Pompeo, Samuel André ; Lima, Sonia Regina Albano de ; Dalagna, Gilvano ; Correia, Jorge Manuel Salgado de Castro ; Universidade de AveiroO presente documento de tese descreve um trabalho de investigação artística centrado no Choro, uma prática musical que emergiu no Brasil no final do século XIX. Durante os últimos 10 anos estive envolvido ativamente com o choro e pude vivenciar, de forma direta, uma excessiva inflexibilidade e estagnação entre os Chorões. Tais características não só dificultam o surgimento de novas abordagens interpretativas como, ao mesmo tempo, limitam o desenvolvimento da Voz Artística dos músicos inseridos neste contexto. Neste trabalho proponho um modelo exploratório que articula a noção de Transgressividade e Hibridação no desenvolvimento da Voz Artística, elucidando como a intersecção destes conceitos pode contribuir para a singularidade da expressividade musical no âmbito do Choro. O trabalho experimental feito com base neste modelo deu origem a uma modalidade híbrida de Choro, aqui designada “Choro hodierno”, que articula diferentes práticas que foram fundamentais na consolidação da minha própria Voz Artística, nomeadamente: música de concerto de matriz ocidental, jazz e Choro. O trabalho experimental, realizado em conjunto com o Samuel Pompeo Quinteto, culminou em três arranjos e duas composições próprias feitas a partir do modelo exploratório aqui descrito. Cada uma destas criações é clarificada, utilizando uma escrita narrativa, à luz dos seguintes aspectos: (i) Exploração da subjetividade e identificação de conflitos: exemplifica como minhas percepções e minhas experiências vivenciadas nesta investigação atuaram na criação das obras apresentadas nesta tese; (ii) Exploração canônica e experimentações: exemplifica como minha subjetividade atuou no fomento à ruptura dos cânones criativos-performáticos do Choro; (iii) Confluências artísticas e mediação simbólica: exemplificam como a fusão de diferentes tradições e estilos artísticos viabilizaram as novas formas de expressão e experimentação artística presentes neste documento de tese, bem como o impacto destas práticas artísticas em minha própria compreensão de minha relação com o universo artístico em questão. Os contributos aqui descritos respondem as seguintes lacunas de investigação: a falta de modelos exploratórios para a voz artística no âmbito da música instrumental e a falta de abordagens práticas que promovam um maior diálogo entre o Choro e outras práticas musicais. Espero que tais contributos estimulem uma reflexão mais aprofundada e inclusiva sobre as práticas de composição, performance e ensino do Choro entre seus praticantes.ItemTese de doutorado Lacunas e raízes : em busca dos princípios do Teatro das Fontes de Jerzy Grotowski(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-02-20) Sabino, Thiago Miguel Lopes Ribeiro Cunha ; Monteiro, Marianna Francisca MartinsA tese explora parte do trabalho de Jerzy Grotowski: a fase do Teatro das Fontes (1976-1982). Busca-se identificar e estudar alguns princípios e fundamentos desse trabalho, assim como experimentos e práticas nele desenvolvidos. Tais princípios podem ser entendidos tanto como as bases e motivos fundamentais que orientaram o projeto, filosófica e pragmaticamente, quanto como elementos que possibilitaram sua origem. Parte-se da premissa que, a despeito das diferentes fases de Grotowski apresentarem especificidades importantes, há uma série de diálogos e conexões entre elas. Assim, o Teatro das Fontes é visto ao mesmo tempo como um movimento de ruptura e retorno, uma releitura de elementos presentes em outras fases do artista. Para esse estudo, além da leitura de textos do próprio Grotowski, são adotadas referências de artistas, colaboradores e pesquisadores ligados a seu trabalho. Busca-se apresentar a importância do trabalho coletivo e transcultural, no qual se fazem presentes importantes vozes, como Teo Spychalski, François Kahn e Maud Robart. A pesquisa também analisa três referências fundamentais do Teatro das Fontes: as práticas dos haitianos do Saint-Soleil, a obra de Carlos Castaneda e o Evangelho de Tomé. Entre os múltiplos princípios desse trabalho de Grotowski, a questão do enfrentamento da morte, associada à relação solidão/ecologia, revela-se como tema central. Esse tema permeia e motiva a investigação e a prática de diversos elementos desenvolvidos no período, abordados ao longo da tese.ItemTese de doutorado Pós-formance: a desconstrução da condição de presença na performance(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-24) Suárez, Andrés Felipe Restrepo ; Leote, Rosangela da SilvaEsta tese de doutorado tem por escopo de pesquisa a construção e a defesa do conceito pós-formance, uma nova vertente das artes visuais que diverge da performance tradicional. Pleiteia-se, no reconhecimento da pós-formance, a necessidade de categorizar certos tipos de ações que apresentam uma execução simulada e, mesmo assim, com o passar das décadas, têm conseguido se solidificar até obter uma equivalência ao princípio de procedência arquivístico da performance. Embora sejam ações que de fato nunca foram executadas, têm obtido legitimidade, validação, comercialização e inserção pelo próprio sistema da arte, alcançando lugares privilegiados na performance ocidental. Identifica-se na pós-formance a desconstrução da condição de presença, pois assume-se que, para a criação de uma ação de teor artístico, já não é necessária a fisicalidade dos corpos, a execução efetiva da ação e tão pouco a construção temporal, condições estas que antes eram inalienáveis na performance. Partindo dessa premissa, é possível pensar na pós-formance como uma nova vertente das artes de ação que vai além do corpo humano, além da presentidade do performer e, inclusive, além da execução da ação. Para a confirmação dessa hipótese, tomam-se como casos principais de estudo as obras: Action Pants: Genital Panic (1969), de VALIE EXPORT, 2. Aktion Sommer (1965), de Rudolf Schwarzkogler, Leap into the Void (1960), de Yves Klein, Para inducir al espíritu de imagen (1978), de Oscar Masotta, e Fantasia de Compensação (2004), de Rodrigo Braga, dentre outras. O período de pesquisa restringe-se ao pós-modernismo, contexto social marcado por três mudanças principais para esta tese: a desmistificação da presença física do corpo humano; o giro linguístico, que transformou o discurso em ação; a massificação dos meios de comunicação, que promoveram a virtualização, a edição e os apagamentos dos arquivos e dos acontecimentos. A defesa do conceito pós-formance sustenta-se principalmente na filosofia pós-estruturalista, especialmente no postulado por Jacques Derrida, conhecido por refletir sobre a condição de presença. Os eixos centrais da investigação abordam os conceitos de acontecimento, atos de fala performativos, desconstrução da presença, différance, efeito do hiper-real, escritura, espectralidade, "presença-ausência", mal de arquivo e simulação.ItemTese de doutorado Três sonatas para violino e piano de Heitor Villa-Lobos: edição crítica das fontes(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-06-14) Cruz, Cláudio Pereira ; Marun Filho, NahimAs sonatas para violino e piano de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) constituem-se como obras do gênero escritas entre 1912 e 1920. É pertinente ressaltar que, nesse período de sua vida, Villa-Lobos transitou entre o romantismo tardio e o modernismo, além do nacionalismo nascente. Desse modo, após tocar e gravar as sonatas do compositor, considerando também nossa experiência na editoração de partituras e como regente, deparamo-nos com diversos erros e discrepâncias das partes do violino e do piano. Portanto, acreditamos que seja pertinente interpretar essas obras por meio de uma edição cuidadosa. Nesse sentido, a presente tese propõe contribuir com os intérpretes, professores, alunos e estudiosos da música, a partir de manuscritos obtidos no Museu Villa-Lobos e na Editora Max Eschig em Paris, com uma revisão e edição crítica.ItemTese de doutorado Recompor entre escombros: música transtextual e a identidade reificada(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-27) Xavier, Gabriel Fernandes ; Menezes Filho, FlorivaldoA música transtextual, caracterizada pelo entrecruzamento de textos musicais, encontra se em ampla conexão com os processos histórico sociais que determinam o surgimento do objeto musical enquanto objeto aparentemente independente de seu contexto produtivo. Esta conexão ocorre a partir do espelhamento, expresso em determinados processos composicionais, de uma razão reificada que naturaliza as relações econômicas em enunciados objetivos. O entrecruzamento de textos musicais, então, assume a feição de uma relação abstrata entre objetos e, simultaneamente, internaliza no material musical o princípio de equivalência que guia as relações produtivas e econômicas. Agindo no sentido contrário, diversas obras expressarão criticamente este estado de coisas e, a partir de posições diferentes, colocarão em questão o estatuto reificado do objeto musical. Neste sentido, a poética transtextual oferecerá uma – entre inúmeras – respostas para esta problemática, foco principal do trabalho. Para abordar este problema, investigaremos a transformação do trabalho do músico em relação ao objeto musical sob uma ótica marxista valendo nos, principalmente, dos trabalhos de György Lukács e Isaak Rubin. Em um segundo momento, colocaremos o problema da atual crise da crítica conforme analisado por Peter Sloterdijk na obra Crítica da Razão Cínica. Os resultados desta primeira abordagem auxiliarão no entendimento de como, a partir do dialogismo linguístico, as formas ideológicas verter se iam na prática transtextual. Por fim, analisaremos quatro obras do próprio autor que expressam distintos métodos e categorias transtextuais em correlação com a crítica da reificação.ItemTese de doutorado Música e gestão: singularidades da passagem de Camargo Guarnieri pelo Departamento de Cultura e o impacto na carreira do músico(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-08) Leandro, Marcelo Tupinambá ; Silva, Lutero Rodrigues daO presente doutoramento tem por objetivo estudar as relações entre música e gestão dentro das circunstâncias da passagem do compositor, regente e professor Camargo Guarnieri (1907-1993) pelo Departamento de Cultura, na década de 1930, sob direção de Mário de Andrade (1893-1945). A proposta inclui o estudo das correspondências trocadas entre o músico e o polímata no intervalo entre os anos de 1935 e 1945 e visa contribuir para a pesquisa musicológica no sentido de acrescentar informações a respeito dos processos criativos, obras e referências relacionadas às duas personalidades enquanto atuaram juntos, naquele período, no Departamento de Cultura, em São Paulo.ItemTese de doutorado Educação musical no espaço rural: subsídios curriculares para as Escolas do Campo(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2024-03-21) Vieira, Márlon Souza ; Fonterrada, Marisa Trench de OliveiraA questão de pesquisa que impulsionou este trabalho ligava-se a elementos relacionados à Educação Musical no ambiente rural. Ela permitiu que se elegesse como objetivo principal encontrar subsídios para a construção de propostas pedagógicas adequadas a uma escola do campo. Os objetivos específicos, sugeriram que esses subsídios auxiliassem a estabelecer propostas curriculares na área de Música, capazes de levar a práticas pedagógico-musicais significativas, que legitimassem os saberes que emanam dos espaços rurais. Para compreender as diferentes questões acerca do objeto de estudo, utilizou-se o método qualitativo. A partir dos subsídios propostos, relatam-se as experiências vivenciadas e os resultados obtidos com estudantes de uma escola do campo. A fundamentação teórica encontrada nos estudos de Ivor F. Goodson e Tomaz Tadeu da Silva permitiram abordar aspectos diretamente relacionados ao currículo; em Boaventura de Souza Santos, encontraram-se subsídios para compreender os aspectos sociológicos ligadas a este estudo; Raymond Murray Schafer, Marisa T. de Oliveira Fonterrada e Chefa Alonso forneceram insights acerca de Ecologia Sonora, Práticas Criativas, Nomadismo e Educação Musical. Além da discussão a respeito de currículo, a pesquisa apresenta experiências realizadas na Escola Estadual Municipalizada Francisco Rodrigues Cabral – uma escola do campo localizada em Seropédica/RJ, com estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O trabalho atendeu crianças na faixa de 4 a 11 anos. Considera-se este trabalho de grande importância, pois valoriza os saberes culturalmente constituídos na ruralidade, reconhece a escola como artefato social e propõe um processo de construção de currículo para a Educação Musical, em que foram levados em conta, tanto o contexto histórico, quanto a cultura e a vida cotidiana da comunidade local. Houve, também, preocupação com o que pode ser ensinado e aprendido na escola, com especial atenção à ecologia sonora e ao pensamento criativo. Como em Educação Musical, essas temáticas ainda pertencem a um campo em desenvolvimento, considera-se essencial que sejam difundidas entre pesquisadores e educadores musicais.ItemTese de doutorado Artivismo: uma revolução híbrida permanente(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-11) Boas, Alexandre Gomes Vilas ; Romagnolo, Sérgio Mauro ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)A presente Tese de Doutorado foi desenvolvida em duas vertentes: teórica, com estudos sobre Artivismo; e criativa, com a realização de uma prática artivista deste pesquisador, tanto individualmente quanto coletivamente junto ao grupo Coletivo Ateliê 308. A pesquisa teórica investigou o princípio híbrido do Artivismo, no contexto do “Hibridismo em Artes”, das “Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas” e “Heurística Híbrida” das pesquisas de Agnus Valente, aplicando esses conceitos para investigar a hibridação de Arte e Política, inerente ao Artivismo, bem como as hibridações desenvolvidas no processo de criação de artivistas e coletivos artivistas, pela multiplicidade de meios e linguagens articulada em suas ações, e pela tendência à criação coletiva, resultando na percepção de que uma das forças revolucionárias do Artivismo reside em seu caráter híbrido. O texto apresenta uma reflexão sobre o Artivismo dentro do panorama contemporâneo, tendo como ponto de partida a frase “A revolução não será televisionada” da canção de Scott Heron, cuja apropriação por vários grupos em diferentes momentos de embate sociopolítico revelam a necessidade recorrente da conjunção de Arte e Política. A pesquisa investiga a evolução dos espaços de trabalho, com um levantamento histórico das formas primitivas de ateliê até os dias atuais, apontando o caráter político da transferência do ateliê do espaço privado para o público. Os conceitos de “Campo Ampliado” de Rosalind Krauss e “Não-lugar” de Marc Augé embasam as reflexões sobre o lugar do ateliê e de outros espaços na produção atual, considerando o urbano e, sobretudo, o virtual como espaços de atuação por excelência do Artivismo Contemporâneo. Nessa perspectiva, apresenta estudos de caso de ações que estabelecem relações entre uma poética artivista e formas híbridas de produção, tendo como referência intervenções urbanas na Ocupação Prestes Maia, e o caráter contestatório da Arte Correio, com foco no contexto histórico-político de suas atividades. A pesquisa artística pautou-se por ações artivistas de intervenção urbana do Coletivo Ateliê 308 em Guarulhos. Tendo como referência a Teoria da Deriva de Guy Débord e os conceitos de “Campo Ampliado”, de “Não-Lugar’, já mencionados, e de “Estética Relacional” de Bourriaud, as ações evocam histórias narradas, invisibilidade, apagamento e memória, através de desenhos, pinturas e gravuras produzidos durante as derivas, articulando o acesso híbrido das obras nas ruas da cidade com QR-Codes e vídeos hospedados na internet que podem ser acessados por todos e de qualquer lugar. Em suma, considerando sua importância na atualidade, parece-nos que o Artivismo vem se configurando como uma nova Área de Conhecimento, não pertencendo nem à área de Artes e nem de Política, ou Ciências Políticas, uma vez que pelo amálgama da hibridação de Arte e Ativismo, representado de forma inseparável no neologismo, o conceito não se enquadra adequadamente em nenhuma das áreas específicItemTese de doutorado Pátria-mãe: maternidade e autobiografia no teatro, a partir de três experiências da cena paulistana(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-14) Abreu, Mariela Lamberti de ; Romano, Lucia Regina VieiraA partir da minha experiência e inquietação como mãe e artista, nesta pesquisa me proponho a investigar pontos de cruzamento entre maternidade, autobiografia e a cena teatral contemporânea. Reflito sobre o lugar ocupado pela mãe a partir de uma perspectiva feminista, analisando o diálogo entre a cena e as dimensões estética e política dessa condição, considerando o caráter interseccional e a pluralidade de subjetividades que caracterizam a maternidade. Começo questionando a forma como a maternidade tem sido evocada em obras artísticas criadas por mulheres que escolhem usar materiais pessoais em seus processos criativos, sempre considerando a arte como um vetor capaz de enriquecer e compartilhar o campo de experiência individual e coletiva. Para tanto, me debruço sobre duas criações que flutuam entre os territórios das artes cênicas e da arte da performance: Stabat Mater, de Janaina Leite; e Mãe ou Eu também não gozei, de Letícia Bassit. Nesse percurso também apresento um trabalho artístico autoral, intitulado Pátria-mãe, com a intenção de experimentar os conceitos e procedimentos explorados na pesquisa. Os casos estudados são relevantes por causarem atravessamentos entre linguagens e entre vida e arte, o que faz com que interfiram na autonomia das artes e reinventem metodologias de trabalho. Situam-se, pois, nos limites entre real e autoficção, como reação direta às reivindicações de singularidade e não-isenção das suas poéticas. Relacionando teorias sobre arte, maternidade, feminismos, autobiografia e cena contemporânea, busco produzir um conhecimento crítico e sensível, que estimule a reflexão sobre o papel desempenhado pelas mães na sociedade atual, tendo como recorte a cena