Publicação:
Sistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professor

dc.contributor.authorSantos, Andréa Rizzo dos [UNESP]
dc.contributor.authorDeliberato, Débora [UNESP]
dc.contributor.authorAna Lúcia Rossito Aiello
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:43Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:43Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractIndividuals with autism are often unable to communicate through speech, and the ones that are able to speak sometimes cannot begin or to maintain a conversation. This article presents a case study that observed the communicative profile of a young student with autism interacting with his teacher during classroom activities using adapted PECS. The results demonstrated that the autistic student enhanced communicative initiatives in the interaction with his teacher, and the augmentative and alternative communication system was a facilitating tool used in the communicative learning process.en
dc.description.abstractIndivíduos com autismo muitas vezes são incapazes de se comunicar por meio da fala, e os que chegam a falar possuem prejuízo na capacidade de iniciar ou manter uma conversação. Este artigo apresenta um estudo de caso que examinou o uso do sistema comunicativo PECS-Adaptado por um aluno autista na interação com sua professora nos momentos de atividades em sala de aula. Os resultados encontrados demonstraram que o aluno autista apresentou, por meio do uso do PECS-Adaptado, mais iniciativas comunicativas na relação com seu professor, o que parece ter sido um canal facilitador no processo da aprendizagem da comunicação.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, R. Hygino Muzzi Filho,737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent227-245
dc.identifierhttp://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/802
dc.identifier.citationTeias, v. 13, n. 30, p. 227-245, 2012.
dc.identifier.fileISSN15185370-2012-13-30-227-245.pdf
dc.identifier.issn1518-5370
dc.identifier.lattes9804407412975062
dc.identifier.lattes5154063375333536
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115052
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofTeias
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectautismopt
dc.subjectComunicação Alternativapt
dc.subjectinteração socialpt
dc.titleSistema de Comunicação Alternativa na Interação de um aluno com autismo e seu professorpt
dc.title.alternativeAugmentative and alternative communication system in interaction between an autist student and his teacheren
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9804407412975062[1]
unesp.author.lattes5154063375333536
unesp.author.orcid0000-0002-0808-7820[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN15185370-2012-13-30-227-245.pdf
Tamanho:
301.61 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format