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Transformando experiências: o papel do marketing sensorial e da tecnologia em eventos

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Orientador

Ribeiro, Regilene Aparecida Sarzi

Coorientador

Pós-graduação

Mídia e Tecnologia - FAAC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este estudo explora como o marketing sensorial e a arte imersiva se interconectam para criar experiências profundas e envolventes. O estudo examina o impacto da arte imersiva, destacando a transformação da percepção artística tradicional para uma interação mais ativa e emocional. A análise aborda conceitos centrais como interatividade, imersão e interação, discutindo como esses elementos redefinem a experiência do espectador e trazem alguns meios de inclusão e acessibilidade. O marketing sensorial é apresentado como uma estratégia que ativa os sentidos para criar conexões emocionais e aumentar o engajamento, destacando sua aplicação na criação de experiências diferenciadas e memoráveis. O presente estudo inclui como corpus do estudo mostras artísticas imersivas, como "Vincent – Paisagens de Van Gogh" e "Paisagens Impressionistas de Monet", que utilizam tecnologias avançadas para transformar a forma como o público interage com a arte, refletindo tanto as possibilidades criativas quanto os desafios da modernidade líquida. Como resultado, compreendemos as diversas formas de aplicação de marketing sensorial e sua utilização em mostras imersivas, criando uma diferente conexão com o espectador.

Resumo (inglês)

This study explores how sensory marketing and immersive art interconnect to create deep and engaging experiences. The research examines the impact of immersive art, highlighting the transformation from traditional artistic perception to a more active and emotional interaction. The analysis addresses key concepts such as interactivity, immersion, and interaction, discussing how these elements redefine the spectator's experience and introduce some ways of inclusion and accessibility. Sensory marketing is presented as a strategy that activates the senses to create emotional connections and increase engagement, emphasizing its application in crafting unique and memorable experiences. This study includes as its corpus immersive art exhibitions such as "Vincent – Van Gogh Landscapes" and "Impressionist Landscapes by Monet", which use advanced technologies to transform the way the public interacts with art, reflecting both the creative possibilities and the challenges of liquid modernity. As a result, we understand the various ways sensory marketing can be applied and its use in immersive exhibitions, creating a different kind of connection with the viewer.

Descrição

Palavras-chave

Marketing sensorial, Mostras de arte imersivas, Experiência do espectador, Vang Gogh, Monet, Sensory marketing, Immersive art exhibitions, Spectator experience

Idioma

Português

Citação

SOUZA, Stella Maris Maricato de. Transformando experiências: o papel do marketing sensorial e da tecnologia em eventos. 2025, 59 f. Dissertação (Mestrado Mídia e Tecnologia) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design
FAAC
Campus: Bauru


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