contemporânea.ItemTese de doutorado Criação artística em percursos híbridos: ser híbrido-multissistemas e ser trans-híbrido entre meios, sistemas e poéticas(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-29) Dias, Deni ; Valente, Agnus ; Romagnolo, Sergio Mauro ; Instituto de ArtesA presente pesquisa de Doutorado propõe investigar e refletir como se desenvolve o processo de criação num conjunto de projetos artísticos realizados coletivamente e/ou em coautoria, dentro e fora da sala de aula, tendo a linguagem das Artes Visuais como propulsora de hibridações de materiais, linguagens, conceitos, ideias e processos de criação. Caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa, apresenta um estudo voltado para a produção do artista/pesquisador e artista/professor em suas múltiplas funções nos referidos projetos. A metodologia aplicada baseia-se na dialética de um processo de ação/reflexão, ou seja, de prática, com as produções artísticas coletivas e híbridas, com materiais e linguagens diversificados e vivências coletivas; e de teoria, com estudos de caso dos projetos coletivos no contexto do Hibridismo em Artes, compreendido enquanto misturas no processo de criação, e dos conceitos de Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas, bem como de Trans-Hibridações, de Agnus Valente, que se relacionam com a produção artística desenvolvida. O resultado da pesquisa consiste na contribuição aos estudos do Hibridismo em Artes e dos processos criativos híbridos com a formulação do conceito de Ser Híbrido-Multissistemas para definir o ser híbrido do artista/professor que acumula os papéis de artista, professor, propositor e curador, transitando numa hibridação de sistemas artísticos e não artísticos; e, em complemento, do conceito de Ser Trans-Híbrido, para definir o ser híbrido do artista/professor e dos artistas/alunos que promovem trans-hibridações, criando obras que acumulam diferentes modalidades de hibridações em sua forma artística. Por sua abrangência, os conceitos formulados podem ser aplicados para além do contexto pedagógico da pesquisa, como contribuições a todo indivíduo envolvido em processos híbridos de criação artística.ItemTese de doutorado Acesso e diversidade na era digital: um estudo de caso da digitalização do parque exibidor de cinema no Brasil(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-08-14) Andrietta, Gabriela ; Simis, Anita ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Este trabalho analisou as mudanças que a digitalização proporcionou, tanto na comunicação, como na cultura. Havia a expectativa que, na Era digital, os avanços tecnológicos poderiam acelerar o processo de desintermediação entre os produtores e os consumidores culturais, ampliando o acesso e democratizando a cultura e a informação. No entanto, o processo de digitalização foi entregue à lógica do capital e as empresas detentoras das plataformas digitais reestruturaram o mercado e introduziram um modelo baseado na reintermediação. Os grandes conglomerados também abandonaram o modelo de fusões e aquisições, característico da convergência, e optaram pela deconvergência, processo no qual as empresas se desfizeram de processos que não são centrais às suas atividades, o que precarizou a produção independente de cultura e facilitou o monopólio de grandes empresas. Para analisar a mudança de um paradigma tecnológico nesse processo de modernização, foi realizado um estudo de caso da passagem dos projetores analógicos para os digitais do parque exibidor de cinema no Brasil. Foram realizadas entrevistas com formuladores de políticas públicas da Ancine, com importantes agentes do mercado de exibição e de distribuição e levantadas as principais notícias e matérias do setor no período analisado. A conclusão foi que não se concretizaram as expectativas de ampliação do acesso às salas de cinema e da diversidade de filmes exibidos, pois há limites estruturais para que a regulação proporcione um equilíbrio de mercado. A pandemia e o avanço do streaming prejudicaram ainda mais o mercado exibidor, que está cada vez mais imerso em um ambiente desregulamentado e concentrado.ItemTese de doutorado Habitar, mediar, construir: o encantamento do mundo pelo livro ilustrado(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-06) Favoreto, Fabiana Pedroni ; Bredariolli, Rita Luciana Berti ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)No centro desta tese estão livros ilustrados e livros infantis, a experiência da leitura e as formas como esses objetos realizam a mediação entre o mundo e quem o percebe. Para aconchegar esse centro