Logotipo do repositório
 

Publicação:
Marcos legais para os cursos de graduação em pedagogia no Brasil: análise das atribuições do pedagogo

dc.contributor.authorLopes, Rosana Sousa Pereira
dc.contributor.authorBianchini, Luciane Guimarães Batistella
dc.contributor.authorSilva, Nelson Pedro da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.date.accessioned2015-08-21T17:53:28Z
dc.date.available2015-08-21T17:53:28Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe current National Curricular Guidelines sets as parameters for Education’s programs the teaching and professional training in order to allow the realization of activities of school tutoring (management) and educational research. Our objective was to analyze educators’ attributions since 1930. For that, we made an analysis of the main laws that guided the activities of these professionals. We tried to demonstrate how the educator became from an “old” school teacher (1854-1880) to a primary education professor (end of XIX and XX centuries) and, nowadays, in a “make it all” in schools and in the administrative tasks into the schools. We hope, with this analysis, to contribute to the definition of attributions of the educator in current days and to offer subsidies for a better thinking of the process to students of Education in Brasil, helping in the tutoring of those future professionals.en
dc.description.abstractLas Directrices Curriculares Nacionales actuales establecen como parámetros para las carreras de Pedagogía la formación de docentes y profesionales para la realización de actividades de apoyo escolar (gestión) y pesquisas educacionales. Nuestro objetivo fue el de analizar las atribuciones del pedagogo desde 1930. Para eso, realizamos un análisis documental de las principales leyes que nortearon las actividades realizadas por este profesional. Intentamos demostrar cómo el pedagogo se transformó de “viejo” maestro de escuela (1854-1880) en profesor de instrucción primaria (final de los siglos XIX e XX) y, en los días actuales, en un “todo terreno” en las escuelas y en las instancias de administración de esas instituciones. Esperamos, con los mencionados análisis, contribuir para la definición de las atribuciones del pedagogo en la actualidad y ofrecer conocimientos para la reflexión a los alumnos de las carreras de graduación en Pedagogía en el Brasil, auxiliando en la formación de esos futuros profesionales.es
dc.description.abstractAs Diretrizes Curriculares Nacionais atuais estabelecem como parâmetros para os cursos de Pedagogia a formação de docentes e de profissionais para a realização de atividades de apoio escolar (gestão) e pesquisas educacionais. Nosso objetivo foi o de analisar as atribuições do pedagogo desde 1930. Para tal, realizamos uma análise documental das principais leis que nortearam as atividades realizadas por esse profissional. Buscamos demonstrar como o pedagogo se transformou de “velho” mestre-escola (1854-1880) em professor de instrução primária (final dos séculos XIX e XX) e, hodiernamente, em um “faz tudo” nas escolas e nas instâncias de administração dessas instituições. Esperamos, com tais análises, contribuir para a definição das atribuições do pedagogo na atualidade e oferecer conhecimentos para reflexão aos alunos dos cursos de graduação em Pedagogia no Brasil, auxiliando na formação desses futuros profissionais.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2.100 - Prédio II - sala 07 piso inferior, Vila Tênis Clube, CEP 19806-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia Evolutiva Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, Avenida Dom Antônio, 2.100 - Prédio II - sala 07 piso inferior, Vila Tênis Clube, CEP 19806-900, SP, Brasil
dc.format.extent458-474
dc.identifierhttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/etd/article/view/6874
dc.identifier.citationETD. Educação Temática Digital, v. 16, n. 3, p. 458-474-474, 2014.
dc.identifier.fileISSN1676-2592-2014-16-03-458-474.pdf
dc.identifier.issn1676-2592
dc.identifier.lattes2584236760208481
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126916
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofETD. Educação Temática Digital
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPublic policies in educationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectSchool managementen
dc.subjectFunctionen
dc.subjectPolíticas públicas en educaciónes
dc.subjectDocenciaes
dc.subjectGestión de escuelaes
dc.subjectFunciónes
dc.subjectPedagogiapt
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopt
dc.subjectDocênciapt
dc.subjectGestão da escolapt
dc.titleMarcos legais para os cursos de graduação em pedagogia no Brasil: análise das atribuições do pedagogopt
dc.title.alternativeLegal frameworks for education’s graduate programs in brasil: analysis of the attributions of the educatoren
dc.title.alternativeMarcos legales para las carreras de graduación en pedagogía en el brasil: análisis de las atribuciones del pedagogoes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2584236760208481
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.departmentPsicologia Evolutiva, Social e Escolar - FCLASpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1676-2592-2014-16-03-458-474.pdf
Tamanho:
843.45 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format