Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pintura e objeto

dc.contributor.advisorRomagnolo, Sergio Mauro [UNESP]
dc.contributor.authorBroggiato, Fernando Cidade [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:29Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:29Z
dc.date.issued2011-06-17
dc.description.abstractEsta dissertação trata de como a pintura, no decorrer do século XX, deixou de ser vista como um espaço virtual, ilusionista, para ser concebida em sua literalidade, como uma superfície plana. Esta pesquisa tem dois resultados distintos: a produção, entre 2009 e 2011, de uma série de pinturas e o desenvolvimento de um texto. O texto, por sua vez, é dividido em duas partes: na primeira, apresento e procuro analisar minha obra pictórica recente, e na segunda, desenvolvo, em três capítulos, reflexões sobre a relação entre o espaço da pintura, o espaço do teatro e o espaço dos objetos comuns, destacando a influência que os readymades de Marcel Duchamp e o minimalismo norte-americano exercem sobre a pintura contemporânea. Nesse contexto, analiso visões dos críticos Michael Fried, Clement Greenberg, Ferreira Gullar, Leo Steinberg e Alberto Tassinaript
dc.description.abstractThis dissertation discusses how the art of painting, during the twentieth century, ceases to be seen as a virtual illusionist space, to be conceived in a literal way, as a flat surface. This research has two distinct outcomes: the production of a series of paintings (between 2009 and 2011) and also the development of a text. The text, in turn, is divided in two parts: in the first part I present and try to analyze my recent pictorial work; in the second part, which is divided in three chapters, I reflect upon the relationship between the space of painting, the theater space and the space of common objects, highlighting the influence of Marcel Duchamp’s readymades and North-American minimal art on contemporary painting. In this context, I analyze the views of the critics Michael Fried, Clement Greenberg, Gullar, Leo Steinberg and Alberto Tassinarien
dc.format.extent150 f. : il.
dc.identifier.aleph000674762
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.citationBROGGIATO, Fernando Cidade. Pintura e objeto. 2011. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2011.
dc.identifier.filebroggiato_fc_me_ia.pdf
dc.identifier.lattes9910860279064872
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86968
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectArtept
dc.subjectPinturapt
dc.subjectMinimalismopt
dc.subjectCorpt
dc.subjectPaintingen
dc.subjectColoren
dc.subjectReadymadeen
dc.subjectMinimalist arten
dc.titlePintura e objetopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9910860279064872
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt
unesp.researchAreaProcessos e procedimentos artísticospt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
broggiato_fc_me_ia.pdf
Tamanho:
1.71 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format