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Funções psicofísicas para área percebida, inferida e relembrada: o efeito da idade

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Editor

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia

Tipo

Artigo

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Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito da idade no expoente da função-potência nas Condições experimentais Perceptiva, Memória e Inferência. Para cada Condição, as faixas etárias dos sujeitos variaram de 17 a 34 anos (I), 38 a 57 anos (II) e 58 a 77 anos de idade (III). Os sujeitos estimaram áreas dos Estados do Brasil, utilizando o método psicofísico de estimação de magnitude. Os resultados obtidos pelas três Faixas etárias não diferiram para cada Condição experimental, com exceção da Condição Memória (24 horas). A análise entre as Condições experimentais e Faixas etárias evidenciou uma diferença da Condição Perceptiva em relação às demais, não havendo diferenças entre as Condições Memória e Inferência. Os dados apresentados sugerem que no processo de relembrar, não há perda da informação em função da idade.

Resumo (inglês)

The purpose of the present work was to verify the effect of age on the exponent of power function in a Perceptive, Memory, and Inference experimental conditions. The age levels were: 17-34 years (I), 38-57 years (II) and 58-77 years (III). The observers estimated areas of Brazilian States using the psychophysic method of magnitude estimates. No significant differences were obtained among age levels for each experimental condition, except in the 24 hours-memory condition. The analysis among experimental conditions and ages showed a significant difference of Perceptual Conditions in comparison with the others. No significant difference between the Inference and Memory Conditions was found. The results indicated no loss of information due to age.

Descrição

Palavras-chave

Percepção visual, psicofísica, memória, faixa etária, Lei de Stevens, Visual perception, psychophysics, memory, age levels, Stevens law

Idioma

Português

Como citar

Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 13, n. 3, p. 417-423, 2000.

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