nervoso da pesquisa, abraço (e aceito) a mistura entre vários tipos de escrita: a acadêmica, mais formal e objetiva, por vezes fria e truncada; a poética, desprendida e semanticamente aberta; a autoficção, com todas as tensões entre fatos, memórias, imaginação e desejos; e as imagens, com sua natureza simultaneamente íntima e conflitante com a investigação das palavras. Esse abraço de múltiplas formas de escrita apresenta-se como um conjunto de ensaios desprovido de hierarquia e linearidade. É possível acessar essa tese a partir de qualquer capítulo. Há quatro ensaios principais. Em cada um deles, desenvolvem-se análises, descrições, relatos e construções poéticas sobre livros (ilustrados, infantis, de artista) e outras obras relacionadas a eles. Contrários à ideia de afastamento para análise, esses ensaios giram em torno da minha experiência como leitora, escritora, artista e pessoa comprometida com a manutenção do encantamento do mundo. Tal conceito, que atravessa essas páginas, por letras ou imagens, considera que as primeiras décadas do século XXI sofrem com o desencantamento do mundo. Algo inevitável, dada a hegemonia dos pressupostos neoliberais e do capitalismo tardio para a percepção e interpretação da realidade, em quase todas as instâncias e fases de nossas vidas. Frente a essa conjuntura, o objetivo desta pesquisa se revela como o debate e a melhor compreensão das possibilidades de o livro ilustrado mediar o processo de encantamento do mundo. Tal objetivo contém processos que lhe são necessários: (i) exercitar e alargar os conceitos de livro ilustrado, livro-imagem e ilustração; (ii) tensionar a materialidade do livro ilustrado com o campo artístico; (iii) investigar a experiência de habitar a arquitetura do livro; (iv) investigar o livro ilustrado como mediador de um mundo encantado. Assim, de início, este trabalho se dedica aos livros para a infância. Aos poucos, os objetos de análise perdem o adjetivo “infantil”, mas permanecem na construção de uma poética singular. Ora em diálogo com a infância, ora em relação mais estreita com o mundo institucionalizado das Artes. Condizente com tais ideias, compreendo este trabalho como uma casa-tese e a organizo a partir de um mapa poético. Cada um dos quatro cômodos-ensaios da casa-tese possui uma palavra-chave, um chão que sustenta os pensamentos. Você pode partir do Chão da Memória, que apresenta livros que lidam com o encantamento através das paredes da memória. Pode partir do Chão do Corpo, que apresenta a materialidade do livro como elemento central para despertar relações mais íntimas de leitura. Há o Chão do Mundo Sensível, que estende as relações corporais para a ambientação e faz brotar cantos. E há o Chão de Construção, onde a poesia brota das brechas. Ali, o habitar é discutido dentro de uma ação construtiva. A reconexão ao passado, a percepção de si, o pertencimento ao mundo ou o desdobramento, mediados pelos livros ilustrados, são caminhos potentes para encantar ou reencantar.ItemTese de doutorado Artista S.A.: em busca da origem da ideia(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-06) Fiera, Katia Fernanda ; Khouri, Omar ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese trata da jornada da artista em busca da materialização de suas ideias. O que proponho evidenciar por meio da busca da origem de uma ideia é como artistas contemporâneos atuam com parceiros que os auxiliam nestas concretizações. São estes parceiros que eu chamarei aqui de S.A. Entender a importância destas parcerias e de como, a medida que artistas ampliam o número de seus colaboradores eles adquirem mais meios e oportunidades de atuação. Ao mesmo tempo em que parcerias não podem ser desprezadas, elas provam que não existem artistas independentes. À medida que a pesquisa foi se aprofundando compreendi que Artista S.A. trata de um estudo de caso da minha própria atuação como artista visual, professora e empreendedora individual e como surgem as redes de troca e articulação entre indivíduos, a fim de fomentar o cenário artístico. A pesquisa contempla a implementação de um selo editorial, a produção de publicações e a apresentação da própria tese como uma publicação de artista.ItemTese de doutorado Projeto Ser Âmica: mais Ateliês, menos UTIs - Oficinas de cerâmica na comunidade Artur Alvim - SP(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-17) Pereira, Elainy Mota ; Dalglish, Lalada ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese versa sobre a importância de projetos socioculturais em comunidades de risco com o intuito de apontar caminhos que minimizem abismos sociais