Logotipo do repositório
 

Publicação:
O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial

dc.contributor.authorSalomão, Ana Cristina Biondo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:09Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:09Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA possibilidade de comunicação intercultural existente no mundo de hoje, aumentada pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação, traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua, cultura e sociedade e a importante tarefa de investigar de modo mais significativo o impacto da “globalização cultural” sobre a área de formação de professores de línguas. Desse modo, esta investigação, apoiada pela FAPESP (processo 2009/15.071-5), é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que enfocou um curso de extensão para formação continuada de professores em um contexto virtual de aprendizagem colaborativa, oferecido pelo projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos”, da UNESP, para professores de espanhol como língua estrangeira da rede pública de uma cidade no interior do estado de São Paulo, entre maio e setembro de 2009. Tal curso foi considerado híbrido por contar com quatro aulas presenciais, de quatro horas de duração cada, atividades no ambiente virtual TelEduc (portfólios, perfis, fóruns e bate-papos) e sessões de teletandem com parceiros estrangeiros. Os resultados indicam que a interação oportunizada pelas ferramentas tecnológicas na modalidade de teletandem, que se constitui como telepresença, tende a gerar a oportunidade de vivenciar dialogicamente experiências que servirão para reformulação de concepções e crenças por meio da interação entre conceitos cotidianos e científicos.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2009/15071-5
dc.format.extent11777-11789
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11777-11789
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-11777-11789.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141717
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.titleO impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencialpt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublicationbca32c43-1c58-44f5-b2c4-08c85ea743be
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscoverybca32c43-1c58-44f5-b2c4-08c85ea743be
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes2162057108800301[1]
unesp.author.orcid0000-0002-1531-8551[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentLetras Modernas - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-11777-11789.pdf
Tamanho:
535.94 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format