Publicação: O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial
dc.contributor.author | Salomão, Ana Cristina Biondo [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:09Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:09Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A possibilidade de comunicação intercultural existente no mundo de hoje, aumentada pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação, traz impacto significativo para a maneira como entendemos a relação entre língua, cultura e sociedade e a importante tarefa de investigar de modo mais significativo o impacto da “globalização cultural” sobre a área de formação de professores de línguas. Desse modo, esta investigação, apoiada pela FAPESP (processo 2009/15.071-5), é uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que enfocou um curso de extensão para formação continuada de professores em um contexto virtual de aprendizagem colaborativa, oferecido pelo projeto “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos”, da UNESP, para professores de espanhol como língua estrangeira da rede pública de uma cidade no interior do estado de São Paulo, entre maio e setembro de 2009. Tal curso foi considerado híbrido por contar com quatro aulas presenciais, de quatro horas de duração cada, atividades no ambiente virtual TelEduc (portfólios, perfis, fóruns e bate-papos) e sessões de teletandem com parceiros estrangeiros. Os resultados indicam que a interação oportunizada pelas ferramentas tecnológicas na modalidade de teletandem, que se constitui como telepresença, tende a gerar a oportunidade de vivenciar dialogicamente experiências que servirão para reformulação de concepções e crenças por meio da interação entre conceitos cotidianos e científicos. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara | |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.description.sponsorshipId | FAPESP: 2009/15071-5 | |
dc.format.extent | 11777-11789 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11777-11789 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-11777-11789.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141717 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.title | O impacto da comunicação intercultural na formação continuada de professores de línguas em curso semipresencial | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isDepartmentOfPublication | bca32c43-1c58-44f5-b2c4-08c85ea743be | |
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relation.isOrgUnitOfPublication | 0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6 | |
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unesp.author.lattes | 2162057108800301[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-1531-8551[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.department | Letras Modernas - FCLAR | pt |
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