presentes em nossa sociedade. Através das oficinas de cerâmica, recurso utilizado na formação psicossocial de crianças e adolescentes, foram pesquisadas algumas possibilidades da materialização de novas perspectivas de vida para transpor os umbrais do cotidiano de jovens em situação de vulnerabilidade social. O fio condutor deste trabalho foi o projeto Ser Âmica, fruto de minha criatividade e idealização. Quando o criei, não imaginava que um projeto social focado em atendimentos gratuitos através da Arteterapia pudesse crescer e atravessar a metamorfose para um projeto autossustentável - processo ocorrido simultaneamente à pandemia da covid-19 entre 2020 e 2022. A observação do desenvolvimento dos partícipes ao longo da existência do Ser Âmica, criado em 2007, se fez objeto de atenção para o mapeamento dos egressos que utilizaram o projeto como ponte entre as fronteiras internas e externas, além de fonte para superação dos próprios limites. O presente trabalho visa a territorialização de possíveis rumos para a sustentabilidade, considerando o potencial de ação do projeto Ser Âmica sobre a transformação pessoal, construção da identidade, trabalho vocacional, resgate da autoestima e promoção do conhecimento dos seus atendidos como ingressos ou egressos do projeto.ItemTese de doutorado A Poética do barro: um estudo sobre Ivone Shirahata, Kukuli Velarde e Alexandra Engelfriet(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-23) Garcia, Simone Cristina ; ; Nascimento, José Leonardo do ; Dalglish, Geralda M. F. Silva ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta tese tem como objetivo estudar o uso do barro como protagonista criativo e matéria-prima principal das poéticas de três artistas contemporâneas: Ivone Shirahata, Alexandra Engelfriet e Kukuli Velarde. O critério de seleção das artistas abordadas, se deu no reconhecimento da originalidade e autenticidade do trabalho, sendo fruto de pesquisa, envolvimento pessoal das artistas com o material e na transcendência dos limites técnicos conhecidos/aceitos numa produção tradicional de cerâmica: o destino mais comum do barro. Suas obras ofereceram uma abertura para um estudo mais complexo entre filosofia e arte a partir do pensamento de Merleau-Ponty. As artistas não referenciam o filósofo, mas isso não gerou um conflito nas reflexões porque os procedimentos, as pesquisas e o conjunto das obras resultam da relação profunda com o corpo sendo ele operante com o barro, porque toda técnica é uma técnica do corpo. Cada uma em seu lugar de fala, mas todas se debruçam numa memória particular. As vivências originaram a partir de um corpo sensível, consciente e primordial no ato da criação. Por isso, a fenomenologia ofereceu a fundamentação para uma análise mais íntima e complexa, porém, nada conclusiva.ItemTese de doutorado Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-04-25) Bado, Lilian ; Spaniol, José Paiani ; Valente, Agnus ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Curadoria Híbrida: curador(a) - artista - ambiente constitui-se de estudos de caso dos processos criativos de seis edições de Campo Minado - Programa de Exposições, um conjunto de eventos de Artes Visuais que ocorrem desde 2013, com curadoria desta pesquisadora. Com características itinerantes, esse programa efetiva-se com o trabalho colaborativo entre curadora e artistas, que juntos criam um ambiente para exposição e programação, com o intuito de promover o encontro entre artista, obra e público. A pesquisa se apoia também em estudos de caso sobre curadoria, focados em trajetória de curadores que influenciam a cena nacional e internacional, com recorte da história recente da curadoria como contexto para estudos de curadoria híbrida, destacando-se depoimentos de três curadores contemporâneos, como Lisette Lagnado, Carolyn Christov-Bakargiev e Okwui Enwezor, com curadorias na Bienal de São Paulo, Bienal de Veneza e Documenta de Kassel; e dois precursores da curadoria em Arte Contemporânea, Harald Szeemann e Walter Zanini, com entrevistas a Terry Smiths e Hans Ulrich Obrist; bem como textos críticos de Jeannine Tang e João Ribas sobre curadoria, e Adrian George sobre a função do curador. A base teórica da pesquisa sobre curadoria híbrida desenvolve-se no contexto do Hibridismo em Artes, enquanto misturas no processo criativo, articulando os conceitos de Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas de Agnus Valente. Como resultado dos estudos empreendidos, o caráter híbrido de minha curadoria confirma-se em duas modalidades, a saber, hibridações de sistemas e predominantemente de poéticas. Na hibridação de sistemas, ocorre a mistura de sistemas artísticos e não-artísticos, tanto no âmbito do evento expositivo, composto por obras em diversas linguagens como Artes Visuais, Cinema, Música, Literatura, Performance etc.; quanto no âmbito da programação interdisciplinar do evento, envolvendo palestras, Conversa com Artistas, workshops e outras atividades educativas; como também no âmbito de minha atuação curatorial, como curadora, produtora, mediadora, crítica e artista expositora simultaneamente, e, finalmente, de minha proposta curatorial, na qual destaca-se a hibridação entre Arte e Filosofia, com inspiração nos conceitos de Ambiente, de Hélio Oiticica, e de Liberdade, de Jean-Paul Sartre. Na hibridação de poéticas, minha curadoria híbrida caracteriza-se pela prática curatorial colaborativa com os artistas, que participam do processo, numa espécie de co-criação. Compartilhamos as funções, numa hibridação interformativa, num processo que amalgama as formas de ser e de criar da curadora e dos artistas no perfil curatorial do evento. O estudo averigua a relação interpessoal dos agentes da rede como principais caminhos da curadoria e o modo como se dão essas relações entre curadores, artistas e instituições, apresentando a curadoria híbrida como uma solução para exposições de Arte Contemporânea, como prática alternativa aos processos institucionalizados ou historicamente estabelecidos. O presente texto demonstra a importância do trabalho do curador no universo da Arte Contemporânea e, nesse contexto, busca identificar o diferencial do meu processo que nomeio como Curadoria Híbrida, conceito que, nesta tese, apresento como contribuição teórico-prática para os estudos de Curadoria e Práticas Curatoriais.ItemTese de doutorado Escultura e gravidade(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Costa, Lucas Ribeiro de Melo ; Spaniol, José Paiani ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa aborda minha produção artística recente, e se desenvolve a partir das características estruturais percebidas com esses trabalhos. São discutidos os efeitos da força gravitacional nessas obras através de uma contextualização do tema em torno de uma tradição escultórica. A abordagem sugere que os procedimentos artísticos, a partir da escultura moderna, assumiram mais frequentemente características instáveis de produção — tensão, risco, impermanência, desequilíbrio etc. A gravidade, portanto, é sugerida nesta tese não apenas como um fundamento estrutural, mas também como um elemento essencial para a leitura das obras tratadas aqui.ItemTese de doutorado Fluxo, improvisação e padrões que conectam: uma etnografia do musicar na Música do Círculo e suas implicações para a educação musical(Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-27) Ferlim, Uliana Dias Campos ; Arroyo, Margarete ; Universidade Estadual Paulista (Unesp)Esta pesquisa trata da apresentação e descrição densa da comunidade da Música do Círculo (MdC), grupo de pessoas que atuam desde São Paulo. A MdC congrega ações que envolvem corpo, voz e movimento em contexto urbano, organiza e compartilha modos de fazer, aprender e ensinar música que incluíram experiências online no ano de 2020. Os objetivos almejam desvendar o universo da MdC para compreender melhor o seu fazer musical e, a partir disto, discutir a força da música e do musicar nessa comunidade e levantar implicações para a educação musical. A investigação utiliza procedimentos etnográficos presenciais, virtuais e autoetnográficos. Para tanto, recorre à observação participante, a entrevistas semiestruturadas, e à produção de dados por fontes escritas e não-escritas tais como áudios e vídeos. A etnografia virtual subsidia a interpretação do fenômeno que se adaptou/relacionou ao ambiente virtual por força da pandemia do coronavírus no ano de 2020 e a autoetnografia é incluída por se tratar de experiências que remetem a vivências da pesquisadora na comunidade da MdC. Por meio dessas abordagens metodológicas e dos referenciais centrados no conceito do musicar (SMALL, 1998) e na teoria da interação humano-música (DeNORA, 2000) identificam-se os seguintes resultados: o musicar na MdC é caracterizado pela busca de padrões para conectar, sônicos, de movimentos, de palavras-poesia; pela promoção do “fluxo” (entrainment); pelo improviso como cocriação; pela busca do “estar junto” e a busca por constituir comunidades. A vivência online deu subsídios à identificação do ponto de escuta, da memória do presencial, e aos conceitos de musicar objetivo (o musicar DA MdC) e musicar subjetivo (musicar NA MdC).