Publicação:
Narrativas e crônicas das práticas de ensino da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro (1986-2006)

dc.contributor.advisorSouza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]
dc.contributor.authorBanin, Edna Sakon [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:42Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:42Z
dc.date.issued2012-05-07
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar as diferentes práticas de ensino de Matemática exercidas na Escola Municipal Agrícola Engº Rubens Foot Guimarães, situada na cidade Rio Claro, São Paulo. Recuperamos períodos significativos de sua existência, obtidos e organizados por meio dos depoimentos dos sujeitos que compartilharam as lembranças do que vivenciaram nesta escola desde a sua constituição, em 1986, até 2006. Retratamos de acordo com a metodologia da História Oral, uma versão histórica desta escola, evidenciando também os diferentes processos de subjetivação nela ocorridos. Esta escola, a Escola Municipal Agrícola (EMA), nem sempre funcionou como escola de 1º Grau (Ensino Fundamental). Inicialmente, foi idealizada como um “Projeto” de apoio aos meninos de rua, num convênio com a Fundação Nacional do Bem Estar do Menor - FUNABEM. A Fundação financiava sua manutenção e tinha como objetivo retirar menores carentes da rua, ocupando-os com atividades agropecuárias, em período inverso ao escolar. Entretanto, devido a mudanças políticas e ao término deste convênio com a entidade, suas instalações foram utilizadas para o desenvolvimento da EMA, uma escola de Ensino Fundamental II, seriada, com núcleo comum, mas que oferecia também disciplinas técnico-agrícolas. Desde então, esteve aberta à comunidade em geral ou para aqueles que tivessem interesse por seu ensino diferenciado. Mais por sua localização geográfica e seu espaço privilegiado, do que por ideologia ou valorização do “homem do campo” (agricultores e pequenos proprietários rurais), constituiu-se assim, em uma nova comunidade escolar que sofre até hoje com mudanças que comprometem sua identidade inicial, provocadas a cada nova gestão escolar e Administrativa. Demonstramos uma retrospectiva deste cenário...pt
dc.description.abstractThe objective of the present study was to investigate different mathematics teaching practices in a Municipal Agricultural School (MAS) located in Rio Claro, São Paulo. We identified significant periods in the school´s existence based on interviews with subjects who shared memories of their experiences in the school since it was established, in 1986, until 2006. Using oral history methodology, we portray an historical version of the school, providing evidence of different processes of subjectification. The MAS was not always an elementary and middle school. It began as a “project” for street kids supported by the National Foundation for the Well-being of Children. This federal governmental institution provided funding for the school with the objective of getting children off the streets and occupying them in agricultural activities during the periods they were not in school. However, as policies changed and the contract between the government and the school ended, it was developed into the MAS, with grades six through nine and a traditional curriculum, but which offered technical agricultural classes, as well. At that time, it was opened to the public and to those interested in its unique emphasis on agriculture. More due to its geographic location and its privileged space than to any particular value attributed to farmers, it constituted a new school community that, to this day, is undergoing changes that compromise its initial identity, resulting from changes in administration. We provide a retrospective of this scenario, of this school which still subsists in an adverse context, specifically investigating the mathematics teaching practices. We observe their influences in the school context, as well as reflections resulting from its past, remembering and re-composing the history of the MAS and the different discourses of truth... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent298 f. : il.
dc.identifier.aleph000700810
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.citationBANIN, Edna Sakon. Narrativas e crônicas das práticas de ensino da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro (1986-2006). 2012. 298 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2012.
dc.identifier.filebanin_es_dr_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102105
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEscola Municipal Agrícola Engenheiro Rubens Foot Guimarães - Rio Claro (SP) - 1986-2006pt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEscolas agricolaspt
dc.titleNarrativas e crônicas das práticas de ensino da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro (1986-2006)pt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosóficos e científicospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
banin_es_dr_rcla.pdf
Tamanho:
2.46 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format