Publicação: Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda
Carregando...
Arquivos
Data
2014-05-23
Autores
Orientador
Khouri, Omar 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este estudo discute os aspectos que configuram a recorrência como a própria essência do fazer artístico, especificamente na pintura. Os argumentos são construídos estabelecendo-se um diálogo entre a recorrência na filosofia da ciência e no campo da história da arte. Quando analisada segundo a especificidade do fazer pictórico, este estudo propõe a designação de recorrência histórica plástica. Neste cenário, a reflexão avança e busca apresentar, definir e distinguir universais (figura recorrente, imagem recorrente, tema recorrente e elemento recorrente) e, assim, contribuir para um corpus de conhecimentos sobre a forma artística — no interesse plástico — que possa ajudar a elucidar e organizar uma sintaxe visual da recorrência. O objeto deste estudo — produto de uma pesquisa bibliográfico-conceitual — fundamenta-se na visualidade de um recorte da obra de Leda Catunda. Por isso as discussões são pautadas pelo suporte visual de pinturas consagradas, desde as de Leonardo da Vinci até as de Leda Catunda, tidas como pontos focais para o desenvolvimento da pesquisa. Outras obras pictóricas da artista são importantes para fundamentar a elaboração desta sintaxe visual
Resumo (espanhol)
Esta investigación analiza los aspectos que conforman la recurrencia con la esencia misma de la práctica artística, específicamente en la pintura. Los argumentos se construyen mediante el establecimiento de un diálogo entre la recurrencia en la filosofía de la ciencia y el campo de la historia del arte. Cuando se analizó la especificidad del hacer pictórico, este estudio se propone el nombramiento de recurrencia histórica plástica. Em este escenario, la reflexión se mueve hacia adelante y trata de presentar, definir y distinguir los universales como figura recurrente, imagen recurrente, tema recurrente y elemento recurrente que contribuye a um cuerpo de conocimiento acerca de la forma de arte – en su plástico interés – que pueden ayudar a clarificar y organizar una sintaxis visual de recurrencia. Aunque esta investigación es de naturaleza teórica, su objeto basada en la visualidad de pinturas de Leda Catunda de un recorte. Debido a esto, las discusiones se guían por el apoyo visual de pinturas consagradas de Leonardo da Vinci a las pinturas de Leda Catunda, tomada como puntos focales para el desarrollo de este estúdio. Otras obras pictóricas del artista son importantes para apoyar el desarrollo de esta sintaxis visual
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
GARCIA, Andréa Virginio Diogo. Elemento recorrente como princípio conceitual/formal na obra Siameses de Leda Catunda. 2014. 129 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.