Publicação: Visualização de dados em arte-educação
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Leote, Rosangela da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Artes Visuais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho investiga a interseção entre a visualização de dados e as artes visuais, explorando como essas práticas podem ser pensadas em arte-educação. A pesquisa aborda os conceitos de letramento de dados, visual e midiático, buscando estimular que indivíduos se tornem consumidores críticos de artefatos visuais e mídias baseadas em dados. Por meio de uma revisão teórica e da busca por registros de experiências práticas, o estudo demonstra como a visualização de dados, frequentemente tratada como uma ferramenta técnica, pode ser abordada em práticas pedagógicas de maneira artística e inventiva.
Resumo (inglês)
This work investigates the intersection between data visualization and visual arts, exploring how these practices can be integrated into art education. The research addresses the concepts of data, visual, and media literacy, aiming to encourage individuals to become critical consumers of visual artifacts and data-driven media. Through a theoretical review and the search for records of practical experiences, the study demonstrates how data visualization, often regarded as merely a technical tool, can be approached in pedagogical practices in an artistic and inventive way.
Descrição
Palavras-chave
Arte na educação, Arte e tecnologia, Visualização da informação, Letramento tecnológico, Competência informacional, Competência midiática
Idioma
Português
Como citar
SUMADOSSI, Kai Viana. Visualização de dados em arte-educação. Orientadora: Rosangela da Silva Leote. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.