Logotipo do repositório
 

Publicação:
Visualização de dados em arte-educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Leote, Rosangela da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

São Paulo - IA - Artes Visuais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho investiga a interseção entre a visualização de dados e as artes visuais, explorando como essas práticas podem ser pensadas em arte-educação. A pesquisa aborda os conceitos de letramento de dados, visual e midiático, buscando estimular que indivíduos se tornem consumidores críticos de artefatos visuais e mídias baseadas em dados. Por meio de uma revisão teórica e da busca por registros de experiências práticas, o estudo demonstra como a visualização de dados, frequentemente tratada como uma ferramenta técnica, pode ser abordada em práticas pedagógicas de maneira artística e inventiva.

Resumo (inglês)

This work investigates the intersection between data visualization and visual arts, exploring how these practices can be integrated into art education. The research addresses the concepts of data, visual, and media literacy, aiming to encourage individuals to become critical consumers of visual artifacts and data-driven media. Through a theoretical review and the search for records of practical experiences, the study demonstrates how data visualization, often regarded as merely a technical tool, can be approached in pedagogical practices in an artistic and inventive way.

Descrição

Palavras-chave

Arte na educação, Arte e tecnologia, Visualização da informação, Letramento tecnológico, Competência informacional, Competência midiática

Idioma

Português

Como citar

SUMADOSSI, Kai Viana. Visualização de dados em arte-educação. Orientadora: Rosangela da Silva Leote. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação