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Publicação:
HIGH ABILITIES/GIFTEDNESS: STUDIES IN BRAZIL

dc.contributor.authorMartins, Barbara Amaral
dc.contributor.authorPedro, Ketilin Mayra [UNESP]
dc.contributor.authorMarques Ogeda, Clarissa Maria
dc.contributor.authorSilva, Rosilaine Cristina
dc.contributor.authorKoga, Fabiana de Oliveira
dc.contributor.authorMoriel Chacon, Miguel Claudio
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-26T15:30:49Z
dc.date.available2018-11-26T15:30:49Z
dc.date.issued2016-08-01
dc.description.abstractNo Brasil, a area da EducacAo Especial contempla diversas especificidades conforme a Politica Nacional de EducacAo Especial na Perspectiva da EducacAo Inclusiva (BRASIL, 2008): Deficiencia Intelectual, Deficiencia Fisica, Deficiencia Auditiva, Deficiencia Visual, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/SuperdotacAo (AH/SD), sendo que essa ultima tem sido pouco investigada quando comparada as outras especificidades. Visando contribuir com as pesquisas desta area, o presente estudo tem por objetivo elaborar um panorama em relacAo as teses e dissertacoes brasileiras defendidas na area das AH/SD, a fim de identificar: as tematicas abordadas, o ano e local de publicacAo e o nivel de ensino. Tal proposta se faz relevante na medida em que revela quais sAo os temas ate o momento pouco investigados, bem como aqueles que ja estAo suficientemente explorados. Para a realizacAo desta investigacAo consultamos o banco de teses e dissertacoes da CoordenacAo de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertacoes e os principais Programas de Pos-GraduacAo com producAo na area da EducacAo Especial; os descritores utilizados foram: Altas Habilidades, SuperdotacAo, Precocidade, DotacAo e Talento. Foram localizadas um total de 126 producoes, produzidas no periodo de 1987 a 2014. Com base na analise do titulo, do resumo e das palavras-chave de cada producAo elencamos 17 categorias tematicas. Percebeu-se que a partir de 2000 houve um grande aumento na producAo, sendo a maior parte proveniente de universidades federais. Embora o numero de publicacoes tenha aumentado substancialmente, muitas questoes relevantes continuam carecendo de investigacoes.en
dc.description.affiliationUniv Fed Mato Grosso do Sul, Avenida Rio Branco 1270, BR-79304902 Corumba, MS, Brazil
dc.description.affiliationUniv Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil
dc.description.affiliationUnespUniv Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil
dc.format.extent135-139
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1111/1471-3802.12275
dc.identifier.citationJournal Of Research In Special Educational Needs. Hoboken: Wiley-blackwell, v. 16, p. 135-139, 2016.
dc.identifier.doi10.1111/1471-3802.12275
dc.identifier.issn1471-3802
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/159024
dc.identifier.wosWOS:000381283800022
dc.language.isopor
dc.publisherWiley-Blackwell
dc.relation.ispartofJournal Of Research In Special Educational Needs
dc.relation.ispartofsjr0,197
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceWeb of Science
dc.subjectEducacAo Especial
dc.subjectAltas habilidades
dc.subjectsuperdotacAo
dc.subjectPesquisas brasileiras
dc.titleHIGH ABILITIES/GIFTEDNESS: STUDIES IN BRAZILen
dc.typeArtigo
dcterms.licensehttp://olabout.wiley.com/WileyCDA/Section/id-406071.html
dcterms.rightsHolderWiley-Blackwell
dspace.entity.typePublication

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